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/v/ - Videojogos e Jogos

Feliz 1º aniversário ptchan.org!
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     /#/ 62850

    Fio anual da E3?

    Que esperam anons?
    Algum hype em volta disto?

     /#/ 629

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    Para bem ou para mal todos os anos acompanho isto, acabo por gostar mais quando calha mesmo mal como no fantástico evento da Konami (RIP), mas ultimamente eles têm sido mais aborrecidos e seguros.

    Xbox está morta, não espero nada deles.
    Nintendo vai ser mais um direct, duvido que anunciem algo catastrófico a não sei mais uma bela dose de sequelas, principalmente que agora fundiram o seu mercado portátil e consola numa só, terão menos anúncios potentes.
    Tenho pena que a Sony já não apareça, acho que vão arrepender-se e para o ano já lá está outra vez. Ou isso ou aperceberam-se em antemão que não iam ter grande cartada para mostrar e distanciaram-se para não "perder" esta E3.
    Square há sempre possibilidade de algumas surpresas, imagino que vão finalmente mostrar a mamamalhuda da Tifa, aqueles marmelões precisam de um evento de 1h em ecrã enorme só para ela.
    O resto, EA, Ubisoft, Bethesda é o lixo do costume, mas pelo menos costuma valer a pena pelo cringefest.
    PC show é um não-evento para low tier indies e travecas.

    Só um pequeno aparte, fui só confirmar se estava a escrever travecas direito e deparo-me com isto. Faz pensar.

     /#/ 630

    Já se sabe alguma coisa sobre a nova Switch? Valerá apena?

     /#/ 631

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    E então? Quais são os resumos até agora, maníferos? Que novidades contam?

     /#/ 634

    >>631
    Acho que até agora nada de especial.
    Vai ter a cena de streams de jogos da Google de borla, basta comprar os jogos.
    EA ontem não disse nada

     /#/ 636

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    Hoje às 21h é a Microsheta.
    Se tiver com paciência meto no cytube e os 2 anões sem vida podem juntar-se

     /#/ 637

    >>636
    A selecção acaba lá para as 21h30, a essa hora sou capaz de me juntar.

     /#/ 638

    1560098550861.mp4  (5,44 MB, 1280x720) ImgOps

    >>637
    Cumps

     /#/ 639

    1560110213272.jpg  (188,08 KB, 820x919) ImgOps

    CONFERÊNCIA MICROPÉNIS COMEÇA DAQUI A 5 MINUTOS

    https://cytu.be/r/ptchan

    Vou passar o stream do Jim porque: sa' foda ele sabe quando se calar quando os trailers começarem.

     /#/ 640

    >>639
    Ah, merda, queria ver mas vou sair para tomar um drinque com amigos. Chatice.

    Contem as novidades para eu ler quando voltar.

     /#/ 641

    >>639
    CyTube's server isn't responding. Try checking @CyTubeDev for notifications about maintenance.

     /#/ 642

    1560110687163.png  (29,55 KB, 200x193) ImgOps


     /#/ 643

    >>642
    Afinal confirmo que o server está mau, até o chat está dificil, mensagens nao chegam ao destino.
    Deve ser a altura do ano que têm mais trâfego à custa do /v4c/

     /#/ 644

    Façam resumo estou a ver o futelol

     /#/ 645

    >>644
    Keanu Reeves a gritar "CYBERRPUNK WOOO"

     /#/ 647

    >>644
    LITERALMENTE NADA

     /#/ 648

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    KENEN RAVES VAI ESTAR NO CYBERPUNKE

     /#/ 649

    fallout battle royale

     /#/ 650

    >>649
    IT JUST WORKS

     /#/ 651

    1560158178082.webm  (2,9 MB, 720x720) ImgOps

    Vão jogar o jogo dela danoninhos?

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    >>651
    Não porque videojogos são o meu escapismo de mulheres e minorias.

     /#/ 653

    >>652
    Escapismo, ou desejo de evasão, é o alívio ou a distração mental de obrigações ou realidades desagradáveis, recorrendo a devaneios e imaginações. A desconsideração da realidade.

    Manifesta-se na busca da natureza, como na fuga para o passado próximo (a infância, por exemplo) ou distante (a Idade Média, por exemplo), o sonho ou a fantasia e a morte.

    É também uma das características do Romantismo: movimento cultural do século XIX. Para os românticos, o mundo real é sempre uma frustração de seus idealismos e sonhos. Daí a rebeldia dos poetas do mal-do-século no Romantismo, onde eles procuravam se refugiar de seus problemas, e um desses modos era a morte.

    fodasse negro
    escapismo e escapar?

     /#/ 654

       ►YouTube embutido, clica para ver.
    parece que a EA finalmente acordou e vai dedicar-se novamente aos single player

     /#/ 655

    1560165396201.png  (50,62 KB, 808x592) ImgOps

    desculpem um bocado o offtopic mas ontem tentei instalar a treta do gamepass para o pc e aparece-me o que está na imagem. vou ao windows update e ontem instalei o mais recente (acho) e agora diz que tenho o mais recente mas continua a aparecer isso.

    Alguém sabe o que pode ser?

     /#/ 656

    >>655
    As actualizações do Windows não são enviadas para todos logo que saem. Tens de esperar.

     /#/ 657

    >>653
    >Escapismo, ou desejo de evasão, é o alívio ou a distração mental de obrigações ou realidades desagradáveis
    >Desejo de evasão de realidades desagradáveis
    Está ai tudo colega

     /#/ 658

    >>654
    >parece que a EA finalmente acordou
    Quando é que aprendem. A EA nunca acordou, a EA nunca vai acordar.

     /#/ 659

    1560177389937.gif  (2,14 MB, 480x270) ImgOps

    Como é possível sequer competir?

     /#/ 660

    >>654
    Temo que esse tenha sido só um peixe que escapou da rede. Não esperes mudança da EA. Mais depressa deverias ter fé na Bethesda em afastar-se dos maus caminhos, e mesmo esses até com bastante dúvida.

     /#/ 661

    1560177662822.jpg  (3,15 MB, 3456x3456) ImgOps

    >>659
    Como é que é possível a CD Projekt Red fazer tudo tão perfeitamente? O Keanu Reeves levou a plateia ao rubro, até me deu arrepios. E ele assenta que nem uma luva no projecto. E foda-se, ninguém me convence que o design dele não é uma referência ao Texhnolyze. Adorei

     /#/ 663

    >>662
    Podes pegar nos teus jpgs /pol e voltar para onde vieste, aqui discute-se joguetes

     /#/ 664

    >XBox foi bacana
    >Bethesda foi uma piada
    >Devolver baseada como sempre

    Quem ganhou no fundo foi a Sony e a Nintendo ao desmarcarem-se das conferencias, puta de nojo que a plateia e oradores a falar metade da conferencia dão

     /#/ 665

    >>664
    Acho que a Caixa X só foi bacana por causa do Ciberpunque MMLXXVII que claro não é exclusivo de coisa nenhuma porque o Projecto Vermelho do CD é baseadíssimo. Se vamos ser francos, foram eles quem ganharam a Exposição de Entretenimento Electrónico e não a Microsuave. Só vi partes da apresentação da Bostesda, fui saltando porque aquilo foi tudo controlo de danos da Cinza Nuclear LXXVI, eu não preciso que eles humanizem os cabelos pintados que trabalham nos jogos deles, acho que eles deveriam ter levantado panos pretos no palco em vez de terem aqueles ecrãs gigantes todos pró-gaymen. Um bocado embaraçoso, esperava uma apresentação mais sóbria e defensiva do que aquilo e apologética também. Mas foi bom ver o Tó Horácio ter levado uma chapada de humildade, ele ainda lá mandou a piadinha no início, mas pelo menos ele teve a vergonha na cara suficiente para não se sentir demasiado confortável naquele palco.

    Apenas fiquei com pena da Nemtendo se ter desmarcado. Eles teriam vencido a E3 se tivessem arrendado espaço especialmente com o principal competidor fora da exposição. Eles estão a trabalhar em projectos suficientes para entusiasmar o público, bastava darem um ponto de situação.

    Tudo somado, foi um E3/10. Por muito que eu tivesse adorado o momento (sem exagero) histórico do Ciberpunque 2077, muito disso foi se calhar entusiasmo indevido de consumidor pois tudo o que apresentaram foi só um filme e não jogabilidade. E fora isso, claro, nada particularmente excitante foi anunciado, além da falta generalizada de apresentações de jogabilidade.

     /#/ 666

    >>665
    Pelo menos a Xbox limitou-se a fazer aquilo que lhe compete: mostrar jogos.
    As outras conferencias fazem daquilo um espetáculo, hypam demasiado, chamam o sub-diretor de Marketing do departamento de Design de VR aplicado a smartphones para falarem de uma merdinha, depois vem o co-orador, depois mais um orador a representar o estudio, a cada 5 palavras há uma interrupção pelo um "WOOHOO, YEAH" da plateia e palmas. Foda-se que azia. Depois os trailers acabam por ser mais cinematográficos do que a mostrar a jogabilidade e a E3 acaba por ser um espetáculo de marketing em vez de mostrar o que a malta quer ver numa conferencia de jogos (spoiler: jogos).

    É por isso que os videos pré-feitos acabam por ser superior a essas conferencias de encher choriços

     /#/ 667

    >>666
    Ah e a Devolver, por mais cringy que possa ser, são demasiado baseados e satirizam a merda que a E3 se tornou, e nisso dou-lhes todos os meus colhões e mérito

     /#/ 668

    shemue surpresa

     /#/ 669

    Dice rollRolled 12, 15, 17, 28, 28 = 100

    Onde anda o meu FF7?

     /#/ 670

    >>666
    >a cada 5 palavras há uma interrupção pelo um "WOOHOO, YEAH" da plateia e palmas. Foda-se que azia
    Tens razão, mas se eles não pagassem para fazerem barulho, como é que saberias o momento certo para bater palmas e estares entusiasmado pelo próximo produto?

    >>668
    >shemue surpresa
    Exclusivo Epic Store surpresa queres tu dizer.

     /#/ 671

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    >imaginem ligar a outros joguetes que não sejam cíberpunque raça mestre
    Muito trailer nesta expo e pouco gameplay, mesmo muito fraquinho este ano.

     /#/ 672

    Aos anos que não vejo um único jogo que me excite. Tenho a minha conta na STEAM cheia de jogos. Já nem me lembro do último jogo que joguei, sinceramente. Deve ter sido há dois ou três anos. Tenho um portátil xpto, pro-gaming, mas nunca joguei nada no mesmo.

     /#/ 673

    1560197780787.jpg  (138,12 KB, 1279x712) ImgOps

    >>672
    E não te sentes entusiasmado nem pelo Cyberpunk, maninho?

     /#/ 674

    >>673

    Sinceramente? Sim, gostei na altura em que o vídeo da gameplay (há um ano, acho?), saiu. E quando vi o singleplayer do Star Citizen pela primeira vez também. Mas de resto… o do Kojima também parece porreiro. Mas não sei. Talvez seja pela minha falta de tempo, nunca jogo nada.

    Tenho o último GTA desde que saiu para jogar na STEAM e nunca lhe toquei. Talvez seja mais uma falta de tempo do que outra coisa. Mas, parece-me, que os jogos hoje em dia andam um pouco 'aborrecidos'.

     /#/ 675

    1560198523651.jpg  (28,71 KB, 723x411) ImgOps

    >>674
    Eu tendo a descartar esse vídeo porque foi há 9 meses atrás e porque o jogo só sai daqui a pouco menos de um ano. Ou seja, há um diferencial de mais de ano e meio entre esse vídeo e o produto final. Mas tenho toda a confiança na CDPR, eles são um estúdio que consistentemente faz as coisas bem e mantém um standard de ética na indústria elevadíssimo. Eu provavelmente não vou jogar porque não tenho hardware para isso e porque também ando ocupado (e vou estar ainda mais dentro de uns meses), mas fico tão contente quando vejo projectos desses, é aquela coisa que ainda me dá ânimo em relação ao estado da indústria.

    Quando DS do Kojima, não fiquei nada convencido. Já andam a vender a ideia como uma experiência cinemática interactiva e isso faz-me arrepios.

    Muita gente critica o Star Citizen e sinceramente acho que exageram. Acho que o que importa mais nesse jogo é a visão. Desde que ela exista e as pessoas não se esqueçam, eu fico feliz com isso. Mas é um jogo que está quase inteiramente dependente de tu partilhares a visão do jogo com os devs.

     /#/ 676


     /#/ 677

    Onde está o Session da Xbox?

     /#/ 678

    >>676
    Estou a ver isso. Já começou mal.

     /#/ 679

    Retiro TUDO o que disse. Eles estão a mostrar gameplay. Finalmente. Não sei o que estão a fazer ao ligar a magia ao ATB, mas pronto, isto é excitante.

     /#/ 680

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    O Jim não sabe como comentar Final Fantasy… É um bocado frustrante ouvi-lo dizer mal disto.

     /#/ 681

    FF VII parece fresco com esta mudança mas com um gostinho nostálgico na mesma com o modo de parar o tempo. Achei mau foi o excesso de lasers, explosões, fogo, etc

     /#/ 682

    O Mememura foi vestido como um tolinho, como sempre. Vida de diva é assim.

    O Jim já foi raboviolado pelo Nomura depois de dizer que eles podiam experimentar a demo e mostrar ainda não só o modelo como ainda gameplay da Tifa. Agora só falta a data de lançamento para que o gajo se cale.

    >>681
    Era de esperar, maninho. Eu queria mais neons e aquele ciberpunque industrial dos anos 90. Mas eles optaram por outro estilo.

     /#/ 683

    1560216212457.jpg  (143,55 KB, 500x500) ImgOps

    >Capitão Autismo
    Não. Apenas não.

     /#/ 684

    >>682
    mas houve a data de lançamento, 3/3/2020

     /#/ 685

    >>684
    Kek, sim, eu só vi isso depois de postar.
    JIM BTFO

    A sério, não é por mal, mas ele não sabe comentar FF.

     /#/ 686

    Tu sabes que há shillaria no ar quando a plateia começa a bater palmas e a WUOOO WUOOO quando anunciam um jogo para merdemóvel.

     /#/ 687

    Bem pelo menos estes passam logo os vídeos todos dos jogos em vez de fazer pausas de diversidade

     /#/ 688

    >>687
    Eu era feliz sem me lembrar disso, mano. Japas para a vitória. Na China, vergonha na cara acaba em sudoku. Mas na Bostesda é só mais um dia na labuta.

     /#/ 689

    Dragon Quest XI S. Perfeito. E com a música orquestral depois da música sintetizada do Builders. Óptimo detalhe.

    Mais uma vez, o Jimmy mais bem fazia em estar calado. O S promete ser a versão definitiva do DQXI.

     /#/ 690

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    Isto é uma ganburēdo (ガンブレード). É a melhor arma jamais criada. Corta e dispara.

    Mas a sério, o VIII já não estava na Steam? O que é que eles querem dizer por remaster?

     /#/ 691

    >>690
    >remaster
    essencialmente o mesmo jogo com texturas 4k, melhores skins de personagens e afins
    ex: age of empire 2

    >remake

    jogo totalmente refeito, novas mecânicas, engine, etc.
    ex: resident evil 2

     /#/ 692

    >>691
    Huh. Isso não me anima. O FFVIII tem muitos problemas que mereciam ser corrigidos. Um botão de auto battles ou para acelerar o ATB não ajuda nada. A mecânica boost dos GF é uma absoluta merda. E melhorar os gráficos é meio contra-intuitivo, o VII da PSX foi de vinho para vinagre mas o VIII tem um estilo clássico e intemporal. Muito estranho.

    Mas pronto, já acabou o sofrimento. 5/10 na minha opinião, mostraram gameplay de alguns jogos mas também não tinham muito mais para mostrar. O ponto alto foi de longe o Cyberpunk 2077.

    Nintendo Direct amanhã. Não é bem E3 mas pronto.

     /#/ 697

    nintendo direct daqui a 30 min

     /#/ 698

    >>697
    Qual é o melhor stream?

     /#/ 699

    >>698
    costumo ver a stream do Vizually https://www.youtube.com/watch?v=0bVfyLPAUMU mas se preferires podes ver a stream oficial da nintendo https://www.youtube.com/watch?v=hhVCdxtofWU

    a stream começou mas ainda faltam mais 30 min para a conferencia começar

     /#/ 700

    >>699
    Obrigado, maninho. Se o Vizually fica calado durante os trailers e não é um idiota, eu agradeço-te o linco.

     /#/ 701

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    Estão excitados por alguma coisa sem ser poquémonstros?

     /#/ 703

    >>701
    tirando novos IPs ou pokemonstros, não
    e eles tambem já anunciaram que não iam apresentar novo hardware

     /#/ 704

    >>703
    >e eles tambem já anunciaram que não iam apresentar novo hardware
    Essa é a decisão certa. Ainda é muito cedo para revisões de hardware.

     /#/ 705

       ►YouTube embutido, clica para ver.

     /#/ 706

    1560268605850.gif  (1,07 MB, 397x564) ImgOps

    >>705
    Perfeito.

     /#/ 707

    1560268999022.png  (74,05 KB, 236x231) ImgOps

    A sério que eles começam com o Smash? Já não bastou o ano passado?

     /#/ 708

    1560269248576.webm  (254,94 KB, 480x360) ImgOps

    >todos estes DQ e nem uma Jessica

     /#/ 709

    >>708
    Eu só queria alguma acção puff puff. Não é pedir muito. É injusto, manos.

     /#/ 710

    O remake do Link's Awakening parece bem porreiro. A música está excelente.

     /#/ 711

    witcher switcher

     /#/ 712

    1560269977284.jpg  (150,76 KB, 456x760) ImgOps

    >>711
    Isso foi surpreendente. Mas não sabia que o PTCanal ia publicar o jogo Trails of Mano.

     /#/ 713

    o episódio do resident evil foi simplesmente cringe

     /#/ 714

    OK, a Nintendo venceu quando eu ouvi HENSHIN!

     /#/ 715

       ►YouTube embutido, clica para ver.
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU
    NINTENDO GANHOU

     /#/ 716

    Foda-se, isto é soco atrás de soco atrás de soco. A Nintendo não pára.

     /#/ 717

    O jogo da Marvel parece mau. Mas eu também não gosto de capamerda.

     /#/ 718

    A CRIPTA DO NECRODANÇARINO

     /#/ 719

    1560271571505.png  (605,5 KB, 1171x1139) ImgOps

    Melhor apresentação de sempre.
    A Nintendo venceu casualmente a E3.

    DIGAM COMIGO:
    OBRIGADO, NINTENDO!

     /#/ 720

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    >>719
    OBRIGADO, NINTENDO!

     /#/ 721

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     /#/ 722

    >>715
    vai sair um panzer dragoon? esse jogo era altamente na saturn curti bue joga lo quando era puto

     /#/ 723

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    Já agora, estive a ver a apresentação do Remaster do FFVIII e não sei se curti muito do desenho novo da Rinoa. Já que eles foram mudar os modelos, não lhes custava nada torná-la mais parecida à arte do Nomura. Oportunidade desperdiçada.

    Acho que o FFVIII será sempre o enteado no meio dos filhos. Ninguém dá o amor que o VIII merece e isso faz-me imensa confusão. Tantas coisas que poderiam e devem ser polidas para tornar o VIII num bom jogo, mas a Square lá acha que basta melhorarem os gráficos (e nem sequer fizeram um tão bom trabalho assim, a julgar pelos fundos).

     /#/ 724

    1560274336341.jpg  (127,95 KB, 512x512) ImgOps

    >>723
    Esse é o pior tipo de remaster possível. Quando estás a jogar com um jogo lo-fi não podes simplesmente dar mais meia duzia de polígonos, tornar a resolução HD e achar que vai ficar melhor. Mais valia nem terem feito nada.

     /#/ 725

    1560274872999.jpg  (1005,07 KB, 1920x1080) ImgOps

    >>724
    Enfim, eu concordo. Podiam ter melhorado os fundos, os espaços de batalha, se calhar adicionado novas localizações, ajustar o balanço do jogo, remover ou modificar a mecânica Boost dos GFs, rever o Junction de modo a não quebrar completamente o jogo, tornar o Draw menos chato, fazer com que o Triple Triad não esteja eternamente dividido entre ser um mini-jogo divertido ou ser algo que tens que sacrificar para crafting, tornar a magia algo mais significativa do que números para encher o Junction, etc. Grande ênfase no et cetera. Isto é um remaster que poderia ser mesmo muito, muito bom, apenas precisa de algum amor, mas a Square parece que não tem nenhum para dar. Ser fã do FFVIII é sofrimento.

    … MAS AO MENOS TEMOS O ZELL TWINK BOI, NÃO É VERDADE?!

     /#/ 726

    1560275262118.jpg  (404,47 KB, 1920x1080) ImgOps

    >>725
    Deixa lá que ser fã de FFVI é pior. Os meus pêsames colega, um dia estaremos todos em Balamb Garden

     /#/ 727

    a 3ds esta morta

     /#/ 728

    1560275898944.jpg  (941,36 KB, 1920x1080) ImgOps

    >>726
    Eu pensei que isso fosse exclusivamente uma versão de telemóvel antes de ter visto isso na Steam. A Square consegue ser absolutamente patética às vezes.

    Já o primeiro port do VIII para PC também foi uma merda. Eles lixaram completamente a música e não tenho ideia de alguma vez o terem resolvido, só via mods é que poderias corrigir o áudio de modo a ficar igual à PSX.

     /#/ 729

    >>727
    Já há algum tempo. Resta apenas saber qual será o sucessor, se é que algum. DS significa Dual Screen e isso foi uma filosofia de design que a Nintendo tentou transferir para a Wii U mas sem muito sucesso. Na minha opinião, a Nintendo Switch ainda está incompleta sem um tablet, tanto que eles tiveram que estragar a visão que tinham do Breath of the Wild ao transferir o projecto da Wii U, onde tinhas um ecrã dedicado ao menu (feature que removeram, claro), para a Switch, onde isso não existe e vais ter que lidar com pausar o jogo para mudar de equipamento.

     /#/ 730

    >>715
    Boas, nunca joguei isso, mas no fundo é um Starfox com dragões sem tirar nem por, certo?

     /#/ 731

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    >>729
    >"Some time in the future we may be able to combine the technologies of Game Boy and GameCube in a unit that will be small and light with a long enough battery life and a low enough price for the market." (Satoru Iwata - Gamespy, 2004)

    A switch sempre foi um projecto de longa data da Nintendo e obviamente o mercado portable já não existe, não vai haver uma próxima 3DS. Já a 3DS foi um enorme decréscimo descomunal de vendas em relação à DS, e a DS foi a única consola portátil que teve um módico de competição com a PSP. Já na 3DS a Vita não conseguiu conquistar uma percentagem significativa do mercado (injustamente a meu ver, pois é uma excelente máquina). A nintendo soube muito bem ler os sinais que o mercado de consolas portáteis foi destronado pelos smartphones e deixou de existir, por isso a jogada da Switch de fundir os dois mercado num só, embora arriscado funcionou muito bem para eles. Não esperes por uma nova Game Boy / DS, não vai acontecer.

     /#/ 732

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    >>730
    Resposta rápida: Sim

    Resposta longa: Ó SEU FILHO DUMA GRANDE CORNA O QUE TU ACABASTE DE DIZER É EQUIVALENTE A "ISSO DO MARIO É TIPO UM SONIC MAS COM CHAPEU NÃO É?" SE ME PERGUNTASSES SE ERA UM AFTERBURNER OU UM GALAXY FORCE COM DRAGÕES AINDA NEM FICAVA ENGATILHADO, MAS TU VENS-ME PEGAR NUM RAIL SHOOTER QUE SEMPRE FOI DOMINADO PELA SEGA E PEGAS NO STAR FOX DA NINTENDO COMO SE FOSSE O PIONEIRO DO GENRE SEU GORDO DO CARALHO A GUERRA DE CONSOLAS DE 1992 NÃO ACABA AQUI A PUTA DA MANIA DE CITAR A NINTENDO SEMPRE EM TUDO VAI HAVER PORRADA QUENTE ADMIN BANE ESTE GORDO DO CARALHO QUEM DERA AO STARCUCKS CHEGAR AOS CALCANHARES DOS PANZER DRAGOON EU VOU-ME Á PUTA DA TUA CARA

    Cumps

     /#/ 733

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    >>731
    >A nintendo soube muito bem ler os sinais que o mercado de consolas portáteis foi destronado pelos smartphones e deixou de existir
    Demorou-lhe uns bons 6 anos

     /#/ 734

    >>732
    >Galaxy Force
    >Afterburner
    Desculpa mano, sou zoomer demais para conhecer esses jogos e usá-los como referencia :(

     /#/ 735

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    >>734
    E o Spacer Harrier maninho, não me digas que pelo menos não conheces esta música?
    Futuro negro se os zoomers abandonaram-nos completamente ao ponto de nem conhecerem o Space Harrier, não sei se consigo lidar

     /#/ 737

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    >>731
    >Não esperes por uma nova Game Boy / DS, não vai acontecer.
    Eu espero uma jogada mais sofisticada da Nintendo. O que eu acho que irá acontecer eventualmente é eles tornarem a Switch na nova 3DS e introduzirem um nova consola que será basicamente um Switch dock mas autónomo. É o caminho looongo para voltar à filosofia original da Wii U. O projecto DS, estritamente significando Dual Screen, não morreu. A Nintendo está simplesmente a dar um passo atrás e a climatizar o mercado à visão deles.

    Isto é pura especulação da minha parte, claro, mas eu também no passado disse que o VR vinha para a Switch e, enfim, eu estava correcto, mesmo que ultimamente seja só a Nintendo "brincar ao VR" do que estar a introduzir inovação real no mercado (ainda não, pelo menos, mas a possibilidade está lá). Vê este vídeo do Superbunnyhop para mais informações.

    Quanto ao mercado móvel, eles não preenchem o nicho de mercado da Nintendo nem tão-pouco alguma vez o irão conseguir fazer num espaço de mercado tão anárquico como esse. Uma das funções da Nintendo é filtrar o mercado para garantir qualidade e segurança familiar e essa curadoria não é feita pelo G**gle Play, pela Appl* Store ou o que seja, é uma posição no mercado quase exclusivamente dominada pela Nintendo num espaço de hardware que também é só deles.

    Nós ainda não vimos o fim das consolas portáteis, estamos apenas no banho-maria para voltarmos à ideia da Wii U mas com ainda mais features.

     /#/ 738

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    >>737
    O meu ponto não é necessariamente que não exista mercado mobile mas sim que a Nintendo fundiu os seus dois mercados mobile e consola de casa num só mercado híbrido. Não é necessariamente tão portátil como os GB/DS, mas é portátil o suficiente para que o possas levar para onde quiseres dentro de casa. O ambicionado e previamente inalcançável mercado da retrete.
    Eu já tinha visto esse vídeo do SBH e concordo com ele, pelo menos no resumo do vídeo em que "encontraram uma câmara fixe que funciona para terceira pessoa". Se é boa a nintendo tentar quebrar esse mercado, não sei. O mercado de hardware de VR é altamente competitivo e ao mesmo tempo ainda não é propriamente lucrável. Não duvido que a Nintendo eventualmente vá tentar penetrar esse mercado, mas acho que todos os grandes players estão mais ou menos com uma perna atrás e a ver o que a Oculus e a HTC/Valve andam a experimentar, e cobrar os lucros do seu esforço mal nem resolvam os problemas mais difíceis.

    >vídeo não relacionado mas quero postar agora que está disponível

     /#/ 739

    >2019
    >mais de metade de todos os jogos a sair são remakes e sequelas de jogos de há décadas atrás

     /#/ 740

    >>738
    >O meu ponto não é necessariamente que não exista mercado mobile
    Queria dizer mercado de consolas portáteis*

     /#/ 741

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    >>735
    Essa música também é usada como fundo da BIOS do Master System. Orgasmo sonoro.

     /#/ 742

    1560287938040.jpg  (202,89 KB, 1512x940) ImgOps

    >>723
    Usaram o waifu2x nas texturas, meteram mais uns polígonos nas personagens, fizeram caras novas, aumentaram a resolução das fonts e toca de chamarem de remaster. Tudo coisas que os fãs já tinham feito.
    Concordo plenamente contigo, a rinoa ficou uma M-E-R-D-A. Parece asiática.

    Um desenvolvedor de jeito faz sempre texturas com maior resolução, mesmo que o jogo tenha que usar menores, para casos destes. Não conheço um único jogo da square dos que foram remasterizados em que usaram as mesmas texturas mas com mais resolução. Fizeram sempre texturas novas porque no passado não se deram ao trabalho de guardar as originais.

     /#/ 757

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    >>742
    >Tudo coisas que os fãs já tinham feito.
    Bem, sim, mas não exageremos, esses trabalhos costumavam ser um bocado reles. Pica extremamente relatada.

    Eu adoro de morte o VIII e fico contente pela Square não se ter esquecido de nós, enfim, mas está tão, tão, horrível, o cilindro da pistolafaca parece ser grande demais. E eu sei que o Squall tem 17 anos, mas ele tinha um aspecto adulto e um ar muito mais maturo no jogo. Eles deviam ter se baseado nos retratos do Nomura e não criado estes modelos…

    E o que me desanima mais é que podiam ter feito tão melhor. O jogo tem falhar fundamentais como trancar-te no castelo da Ultimecia depois do time compression e tantas, tantas, tantas outras coisas. Porquê tanto foco nos gráficos? Eles poderiam tornar o jogo retroactivamente brilhante com só uma pitadas de amor.

     /#/ 768

    >>757
    Sim, os modelos continuavam os mesmos. Meter texturas com melhor resolução num modelo low poly nem sempre fica grande coisa

    >Eu adoro de morte o VIII

    Meu FF favorito :3

    Sinceramente não mudaria nada no jogo tirando os gráficos. Não houve nada que realmente me tivesse chateado, pelo menos que me lembre. Comprei mal saiu para a psx e não me lembro de muitas coisas. Joguei há uns bons anos na versão do pc mas apressadamente, não fiz montes de coisas.

     /#/ 772

    >>768
    O junction era uma cena estúpida, tu podias quebrar completamente o jogo antes sequer de confrontares o Ifrit, e como os inimigos nunca acompanham os teus stats, então tu destróis a dificuldade do jogo. Isso não é necessariamente mau, é como um cheat code que está imediatamente disponível se pensares um bocadinho como o jogo funciona. E é extremamente viciante mexer no junction system mesmo que ele torne a magia completamente inútil (porque x número de magia = stats). Gostava que ele tornassem o jogo mais equilibrado mesmo assim.

    Depois tens o boost dos GFs que basicamente obriga-te a clicar num botão enquanto vês o GF fazer a cena dele para lhe dar mais ataque. Isto era irrelevante num comando com botão turbo mas para quem não tinha era uma chatice. E também era a única coisa para fazer sempre que mandavas vir um GF pois não dava para passar as animações (só introduziram isso no IX). E como para muitas pessoas o VIII era basicamente spammar GFs porque lol magia, então as batalhas eram extremamente lentas.

    É um jogo com falhas fundamentais. Mas também é um jogo que não precisa muito para se tornar num diamante.

     /#/ 774

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    >>741
    Infelizmente é só na Master System Jap / SEGA Mark III. A BIOS western nem sequer consegue reproduzir isso porque não contém o chip de som YM2413, que é infinitamente superior à porcaria do do chip de som da Texas Instruments que tivemos.
    Adicionalmente, é a única música no sistema que usa AMBOS os chips de som em conjunto. É deveramente lindíssima.

     /#/ 781

    >>772
    Nunca tinha reparado nessa falha no sistema de junction.

    >Isto era irrelevante num comando com botão turbo

    Nunca tive problemas com isso e o próprio comando da psx não tinha botões turbo. Ainda hoje há jogos com isso e continuo a não achar grande problema, mas sim, consigo ver que seja difícil para algumas pessoas

    >pois não dava para passar as animações

    acho que hoje isso me ia incomodar por já ter jogado o jogo mas não me fez confusão na altura.

    >E como para muitas pessoas o VIII era basicamente spammar GFs porque lol magia

    pois, mas quem joga por prazer sabe que é uma maneira nada eficiente de se jogar.

    Seja como for, todos os jogos têm os seus defeitos. A própria square inseriu modificadores de tempo em alguns remasters mesmo por causa das pessoas começam a achar secante uma batalha grande, e admito ter usado isso da última vez que joguei por já não ter tanta paciência para joguetes como tinha no passado.

     /#/ 785

    Já agora, faltou dizer uma coisa sobre a apresentação da Nintendo. Eles cagaram de alto para arrendar um auditório mas anunciaram IPs novos, DLCs, projectos, sempre com datas de lançamento ou pelo menos o ano sempre que possível e mostraram jogabilidade. Mas agora fora da apresentação estão a fazer uploads de gameplay dos jogos que mostraram. Oxalá que os outros estúdios aprendam qualquer coisa com a Nintendo.

     /#/ 788

    >>781
    >Nunca tive problemas com isso e o próprio comando da psx não tinha botões turbo.
    Podias ter um não oficial com essa funcionalidade. Foi só por isso que eu referi.

    >acho que hoje isso me ia incomodar por já ter jogado o jogo mas não me fez confusão na altura.

    Depende como jogavas o jogo. Spammar GFs obrigava-te a ficares preso na animação. E alguns como o Eden eram absurdamente longos. E como é que o boost funciona com modificadores de tempo? Pois, não funciona. Agora a questão é se vão ter atenção nisso ou se vão cagar e andar.

    >pois, mas quem joga por prazer sabe que é uma maneira nada eficiente de se jogar.

    Este negro sabe. A maneira mais eficiente era teres os junctions certos e eventualmente usar aura. Não havia muita estratégia mesmo assim.

    >Seja como for, todos os jogos têm os seus defeitos.

    Eu sei. Mas eu apenas faço o choradinho do VIII porque reconheço que poderia ser um jogo muito muito melhor. E é uma oportunidade completamente desperdiçada simplesmente deixarem-no estar com um update visual que nem é particularmente bom.

     /#/ 799

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     /#/ 800

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    maninhos agarrem-me…

     /#/ 801

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    e subitamente

     /#/ 802

    >Just asked Yoshinori Kitase how many games are going to be in the Final Fantasy VII remake - he said he can't say yet "because we don't know ourselves."
    https://twitter.com/jasonschreier/status/1138538061686378496

    >No they were very clear - Kitase said they're in the process of planning out the scope for game 2 right now

    https://twitter.com/jasonschreier/status/1138543518354354178

    OH NÃO NÃO NÃO
    Esta merda ainda vai ser o Star Citizen das consolas. Parabéns Square Enix por mostrares mais uma vez incompetência no que toca a orçamentos e "scopes" irrealistas

     /#/ 803

    >>801
    que especie de pachiko é essa?

     /#/ 804

    >>802
    Sem ofensa, mas acho que tu não estás a perceber. A Square basicamente mudou de táctica com o FFXV, e por bom motivo. Antes eles deixavam as divas serem divas e tinham uma paciência com eles que até faria o Kojima corar. Mas agora apertaram o cerco e têm prazos para cumprir. O problema do FFVII-R é que eles deparam-se com limitações técnicas que os impedem de lançar o jogo completo tudo com o mesmo standard de produção. Eles já antes disso tinham atirado a palavra "episódio" mas como caiu mal nunca mais se ouviu falar. Mas é essencialmente isso que vão fazer. E é uma boa ideia porque assim eles cumprem prazos.

    Mas cumpridos os prazos, o problema é, outra vez, o modelo do FFXV. O XV é um jogo que nunca ficou completo, eles ainda tentaram patchar com DLCs mas não com muito sucesso. E o jogo era mais deslumbrante do que propriamente um jogo funcional, tudo o que interessava mais era a estética que infelizmente estava agrilhoada a um jogo com mecânicas e supostamente lógica. Isso não cola na nova Square-Enix, daí os episódios. Eu não tenho dúvidas que o primeiro jogo será bacano, mas dada a natureza deste projecto e da direcção da empresa, o segundo não terá continuidade com o primeiro, não vais poder transportar níveis, itens, experiência, equipamento ou o que seja do primeiro para o segundo. Muitos fãs vão apanhar um balde de água fria com isso.

     /#/ 806

    1560360426784.png  (257,52 KB, 635x873) ImgOps

    >não tem national dex
    >megas e z-moves removidos
    >retro compatibilidade limitada(não será possivel transferir grande parte dos pokemons de gerações anteriores)
    >mesmos sprites
    >mesmas animações
    >lendários são 2 cães iguais
    >"Dynamax" nova mecânica simplesmente preguiçosa e cringe

     /#/ 807

    >>806
    >não tem national dex
    Isto é literalmente impossível. Como é que isso sequer funciona? Eles introduzem uma região nova com pokémons novos. É óbvio que tem que existir um national dex.
    >megas e z-moves removidos
    E? Eles substituíram por uma mecânica diferente, qual é o problema? Os z-moves eram utilizados como botão de skip de batalhas seja como for, isso não era divertido.
    >retro compatibilidade limitada(não será possivel transferir grande parte dos pokemons de gerações anteriores)
    Fonte? Mas seja como for, imagino que seja temporário. Eles introduziram o pokébanco de modo a suprir precisamente os problemas de compatibilidade e não imagino que vão trair os clientes da forma como descreves.
    >mesmos sprites
    >mesmas animações
    Diz antes os mesmos modelos. Os sprites obviamente não são os mesmos. E qual é o problema de reutilizar as mesmas animações e mas dar-lhes uns toques novos? Isso já acontece desde a segunda geração. Isso é como te queixares que fizeram um panelão de massa de pacote em vez de amassarem farinha.
    >lendários são 2 cães iguais
    E o Reshiram e o Zekrom eram o mesmo pokémon mas com cores diferentes?
    >"Dynamax" nova mecânica simplesmente preguiçosa e cringe
    Em comparação aos pokémonstros MEGA™?

    Queixas-te ilegitimamente, maninho.

     /#/ 808

    1560368644590.jpg  (25,48 KB, 498x467) ImgOps

    >>807
    Burro
    >É óbvio que tem que existir um national dex.
    Só lá estão metade dos pokemons, aqueles que pertencem ao galar dex. Ou outros vão ficar na puta do pokemon bank à espera do próximo jogo porque nem sequer estão codificados neste.
    >Os sprites obviamente não são os mesmos.
    são os mesmos desde do pokemon X/Y

    já para não falar em todas as subscrições que vais ter de pagar, pokemon bank, pokemon home, switch sub para trocar online.
    Se queres fontes procura filho, que estão por toda a internet nem vou perder mais tempo contigo, informa-te.

     /#/ 809

    >>808
    >Só lá estão metade dos pokemons, aqueles que pertencem ao galar dex.
    Pensei que o national dex fosse o regional mas já pesquisei e vi que não. A todo o caso, é tontice achar que não vão incluí-los todos. É impossível não o fazerem. Se se devesse a alguma limitação do hardware, então não seria numa próxima iteração que o jogo estaria completo. Eles têm 800 e tantos pokemongos com que trabalhar, eles certamente vão fasear a introdução deles. Isso de acharem que irão deixar o pokedex estar incompleto numa nova geração é tontice e são cabeçalhos para fazer cliquisco na malta pô-los todos chateadinhos com coisas que nem fazem sentido nenhum.

    >nem vou perder mais tempo contigo

    Rude. Alguém está a "perder o seu tempo" a falar contigo.

     /#/ 810

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    >>809
    >este gajo ainda não percebeu
    O selling point do pokemon é a retro compatibilidade amego. Tiras isso e vais irritar muita gente, os japas estão literalmente fulos com isso, o jogo para a 3ds de 1.qualquercoisa Gbs tem mais pokemons que este. A GF deu a desculpa de "ai e tal as animações deram muito trabalho e foram muito bem feitas" quando tudo já esta feito desde o X/Y só tem apenas de fazer para os novos pokemons. 4 anos para isto.
    Prepara é a carteira para a versão definitiva onde vão estar todos, e agora compras um produto inacabado.

    >"Alguém está a "perder o seu tempo" a falar contigo."

    >Vem para aqui lançar postas de pescada sem saber o que se passa

    Esta merda com a Gamefreak nunca vai passar do medíocre

     /#/ 811

    >>810
    É que eu já li a """notícia""" é simplesmente um nadabúrguer. O que eles disseram é que eles não conseguem incluir todos os pokémons todos ao mesmo nível de qualidade. Tradução: vão lançar o jogo de um modo limitado e depois vão fasear a introdução dos bichos. Duvido mesmo MUITO que a GameFreaks vá varrer o problema para uma versão definitiva, especialmente agora com a introdução do Home. Literalmente nada. É só esperar que eles vão resolver o problema. Mas entretanto ficam os fãs chateados com cliquisco sem sequer perceber a situação do novo pokémon.

    E é um jogo de pokémon seja como for. Nunca irá passar do medíocre.

     /#/ 812

    >>811
    Independentemente do que digas é um passo atrás, os "fãs chateados" estão descontentes e com razão porque temem que isto se torne norma por parte da GameFreak. Witcher 3 vai ser ported para Switch e vai ser o primeiro jogo a usar o cartão de 32Gbs, comparado com pokemon é um jogo muito mais pesado e complexo. Eles possuem o hardware, eles tinham tempo de fazer uma coisa melhor, qual é a desculpa para termos isto em que a maior parte das funcionalidades antigas são removidas e em que os pokemons simplesmente se tornam gigantes sem razão alguma?

     /#/ 813

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    Até nintendo foi merda este ano, meu deus que E3 de lixo, apenas UM jogo absolutamente kino, cíbérpunque é o futuro maninhos

     /#/ 814

    >>812
    O problema não são as limitações técnicas do hardware e isso ficou bem claro nos comunicados da GF. É literalmente os prazos e nada mais. A Nintendo pediu-lhes prazos, eles deram prazos e agora estão à rasca para cumprir os objectivos. Logo tiveram que fasear o desenvolvimento. Nada disto é mau nem estão eles a roubar conteúdo, isso é ridículo. É literalmente só falta de tempo e algo que eles podem introduzir mais para a frente.

    Eles vão corrigir o problema mais adiante.

     /#/ 815

    Tive duas consolas da Nintendo enquanto puto: uma Nes e uma N64. Adorava voltar a ter uma consola da Nintendo (portátil, de preferência), mas o catálogo da Switch é deprimente e a Nintendo não sabe explorar o seu legado na sua loja. A Snes, por exemplo, tem dos melhores jrpg's alguma vez feitos. Uma pessoa devia poder, actualmente, jogar tudo das consolas antigas até à Switch.

     /#/ 816

    >>814
    em 2017 já estava em desenvolvimento, e estava agendado o lançamento para 2018. tiveram tempo suficiente para para fazer um bom jogo e incluir as mecânicas e pokemons de jogos passados. Não acharam foi conveniente porque assim eles podem ir buscar mais dinheiro com uma sequela ou versão definitiva. A fanbase de pokemon é cuck e mansa, mas agora abusaram muito da sorte e o tiro saiu pela culatra.

     /#/ 824

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     /#/ 826

    >>824
    >ScamZ
    loles

     /#/ 827

    >>826

    Já foi confirmado o seu primeiro jogo: Star Citizen.

     /#/ 828

    >>824
    is this an out of season april fools joke?

     /#/ 844

       ►YouTube embutido, clica para ver.

     /#/ 847

       ►YouTube embutido, clica para ver.
    1º Cyberpunk… mas Star Wars secundando

     /#/ 848

    >>847

    Jedi a fazer parkour? Sério?

    Inteligência artificial dos inimigos é do pior.

    Star Wars deve ser dos franchises mais mal explorados da história dos jogos. Não há um único jogo de jeito. O 1º Mass Effect é tudo aquilo que os fãs do Star Wars queriam de um jogo Star Wars e nunca tiveram.

     /#/ 849

    >>844
    bom streaming que para aí vai, não sabia que a valve ia lançar steam links portáteis

     /#/ 850

    >>848
    >So interesting thing about Jedi: Fallen Order that the demo didnt show: it’s a Metroid game. You have a ship and a crew and you can visit the planets in any order you like. As you gain new abilities, it allows you to unlock new areas on the other planets.
    >Someone from Respawn told me about some of this stuff last week and I was baffled - the demo looked fun but I have no idea why EA would show linear, Nathan Drake-ish action-adventurey footage when it sounds like this game is so much more than that
    https://twitter.com/jasonschreier/status/1140708603919310849

     /#/ 852

    >>850
    Isto vem mudar completamente a minha opinião sobre o trailer. Por que raio é que a EA optou por apresentar o jogo daquela forma então? Não seria a primeira vez que eles estariam a sabotar os próprios estúdios, mas não deixa de me deixar absolutamente perplexo com a prática. Coisa triste.

     /#/ 859

    >>852
    >Por que raio é que a EA optou por apresentar o jogo daquela forma então?
    A EA cada vez está mais burra e já demonstrou várias vezes a falta de contacto que tem com os seus consumidores gaymers. Pensaram "ai e tal metemos aqui uma demo com os nossos gráficos xpto, e os normais mordem".

     /#/ 860

    >>859
    Eu literalmente não percebo. Pensei que esse jogo fosse a forma de eles salvarem a reputação deles e fazerem as coisas certas. Fartaram-se de publicitar o jogo como experiência singleplayer e tudo para depois mostrarem uma merda à Nathan Drake quando aparentemente o jogo é uma cena completamente diferente disso? Não faz sentido nenhum. É o tipo de inépcia que roça a auto-sabotagem premeditada. Não compreendo onde é que eles querem chegar com isso.

     /#/ 861

    >>852
    É estratégias de marketing completamente irrefletidas. Já concebem os seus clientes como zombies normais tão burros que optaram por ir atrás duma identificação com um modelo iconográfico já testado (pela semelhança com o Uncharted) e acharam mesmo que ninguém ia estranhar quando houvesse uma total discrepância entre o anunciado ou pelo menos sugerido pelo trailer e o que o jogo vai de facto ser

     /#/ 885

       ►YouTube embutido, clica para ver.
    Está cima

     /#/ 887

    1561235260250.jpg  (10,82 KB, 480x360) ImgOps

    Jogos de azar? Lootboxes? Nada disso! São "mecânicas surpresa", não há nada de errado! Estudos com putos e brinquedos confirmam!



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