/t/ - Tecnologia

Se pedires com carinho, possívelmente arranjamos o teu PC.


Nova Resposta
Nome
X
Email
Mensagem
Ficheiros Máx 4 ficheiros50MB total
Palavra-passe
[Responder]


cenas.png
[Esconder] (1MB, 2386x2190) ImgOps
>ser eu
>ter 5k dinheiros
>Build Ryzen 3900x de 2 NVMe de 1TB
>64GB DDR4 3600MHz CL16
>Ando atento a todos os discos externos que encontro
>Já mandei vir 2 discos de 8TB da Amazon
>Planeio mandar atingir os 100TB até a meio do ano
>Começar a plotar Chia coins
>Farmar

E vocês, o que andam a fazer para ficarem ricos?
Respostas: >>5305
Esse meme da chia. Isso dá dinheiro ou é mais um cancaro
Respostas: >>5014
>>5013
Parece-me ser uma tecnologia sólida, não é mais uma criptomoeda em que fizeram uma pequena alteraçãozinha do bitcoin e ao mesmo tempo está no início e então consegues farmar "fácil".
Nada é garantido mas o pessoal estava a espera de ~$20/chia coin e no lançamento disparou para mais de 700.
Suspeito também que resolve o problema da lentidão da transação do bitcoin mas ainda não estou certo disso.

Estou a investir, eu tinha 5k postos de lado para investir em qualquer merda quando chegasase a altura certa e apareceu mais cedo do que estava a espera. Vamos ver no que isso dá. Antes isso do que morrer de arrependimento como quando eu entrei para o bitcoin e conseguia minar sozinho no meu pc de casa, não levei aquilo muito a sério e gastei tudo em drogas. Se tivesse feito hold poderia ter agora uma casa em frente à praia.

Eu com este ainda estou a definir uma estratégia, talvez venda uma percentagem para reinvestir em discos e compre o processamento para fazer plots nalgum lado onde a energia seja mais barata. Ando a comprar todos os discos que consigo a uma média de €20/TB mas pelo que ando a ver não sou o único. Tinha agora mesmo 1 disco de 12TB na amazon e foi tempo de gerar o cartão no mbway para ele ficar fora de stock.

Se tiver tempo ainda vou dar uma olhadela no funcionamento disso, eu suspeito que seja possível usar rainbowtables para comprimir as plots.

No limite se tudo correr mal ao menos vou usar isso para trazer gajas cá a casa com a desculpa de verem o meu plotting rig.
Não dá simplesmente para comprar uma moedinha e esperar que suba?

t. ignóbil
Respostas: >>5020
>>5015
Sim, mas é como acções. Arriscas-te sempre a ir à vida se a moeda entrar em queda livre.
Respostas: >>5022
Quando é que isso gasta de eletricidade? Já fizeste break even? Se não quando distante estas?
Respostas: >>5023 >>5028
>>5020
E a merda não é a mesma com as moedas mineradas?
Respostas: >>5023
>>5022
Comprar moedas é tipo ir a um casino e rezar que tenhas sorte. Minerar é mais como um emprego. Se comprares as componentes para minerar a moeda X e essa desvalorizar, podes sempre usar o mesmo computador para minerar outras. E também não precisas que as moedas subam de valor para ter lucro.
>>5021
Pelo que eu ouvi em segunda mão, se te juntares a um grupo de mineradores acabas por recuperar o teu dinheiro mais rápido do que seria de esperar.
Respostas: >>5028 >>5029
Já estou há algum tempo para minar Chia com o espaço livre que tenho na NAS, mas o processo de instalação disto em Linux é horrível. Acho impressionante precisar de JS e Python para minar uma coin. Nem sequer documentam como correr fora da GUI. Talvez crie uma docker image com isto.
Respostas: >>5027
kk.png
[Esconder] (127.5KB, 1516x494) ImgOps
>>5026
Estou no Linux, achei bastante fácil. Estes foram os comandos que corri:
>$ git clone https://github.com/Chia-Network/chia-blockchain.git
>$ chmod +x install.sh
>$ ./install.sh
>$ . ./activate
>$ chmod +x install-gui.sh
>$ ./install-gui.sh
>$ cd chia-blockchain-gui
>$ npm electron run &

Para correr fora da GUI o que fiz foi correr dentro da GUI e ver qual era o comando que a gui usava htop / ps. Mas acho que se fizeres --help ou assim ele também te diz os switches.

Pica relatada, o meu rig.
Respostas: >>5028
rigg.png
[Esconder] (156.4KB, 1476x640) ImgOps
>>5027
Não apanhei tudo, queria mostrar com os 64GB de RAM que chegaram hoje, estou bastante contente com o meu setup.
Estou com 2 NVMe de 1TB (Samsung 970 Evo Plus e Samsung 980 PRO) mas já me arrependi, devia ter comprado maior então encomendei 2 NVMe de 2TB e um riser PCI-e -> M.2.
Também tenho cerca de 100TB em discos encomendados, há de chegar esta semana.

Se isto não der grande dinheiro ao menos vou ficar com uma máquina do caralho.

>>5021
Isto em electricidade só para gerar as plots, depois de teres os discos todos cheios só tens de os deixar ligados a farmar, o consumo é bastante baixo. Mesmo o consumo electrico para gerar as plots não é muito, mas queima-te os SSDs todos. Cada plot de 100gb tem de escrever mais de 1TB no disco, portanto convém ter bastante TBW.

Ainda não fiz break even porque só comecei a sério este fim-de-semana e ainda não chegou nem 1/3 do material, para além de que perdi imenso tempo a fazer o setup e em tentativa e erro.

>>5023
>Se comprares as componentes para minerar a moeda X e essa desvalorizar, podes sempre usar o mesmo computador para minerar outras. E também não precisas que as moedas subam de valor para ter lucro.
Isto, para não falar que depois é lucro passivo (acho que é assim que se chama). Depois de teres o trabalho a gerar as tabelas, simplesmente deixas ali a farmar para o resto da vida e não gastas nada.

>Pelo que eu ouvi em segunda mão, se te juntares a um grupo de mineradores acabas por recuperar o teu dinheiro mais rápido do que seria de esperar.
Ya mas eu não recomendo juntarem-se a uma pool agora, porque tens de dar a tua chave privada à pool e se eles quiserem podem fugir com o teu dinheiro. O fundador disto está a fazer o protocolo para as pessoas minarem em pool, há de sair daqui a uns dias.
Respostas: >>5030
>>5023
>as componentes

ca burro

>Se isto não der grande dinheiro ao menos vou ficar com uma máquina do caralho.

uma máquina do caralho obsoleta

>para além de que perdi imenso tempo a fazer o setup e em tentativa e erro.

lol

>Ya mas eu não recomendo juntarem-se a uma pool agora, porque tens de dar a tua chave privada à pool e se eles quiserem podem fugir com o teu dinheiro. O fundador disto está a fazer o protocolo para as pessoas minarem em pool, há de sair daqui a uns dias.

alguém não sabe distinguir um projecto sério de um scam
o op é um idiota
Respostas: >>5030 >>5031
>>5028
Eu entendo que é fácil correr os scripts, mas eu não quero só correr um .sh assim do nada. Mas estive a ver e a única coisa que precisas de fazer é mesmo instalar com o setup.py
>porque tens de dar a tua chave privada à pool
Uh tu estás a ser scammado.
>Cada plot de 100gb tem de escrever mais de 1TB no disco, portanto convém ter bastante TBW.
Ya esquece lá isso, não quero queimar os meus discos. Boa sorte anon, sou capaz de a comprar quando estiver listada numa CEX.

>>5029
>obsoleta
Posta lá as tuas specs.
Respostas: >>5032
ac096c18362f1f8922cac8b6729420b7.jpg
[Esconder] (26.2KB, 700x567) ImgOps
>>5029
>Mas estive a ver e a única coisa que precisas de fazer é mesmo instalar com o setup.py
Eu não corri o setup, corri o script que faz tudo por mim. O script cria o venv e deixa tudo pronto, não tenho muita pachorra para configurar ambientes de python e se tiver alguma coisa que faça tudo automático, melhor.

>Uh tu estás a ser scammado.
Eu não fui para nenhuma pool, vou quando o protocolo for lançado... não vou partilhar a minha chave com ninguém.

>sou capaz de a comprar quando estiver listada numa CEX.
Já foi listada numa exchange qualquer, acho que foi na coinbase

>>5029
>t. pica relatada
>>5030
aprende a ler borro
Respostas: >>5033
>>5032
Aprendo a ler o quê, seu retardado do caralho? Que parte da miséria a que chamas poste é que supostamente eu não percebi? És o anormal que em todos os fios deste /t/ e do anterior literalmente só contribui com variações genéricas de
>lol
>caburro
Não sabes minimamente do que falas, não contribuis com absolutamente nada de jeito e assim que alguém te pede specs foges logo. Isto é tudo porque o OP tem um PC melhor que a tua torradeira?
Respostas: >>5035 >>5072
>>5033
>És o anormal que em todos os fios deste /t/ e do anterior
Sim, ignora e continua.
cenas.jpg
[Esconder] (507KB, 1944x3108) ImgOps
OP aqui.

Montei uma mini-rack com rodinhas e uma UPS para poder andar pela casa caso necessário e para não perder a computação das plots caso a luz vá abaixo.
Não consigo tirar fotos de jeito mas na vida real é mais bonito do que nas fotos.
Perdi amor ao dinheiro e continuei a mandar vir mais discos, o total vão ser 156TB no rig. A Amazon já não me deixa mandar vir mais discos porque existem limites por utilizador, tive de pedir aos meus amigos para encomendarem para as casas deles.
Os discos continuam a chegar mas já não tenho portas suficientes no hub USB em que os estou a ligar. Mandei vir 2 hub USB 3.0 de 16 portas mas só chegam daqui a uyns dias. Estou contente porque tenho tido velocidades de escrita sequencial de ~170MiB/s nos discos externos após a cache.
Também encomendei mais 2 NVMe Firecuda 520 PCIe 4.0 de 2TB para os pôr em RAID0 e 2 raisers PCIe->M.2 mas os discos nunca mais chegam, liguei para a loja e eles dizem que tem havido uma corrida louca aos discos e por isso estão sem stock.
Ainda não farmei um único chia mas já gastei todas as minhas poupanças e já estou a retirar do plafond. Isto está a ser a loucura total, espero que corra bem ou então vou ficar com um rombo enorme na conta.
Ando a pensar se encomendo mais 2 NVMe 2TB de outra loja qualquer para garantir que os tenho antes do fim-de-semana, e depois cancelo/devolvo a encomenda que demorar mais tempo, mas pelo que vejo os SSD com boa endurance estão a esgotar em todo o lado.
Entretanto configurei uma VPS com o Grafana e mal tenha algum tempo livre meto-a a fazer monitorização da farm.

Isto é emocionante e divertido mas estou com os colhões na mão de medo, se isto não der como planeado vou ficar com um monte de discos para não fazer nada.
Respostas: >>5037
>>5036
Fodas-se, atiraste-te de cabeça. Espero que corra bem.
Cumps.
Respostas: >>5038
141-1419684_mario-kart-gotta-go-fast-png.jpeg
[Esconder] (243.4KB, 820x724) ImgOps
>>5037
>>5033
Precisamente por saber é que vejo o quão ignorantes são fechados na tacanhez.

Como vai esse investimento. Já valorizou tanto como essas shitcoins?

kekerino
com 5k numa shitcoin qualquer há 2 semanas fazias 100x em 1h e saias 

mas esses tempos já lá vão, em quanto tempo achas que vais conseguir pagar o investimento inicial?
cumps
Respostas: >>5078
ClipboardImage.png
[Esconder] (601.4KB, 2052x2474) ImgOps
>>5074
>com 5k numa shitcoin qualquer há 2 semanas fazias 100x em 1h e saias 
Em shitcoins podia foder-me bem e se fosse assim tão fácil fazer 100x, toda a gente estaria a fazer.
A ideia é que com o material todo que tenho, caso dê para o torto, posso sempre ficar com o material..
E ando a divertir-me imenso a programar e a montar isto tudo (pica relatada foi um bashzito que fiz hoje para um cronjob a controlar as plots).
Também ando a fazer umas merdices em python, a ler os papers deles para ver se consigo compreendo o research e se consigo aplicar time-memory tradeoff nisto.
Hoje andei a aplicar patches de outras pessoas para tornar o processo de plot mais rápido que ainda não foram merged para master, e a compilar tudo de raiz. Quando tiver tempo vou tentar fazer as minhas próprias optimizações.
Encomendei um Raspberry Pi e queria ver se fazia a minha propria distro Yocto para instalar no bicho.

Isto está a ser muito divertido, mesmo que eu não recupere o investimento todo (o que acho improvável), estou a ganhar montes de conhecimento que posso usar para as candidaturas a vagas de emprego. Eu já tinha perdido o gosto na programação há muitos anos e só tenho trabalhado com isto em boa parte porque dá dinheiro... mas agora sinceramente tá-me um gozo enorme programar.

>mas esses tempos já lá vão, em quanto tempo achas que vais conseguir pagar o investimento inicial?
Estou a contar 1 ano para pagar os 5k, e depois fazer + 5k ao longo dos 2 anos seguintes.

É muito dificil de prever qualquer coisa porque:
a) O tamanho da rede pode disparar de forma parva que eu não consigo acompanhar
b) Alguma coisa no meu setup pode-se foder que pode atrasar significativamente tudo o que estou a fazer
c) O preço da chia pode valorizar ou desvalorizar à parva
d) Alguém poderá descobrir uma falha fundamental na Chia
e) ????
Respostas: >>5079 >>5081 >>5087
>>5078
Foda-se que posta cringe
Respostas: >>5080 >>5082
>>5079
Não, não. Interessante. Queres dizer interessante.
1619744150740.jpg
[Esconder] (59.2KB, 1024x913) ImgOps
>>5078
yeah era risky mas fiz 6k com alguns 10x, toda a gente o andava a fazer bastava entrar early

props & good luck man, chia parece uma boa promessa sou capaz de arranjar uma bag no próximo dump
Respostas: >>5082 >>5085
>>5079
>>5081
Isto não é o >>>/i/, retardados. 
É uma boa posta, o absoluto homem louco comprou 100 discos e tem descrito o processo ao detalhe. O >>>/t/ provavelmente nunca teve tão bom conteúdo.
Respostas: >>5083 >>5085
>>5082
não disse o contrario
>>5082
Então mas já não se podem dar opiniões fora do /i/? Para mim a maneira como ele vem aqui escrever é cringe, não o que ele está a fazer. Lê o >>5081 e tens uma ideia do que falo. Para não falar que ele está claramente a armar-se, mas isso é o pão de todos os dias dos chãs e já me passa ao lado
Respostas: >>5086 >>5100
>>5085
o /t/ já não é mais da administração, foi privatizado
lidl
>>5078
fodase muito fixe mano, ainda bem que te estas a divertir. vai dando updates
Respostas: >>5100
>>5085
>Então mas já não se podem dar opiniões fora do /i/? 
Podes mas a tua contribuição foi nula na parte técnica. A tua opinião foi acerca de me achares "cringe", o que queres que te faça? Bom para ti? Só estás a descarrilar.
Mas se tás aí com merdas, faz alguma coisa de jeito e posta aqui. Mandar o bitaite qualquer otário manda sem grande esforço.

E eu armo-me sim, tens problemas com isso? Deves pensar que é só nos chans que isso acontece, é toda a gente assim lmao. Não fosse o instagram, uma das redes sociais mais populares 99% armancinho.

>>5087
Obrigado!
Update de hoje: Chegou o Raspi 4, vou começar a encher discos com as plots e a migrar para lá aos poucos... mas ainda me estou a ver à rasca para instalar o sistema operativo no cartão SD sem cabo HDMI e com um leitor de cartões da Trust do século passado. Só queria ssh para a máquina.
Respostas: >>5102
rapi.jpg
[Esconder] (53.5KB, 807x666) ImgOps
Faltou a foto
>>5100
>mas ainda me estou a ver à rasca para instalar o sistema operativo no cartão SD sem cabo HDMI e com um leitor de cartões da Trust do século passado. Só queria ssh para a máquina.
Qual é o problema? 
Se fores usar rasbian (aquela versão sem quase nada), a parte do ssh é bastante fácil mesmo sem cabo hdmi, vê a opção 3.
https://www.raspberrypi.org/documentation/remote-access/ssh/
Respostas: >>5103
aaaa.jpg
[Esconder] (106.8KB, 1280x960) ImgOps
>>5102
Acho que o problema é mesmo flashar qualquer coisa com este leitor de cartões fodido. É lento e só detecta 8GB dos 256 do cartão de memória, mas nem sei se está relacionado porque este leitor até parece ser semi-passivo.
Também tentei flashar pelo telemóvel mas ainda foi pior.

Numa das vezes consegui flashar com ssh e liguei-me lá mas não aceitava a password, depois tentei flashar com uma password mais simples e agora não tenho a porta do ssh aberta. 

Estou a tentar fazer isso daí do tutorial, só que escolhi o ubuntu arm64 porque pelo que percebi o raspbian não suporta 64-bit completamente.

Acaei de apagar as partições todas e a fazer tudo de raiz... a rezar para que funcione
Respostas: >>5105
a7cb81d6ab5604c43035bb67e0cfc1dabf1ecf324fa2495d13914345144739c1.jpg
[Esconder] (136.2KB, 1024x1119) ImgOps
>>5103
Eu ia sugerir isso das partições, essa história dos 8gb costuma ser disso.

Não tens uma destas porcarias? Toda a gente tem disto aos pontapés e a maioria dos PCs e dongles têm entrada este adaptador. Apenas funciona™
Respostas: >>5106 >>5107
>>5105
kk.png
[Esconder] (311KB, 1552x1602) ImgOps
>>5105
Tenho, é o que estou a usar.

Isto aqui está tão marado que o dmesg report 8.8GB mas o Gparted reconhece os 256GB, mas no disks do ubuntu é 8.8GB na mesma.

Não percebo a lógica disto
Respostas: >>5108
>>5107
Talvez seja eu que sou ignorante mas o que o gparted te mostra faz sentido. Já apanhei o gnome disks a dizer parvoíces semelhantes (assumi que a parvoíce fosse minha, o Dr.Discão que venha dar-nos uma lição).
Eu acho que o sistema operativo está fixe e só não te estás a conseguir conectar por ssh porque motivos.... Não sei bem como te ajudar manote, boa sorte, acho eu.
Respostas: >>5109
>>5108
Já mudei de cabo e nada... o pior é que nem sequer tenho cabo micro-hdmi para ligar ao monitor e tentar ver o que se passa.
Na imagem que postei aí é engraçado que o Gparted diz q tenho ~256GB mas em cima o disco só tem 8.19GiB. Já não percebo nada haha
Lembrei agora que o portátil tem leitor de cartões, vou tentar flashar por lá e já reporto dentro.

> o Dr.Discão que venha dar-nos uma lição
kek esse gajo é um cromo de primeira. Ia fazer 20 posts a chamar-nos de burros e um final a dizer que não é pago para ser nosso consultor e que por isso não ia responder nada.
Respostas: >>5110
>>5109
No leitor de cartões do portátil já detecta os 256GB e o Raspi parece fazer mais alguma coisa mas ainda não está na rede.

Vou tentar flashar outra imagem.
Respostas: >>5111
>>5110
Eu disse que apenas funcionava™.
Respostas: >>5112
kk.png
[Esconder] (108.1KB, 1440x896) ImgOps
>>5111
Estou a ver progressos, já consegui ssh para lá.
Agora tenho é de meter isto com o ubuntu server / aarch64 porque não quero ter um pleb sistema operativo 32 bit
Respostas: >>5129
>>5112
Safaste?
Respostas: >>5130
>>5129
ainda não tive tempo, tive a ver cabos mini HDMI para ligar e ver se descubro mais qualquer coisa mas se calhar vou cagar para 64-bit e ficar com o Linux do rasperry que serve perfeitamente para o propósito
aiprimuu.png
[Esconder] (135.6KB, 2111x900) ImgOps
Acabei de fazer 2 chia que vale neste momento cerca de $1.6k e representa 1/3 do meu investimento, vou vender mal tenha tempo.

Neste momento detenho 0.0003% de toda a capacidade de farmar chia, e existem 4096
Respostas: >>5225
ClipboardImage.png
[Esconder] (93.1KB, 2032x1120) ImgOps
Tenho conseguido acompanhar o crescimento da rede, ou seja, o meu espaço a dividir pelo espaço total anda sempre à volta do mesmo valor, o que faz com que o tempo esperado para eu fazer 2 chia é a cada 2 meses.
Se o crescimento da rede se mantiver à mesma velocidade e eu continuar a produzir o mesmo número de plots, vou demorar 2 meses a encher 150tb de discos e por isso espera-se que eu faça mais 2 chia daqui a 2 meses e depois as minhas probabilidades de ganhar começam novamente a diminuir.
Nada disto é garantido, eu posso ganhar mais ou posso ganhar menos, fiz este excel com as probabilidades de ter ganho pelo menos 2 chia ao fim de 1000 dias (Distribuição binomial comigo com 0.0003% chances por cada tentativa e 4608 tentativas por dia, ao longo de n dias).

Não recomendo ninguém a entrar agora pelo menos a farmar, entrei o mês passado e sinto que já tinha ido demasiado tarde e andei / ando estou com um bocado de medo de não recuperar nenhum do investimento todo e sair no vermelho como no caso da gamestop.
Respostas: >>5134
rigg.jpg
[Esconder] (111.4KB, 1280x1056) ImgOps
Neste momento tenho o seguinte setup

Dentro do PC:

NVMe:
-1TB NVMe Samsung 980 PRO PCIe 4.0 : 149 / 600 TBW (24.8% de desgaste)
-1TB NVMe Samsung 970 Plus  : 231 / 600 TBW  (38.5% de desgaste)
-2 TB Seagate Firecuda PCIe 4.0 : 139 / 3600 TBW  (3.9% de desgaste)
-2 TB Seagate Firecuda PCIe 4.0 : 139 / 3600 TBW (3.9% de desgaste)

-2 x 14 TB Exos interno CMR
-2 x 6TB Western Ditigal Interno SMR
-4 x 6TB Western Digital Externo SMR
-2 x 500GB discos velhos
-1 x 4 TB Seagate SMR
-2 x 8TB Seagate
-4 x 6 TB Western Digital Interno SMR
Total = 109 TB ~= 99.13 TiB e cabem cerca de 900 plots, tenho mais 36 TB (~=32.7 TiB ) a caminho e vou encerrar o tasco com umas 1180 Plots.

Se estiver a fazer mais do que cópias de ficheiros entre discos, tenho de ter em consideração a saturação do barramento USB (10 Gigabit/s = a 1250 Gigabytes /s) porque os dados tem sempre de ir para o CPU, serem processados e reenviados para o disco. Por vezes o meu PC arrasta-se todo.

Outra coisa é que todo este sistema é bastante sensível. Uma coisa que não consigo fazer é editar partições de discos enquanto estou a copiar ficheiros de outros discos não relacionados, acho que é problema do Linux e não me lembro disto acontecer no Windows, e isto não parece estar relacionado com o barramento USB mas sim com o SATA porque verifico o mesmo comportamento nos discos internos, mesmo que sejam SMR. Na realidade, para este caso de uso eu não noto grandes problemas em serem SMR mesmo a criar plots.

Os dois Firecuda estão em RAID0 pela BIOS e apesar disso e de serem PCIe 4.0, parecem ser o bottleneck no meu setup, tenho tentado equilibrar a gerar as plots em discos mecânicos, que funciona surpreendentemente bem nos exos ligados à board por SATA mas também até é bastante bom para se considerar dependendo do setup.

Outra coisa que reparei é que a probabilidade de NTFS dar problemas em linux é demasiado alta, por isso estou a migrar para XFS e funciona bem melhor. Um problema no NTFS é que se o sistema de ficheiros precisar dum checkdisk, não tens isso no Linux e ele não te deixa montar, eu não tenho nenhuma máquina windows portanto é fodido para mim. Perdi um monte de plots.

Eu já meti muita carga neste computador mas nada se compara a isto, este computador, em especial os discos NVMe estão a levar porrada dura. Gostava de saber como é que um threadripper em SSDs/Discos empresariais lidariam com este tipo de carga.
Respostas: >>5135
16f3916107c99bdc348be4f3653d067e16b4e07a17f7921d1d52dd135a61815c.jpg
[Esconder] (108.6KB, 952x960) ImgOps
>>5132
Por acaso estava a falar sobre isso, mas mais no contexto de bitcoin e outras cryptos com proof of work. Estavam a dizer-me que um dos custos "ocultos" é quanto o poder computacional cresce porque isso tem impacto directo no que tu ganhas... Concluíram com é um poço sem fim, tens de estar constantemente a despejar investimento para acompanhar a rede. Vai um pouco de encontro ao que estás a dizer porque sem me lembro tens despejado discos nisso e só acompanhaste a rede... Qual é o plano?

Já agora, podias explicar como funciona essa moeda assim por alto?
Respostas: >>5136
>>5133
Tinha a noção que não era fácil minerar a sós, mas cum caralho se não se foram os 5k dinheiros neste estaminé.
Respostas: >>5136
>>5134
O meu plano é que calculei com base nos ganhos imediados mas sim ao longo de uns 3 anos. O Chia parece-me ser uma boa ideia e acho que irão surgeir optmizações no futuro que irá fazer com que eu consiga aproveitar melhor o espaço ocupado pelas plots .

>Já agora, podias explicar como funciona essa moeda assim por alto?
Isto é algo que ainda estou a tentar compreender, posso tentar explicar-te na medida das minhas capacidades. Não garanto que irá estar correcto:

Imagina o git, em cada branch tens uma série de commits.

[A]<-[B]<-[C]<--(...)--[D]<--[E]<--Master

Só que em vez de commits, tens blocos. Os blocos mais recentes apontam para os blocos anteriores, cada bloco para alem de apontar para o bloco anterior também contém uma lista de transações.

Quem cria esses blocos são os "farmers", os "farmers" ficheiros gigantes com tabelas pre-computadas de tabelas que demorariam bastante tempo a ser computadas. São lançadas quase 4000 challenges por dia  e quem tiver a melhor resposta ao puzzle tem direito a escrever o bloco na blockchain. A probabilidade de tu ganhares é razão entre o espaço que tens em tabela no disco vs o tamanho de toda a rede.

O truque todo deles é que eles usam tabelas feitas com base numa função que garantidamente demora a executar e não pode ser paralelizada que é difícil de criar mas é fácil de se inverter para verificar se os farmers têm a resposta certa. Pelo que percebi essa fórmula é bastante simples e baseada na exponenciação sucessiva.

Então como é uma função obrigatóriamente gasta tempo real para ser executada e tu tens cerca de 20 segundos para responder à challenge, então não tens tempo suficiente para fazer um ataque time-memoiy tradeoff tipo hellman ou rainbowtables que precomputam tabelas e reduzem significativamente o número de iterações necessárias para inverter uma função de hash. Acontece que neste caso, mesmo que consigas aplicar esse ataque, irias demorar bastante tempo a aplicar uma iteração sequer, por isso convém que já tenhas tudo em disco, logo assim estás a provar que tens aquele espaço ocupado (prova de espaço)

A parte do tempo é que tu para ganhares Chia, tens de permanecer durante algum com espaço no teu disco para teres maiores chances de farmar um bloco. Daí a prova de tempo.

Por essas duas razões dizem que é uma prova de espaço e de tempo.

>>5135
Teve de ser, dá-me um gosto do caralho olhar para esta merda. Adoro boas máquinas.
Respostas: >>5137
>>5136
>PoS agora pode tanto ser Proof of Stake como Proof of Space
Há alguma coisa de especial em ver ao vivo estas tecnologias a evoluir. A tanto pouco tempo o PoW parecia uma coisa revolucionária doutro mundo.
Respostas: >>5138 >>5140
>>5137
Há tanto pouco  tempo*
Respostas: >>5139
>>5138
há tão pouco tempo*
>>5137
Há, mas na minha opiniãio há algo crucial que falha, que é o facto de todas as criptomoedas serem deflacionárias porque com o tempo aumenta a dificuldade em minar/farmar/wtv.
Como vai ser mais dificil de minar, vai ser um recurso mais escasso e isso vai fazer com que as pessoas não usem a criptomoeda como moeda porque sabem que o preço sobe sempre eventualmente.
O Euro e o Dóilar são feitos para inflacionar para incentivar que as pessoas gastem e movam a economia para a frente em vez de guardar dinheiro debaixo do colchão.

Mas era fixe que fosse uma inflação controlada, se inflacionar muito também ninguém vai querer. Era fixe termos uma espécie de blockchain adaptativa mas não faço ideia como é que se poderia fazer algo do tipo.
Respostas: >>5141
>>5140
Tanto quanto eu sei, dificuldade em minerar uma moeda não vai influenciar inflação. Independentemente da dificuldade de um bloco, ele vai sempre demorar 10 minutos a ser posto na blockchain. Pode precisar de centenas de computadores ou só de um, mas o tempo de 10 minutos é constante.

Agora, há umas moedas que são inflacionárias e outras que não. Bitcoin com o limite máximo de moedas é eventualmente deflacionário, ao longo do tempo pessoas vão perder carteiras e as bitcoins nessas carteiras vão arder. Ether, por enquanto, é inflacionária porque não há limite de moedas e também tenta manter um tempo constante para minerar um bloco.

dl;nl a dificuldade não aumenta com o tempo, aumenta com o nº de mineradores. se houver menos, a dificuldade baixa e o tempo para minerar um bloco mantém-se
Respostas: >>5216
ss.png
[Esconder] (132.7KB, 1488x688) ImgOps
OP reportando dentro. Raspberry Pi já bomba Ubuntu

>>5141
Pois, tive a ler melhor e parece que é assim como estás a dizer.

>é inflacionária porque não há limite de moedas e também tenta manter um tempo constante para minerar um bloco.
Interessante, tenho de ler melhor sobre isto
Respostas: >>5217
25eeb883106e7b1b351d22e63cdd3e7510452cedcfaefd2619e3c7d2cb2449ce.jpg
[Esconder] (6.7KB, 301x168) ImgOps
>>5216
Essa mini maquineta tem tanta RAM como o meu computador
Respostas: >>5218
>>5217
Tem o dobro do meu
Isto não é justo, manos...
Cá está a foto da rack hoje, tenho ao todo 158TB de armazenamento para plots.

A UPS é de 850W e está com 69% de carga (568W), mas também tenho o meu computador ligado. No futuro sou capaz de substituir as diversas fontes de alimentação dos discos externos e ter uma única fonte DC, com uma bateria de lítio. Também gostaria de fazer o mesmo para o router.

O Raspberry está com o Ubuntu server instalado e vou tentar ter a farm configurada durante os dias de hoje e amanhã. A ideia é ir retirando os discos deste computador e passar para o Raspberry à medida que os vá enchendo. Neste momento tenho 51TB ocupados com plots, portanto já posso começar a passar discos para lá.

Entretanto fiz várias optimizações, meti os NVMe com XFS, trim automático (opção discard) e não guardar os tempos de acesso dos ficheiros para ser mais rapido (opção noatime).

Também  configurei um Termux no meu tablet para poder aceder por SSH ao meu servidor, plotter e raspberry pi. E meti todas as shells que estão a fazer plotting num screen para poder fazer attach à consola remotamente e verificar o estado. Isto vai ser útil caso eu tenha de sair de casa e precise de fazer alguma intervenção.

Ainda não meti o grafana a dar, nem automatizei o processo tho. Mas a parte de automatizar ainda bem, fiz muitas optimizações que não me teria apercebido serem possíveis caso tivesse automatizado com o pouco que sabia no início.
Respostas: >>5221
ffoto.jpg
[Esconder] (117.7KB, 1026x1128) ImgOps
Este chan passa-se.

Cá está a foto
>>5219
>imaginem desperdiçar este tempo e dinheiro quando o comboio do investimento já partiu

acho que é só o espelho da falta de noção nacional para investimentos
Respostas: >>5222 >>5225
>>5221
Meh, mesmo que não compense monetariamente, o rapaz está a aprender umas coisas e a passar um bom bocado.
Talvez se esteja a esticar no investimento (já está a falar em novas fontes de alimentação etc...) mas não sei se o objetivo é necessariamente ficar rico.
Respostas: >>5223
>>5222
Daqui que amortize o investimento e a despesa em electricidade daqui que chegue a um eventual "break even" já teve que investir ainda mais dinheiro em material porque aquele já deu o pifo.
Esta gente nem faz contas , é torrar dinheiro porque sim. Falta de miolos dá nisto.
Respostas: >>5224
>>5223
Mas ele sabe disso, já disse numas postas a cima que acompanhar o crescimento de "computação" da rede é fodido. Pode sair-lhe a sorte grande. Acho genuinamente que estás a falhar ao não considerar o aspeto didático destas coisas. Sejamos sinceros, se fosse para fazer dinheiro há n maneiras mais seguras/garantidas/etc que minar moedas virtuais. O mundo em que ficas rico minando com um investimento abaixo dos milhões já não existe.
Respostas: >>5225
>>5221
Eu fiz contas, tenho um modelo matemático em que assumo várias coisas como o preço do chia manter-se e é bastante provável que eu venha a ganhar dinheiro com isto.
Fiz várias simulações por alto e em 3 anos espero tirar uns 40k no mínimo e se o Chia subir para valores tipo Bitcoin, ainda vai para os 400k de retorno.

Se reparares no >>5131 eu já fiz 2 chia, que equivale a uns 22% do investimento. Isso em 1 mês apenas.

>>5224
Isto. Tenho aprendido bastante e tenho achado divertido. Já não me lembrava de programar com tanto prazer, ando a aprender exactamente como funciona uma blockchain ao ponto de daqui a uns dias se calhar sou capaz de construir a minha propria criptomoeda se quiser, e ando a aprender cenas que sempre adorei ligadas à criptologia (hellman, rainbowtables, etc).

Já agora, eu estranhamente estou a conseguir crescer mais do que o resto da rede (não muito), e acho que vai-se manter assim nos próximos 2 meses.
Hoje chegou o último disco.

Já estou quase a ficar sem letras do alfabeto
kekeke.png
[Esconder] (307KB, 1172x1259) ImgOps
Neste momento vou nos 81TiB plotados, entretanto eu e um colega arranjamos uma empresa que nos aluga petabytes de storage na cloud a um preço fantástico e andamos a angariar capital para alugar instâncias do EC2 para plotar rápido.
Já estive ler toda a documentação da amazon e chia para adaptar o código para as nossas necessidades e se tudo como planeado, começo a disparar plots da(s) instância(s) do EC2 antes de sexta para os servers de storage e vai ser sempre a faturar, caralho!
Respostas: >>5301
>>5300
Começo a achar que tens um problema mano... Não é um passo maior que a perna? 
No entanto, sendo dois, pode ser que corra muito bem. Parabéns.
Respostas: >>5303
>>5301
eu tenho um problema sim mas também tenho fundos e conhecimento técnico e esse tipo de dinheiros não me vai fazer grande falta as perder totalmente.
eu ganho bem e tenho em mãos uma proposta que se me aceitarem recupero tudo o que gasteii em 2 meses. quero investir, investir, investir até acertar e tornar a minha riqueza auto-sustentável.
eu sempre gostei de tech e de negócios mas nos últimos anos andava a morrer para a vida, isto do chia simplesmente anda a fazer renascer para esses mundos e tenho-me divertido e aprendido imenso. um dia vou morrer, portanto que a minha vida seja divertida e valha a pena, o dinheiro é apenas um meio e não um fim.
Respostas: >>5304
>>5303
test
>https://youtu.be/yFpWMspbhBU?t=1951
Respostas: >>5306 >>5308
>>5012 (OP) 
>o que andam a fazer para ficarem ricos?
Não gasto 5k dinheiros num computador
Respostas: >>5308
>>5304
agora a merda dos trevos já não correm os embedded vids a começar no tempo do search field. Só clicando diretamente.
Bom, acabei de fazer uma instância gratuita do EC2 com o Linux da Amazon e estou a configurar. Aquilo é baseado em RHEL/CentOS, um bocado xunga porque não é bleeding edge e faltam-me imensas coisas que ando a compilar à mão. Se calhar era mais fácil adicionar sources para o yum deles mas que se foda, até me dá um certo tesão andar a brincar com makefiles e cmake.
Agora compreendo toda a hype a volta de AWS, aquilo é um mundo de facilidades, luxo do caralho. Já aluguei várias VPS mas a começar pelo EC2 é outro nível.

>>5304
Boa música mas não percebi a ideia

>>5305
Na realidade já devo estar a chegar aos 10k nesta máquina
ClipboardImage.png
[Esconder] (18.9KB, 265x297) ImgOps
Acabei de encomendar um server EPYC bare metal com 128GB DDR
Não vejo a hora deles provisionarem a máquina, até entorta a puta!
ClipboardImage.png
[Esconder] (67.2KB, 934x393) ImgOps
Acho que tenho um pequeno vício em hardware
Respostas: >>5322
>>5310
Se vierem mais moedas proof of space vais poder comprar o xã com esta mina.
Respostas: >>5323
>>5322
Ah sim, milhares de alt-coins proof-of-space cada uma a 0.0000000001€ . Todas elas no twitter a dizerem que vâo ser a nova moeda do futuro, melhor que a chia. Nunca vi isso antes.

78 respostas | 23 ficheiros
A conectar...
Ações

Ações:

Captcha:

Instruções
NotíciasRegrasFAQ