/v/ - Videojogos

Jogos tradicionais, retro ou modernos 🎲 🕹️ 🎮


Nova Resposta
Nome
×
Opção
Mensagem
Ficheiros Máx 4100MB total
Password
[Nova Resposta]


8a697a27f36e3b76e7e2(...).webp
[Esconder] (60.9KB, 1280x960)
Para quê comprar jogos se os podes piratear?
Respostas: >>164
Se viveres num país a sério (alemanhas, frança, eu..) não vale a pena porque existem tantos vendedores físicos, online e segunda-mão que simplesmente dá mais trabalho piratear e parece-me que te podes meter em chatices a sério com os ISPs lá.

Enquanto que um jogo nesses países leva-te 1% ou menos do teu salário a história é diferente em Portugal onde isso um escravo salário tem de espetar 10% do que ganha, para além do facto que estás limitado a lojas físicas com oferta merdosas, um mercado de segunda mão péssimo e ficas limitado à tua região em termos de ofertas de digital.

Claro que podes simplesmente comprar jogos em promoção, não comprar jogos AAA no momento de lançamento ou até recorrer a keyshops, mas se o Estado te cobra uma taxa de x em cada unidade de armazenamento que compras em coisas absurdas e nem os ISPs ou o Estado te perseguem activamente passa a ser uma decisão pessoal condenável ou não.

Sim, ao comprar os joguetes apoias as equipas que os desenvolvem, garantes a sobrevivência de franchises e yadayada mas ao final do dia nada disso deve ser uma preocupação do consumidor: é o criador que deve medir os prós-e-contras e decidir se vale a pena ter um sistema de DRM mais pesado que segure vendas mas chateie os jogadores ou se vale a pena apoiar mods para que as pessoas se sintam tentadas a comprar uma versão oficial para ter acesso aos mesmos.

Eu pirateio e compro, mas acho que há coisas que tenho pirateado que num universo em que isso era fortemente punido ou impossível provavelmente não compraria e muitas vezes sinto menos vontade em acabar uma coisa pirateada do que algo que compro com o meu dinheiro e ao qual dou valor.
>>162 (OP) 
Eu normalmente compro quando são jogos de devs que gosto, que têm boas praticas e fazem produtos de jeito.
Quando não é isso ou é de empresas gigantes que querem armar em judias ou só quero experimentar um jogo então vou piratear 
Muito simples
[Nova Resposta]
2 respostas | 1 ficheiro
A ligar...
Denunciar/Moderar

Acões:

Captcha:

Onde estão os animais?
NotíciasRegrasFAQStreamDoar

Todas as marcas registadas, direitos de autor, comentários e ficheiros neste site são propriedade e responsabilidade dos seus respectivos autores e proprietários. Só um louco levaria o que aqui é escrito a sério.