tudo b br int a c des fit pol t v meta

/t/ - Tecnologia

Nome
Opção
Comentário
Ficheiro
Áudio Abrir gravador
  • Lê as Regras e o FAQ antes de participar.
  • Voltar  Arquivo 

    1581287163265.jpg  (31,78 KB, 640x640) ImgOps

     /#/ 2418

    Manos, preciso de instalar o GNU/Línus e queria saber a opinião dos mais entendidos sobre distribuições. Queria que fosse Debian porque é mais fácil para a minha cabeça, já sei que o Ubuntu é um bocado mal visto por puristas portanto estou neste momento a pensar no Menta. Mas se eu quiser Debian puro, é muito difícil aprender para alguém que só tem experiência de Ubuntu e Menta? Existe alguma vantagem inerente ou é só autismo?

    Agradeço qualquer ajuda que me queiram dar. Beijos. :*

     /#/ 2419

    Se entendes pouco ou nada de Linux, não faças decisões com base em purismo ou qualquer outra métrica irrelevante.
    >se eu quiser Debian puro, é muito difícil aprender para alguém que só tem experiência de Ubuntu e Menta?
    Não é uma diferença significativa. Usam todos apt e systemd. Quanto ao desktop environment, anteriormente Debian usava XFCE, mas parece que agora mudaram para Gnome tal como o Ubuntu, portanto a grande diferença que vais notar entre os 3 é que Mint usa Mate e os outros 2 usam Gnome. Não me preocuparia muito com isto.
    >Existe alguma vantagem inerente ou é só autismo?
    Depende do teu caso de uso. Se é para usares diariamente, Debian é capaz de ser demasiado desactualizado, eu iria por Ubuntu ou mudava mesmo para Fedora, que é outra família de Linux.

     /#/ 2420

    >>2419
    Sei que o Mint tem bastantes opções quanto ao desktop environment, eu quando usava era KDE, optei por esse porque o Gnome é mal visto (sinceramente não sei porquê, não tenho opiniões fortes como é óbvio, mas sempre ouvi muitas críticas a esse módulo por algum motivo).

    Tinha ideia de que o Debian seria uma distribuição mais desenvolvida mas já vi que não é bem esse o caso. Porquê o Fedora, já agora? E entre o Ubuntu e o Mint qual é a melhor escolha? Tive boas experiências com ambos, mas o Ubuntu tem umas integrações meias manhosas com a Amazon e eu não gosto muito disso.

     /#/ 2421

    Agradeço a paciência, maninho.

     /#/ 2422

    O ubuntu está para o debian como o mint está para o ubuntu maninho.

    Usa o que os teus amigos usam. É o melhor.

    Eu tou a usar xubuntu agora. Mas é feio.

     /#/ 2423

    >>2422
    >Eu tou a usar xubuntu agora. Mas é feio.
    Podes alterar a estética para que fique todo bonitinho. Não há grande problema com isso.

     /#/ 2424

    é tudo quase a mesma coisa
    como não percebes nada disso instala o ubunto e depois de andares uns meses a brincar podes mudar, ou não

     /#/ 2425

    >>2423

    Tenho vida. Agora até o lubuntu é mais bonito.

     /#/ 2426

    >>2420
    >Tinha ideia de que o Debian seria uma distribuição mais desenvolvida mas já vi que não é bem esse o caso.
    Não sei o que isso significa, sinceramente. Debian (pelo menos a stable release) é uma distro que demora séculos a actualizar pacotes. Tens garantias de estabilidade, mas não vais ter as últimas features, o que é mau por exemplo quando tens uma GPU recente.
    >Porquê o Fedora, já agora?
    Muito actualizado, comunidade grande, muito estável.
    >E entre o Ubuntu e o Mint qual é a melhor escolha?
    Nunca usei Mint e do pouco que usei Ubuntu não gostei, era instável, tinha bugs como ter de reiniciar 3 vezes até finalmente o adaptador de Wifi ser reconhecido. Mas Ubuntu tem tanta fama que concedo que pode ter sido só uma má experiência minha. Desses 2, se tens pouca experiência, ia por Ubuntu. Repara, Ubuntu é a distro mais usada de todas e quando tens uma comunidade grande, tens muita gente que pode partilhar os teus problemas. E isso dá jeito quando queres pesquisar um erro qualquer.

    >>2424
    E é um bocado o que este anon disse. Há diferenças, mas fazem-te pouca diferença nesta fase. Por exemplo, fedora usa wayland por default enquanto que ubuntu usa Xorg, além de que tem versões mais recentes de Wayland. Mas isto provavelmente não te diz nada e ambos vão funcionar ok. Portanto usa o mais usado: Ubuntu.

     /#/ 2427

    Caga nessa merda. Mete FreeBSD.

     /#/ 2428

    1581369710834.jpg  (28,02 KB, 480x473) ImgOps

    Já descarreguei o rufus e o iso do Kubuntu. Depois deixo novidade.

     /#/ 2429

    Boas, maninhos, já /estou dentro/. Instalei o Kubuntu e alguns programas básicos, estive de roda das definições inicialmente e agora com tempo isto vai ao sítio.

    Podem só me dizer o que é que eu posso fazer em relação ao arrastamento do touchpad? No Windows ele "deslizava", o arrastamento seguia o movimento durante um tempo. Tenho forma de implementar isso aqui? E posso programar gestos no touchpad? Não parece haver opção disso nas definições.

     /#/ 2430

    1581457177287.jpg  (62,93 KB, 647x659) ImgOps

    Pronto, já estive de roda disto a resolver alguns problemas como o sistema não montar automaticamente dispositivos no início da sessão, e penso que já tenho tudo mais ou menos certo.

    Alguém me pode dar uma luz quanto touchpad? Queria poder programar gestos como três dedos para mudar de programa ou controlar o volume com quatro dedos, etc. É a única funcionalidade que eu desesperadamente preciso.

     /#/ 2431

    >>2430

    o kubuntu tem o KDE como ambiente gráfico. Procura KDE touchpad em vez de kubuntu touchpad no google.

    Na aplicação dos updates tens uma cena a dizer "drivers". Vê se há alguma coisa para instalar aí. Boa sorte.

     /#/ 2432

    >>2431
    Obrigado pelas dicas, maninho. Já estive a ver isso dos drivers e ele analisa o sistema mas não produz resultados. Mas agradeço apontares-me na direcção certa.

     /#/ 2433

    >>2430
    >>2429

    >usar um touchpad em vez de um rato

    deves ser masoquista

     /#/ 2434

    Recomendam algum software já agora? Além do xiphos, claro. Queria substituir o Konsole por alguma coisa melhor. Alguma sugestão de terminal?

     /#/ 2435

    >>2434

    Windows 10.

     /#/ 2437

    Eu recomendo o synaptic para explorar o que existe. Há montes de pacotes e metapackages. A maior parte apenas funciona por linha de comando.

    O konsole já é muito bom. Mas nunca usei outro terminal sem ser o que vem com o ambiente gráfico.

    Assim software que recomendo... o keepass/keepassx para guardar passwords. o keybase para conversas encriptadas com os amiguinhos.

    um destes:
    https://www.tecmint.com/best-clipboard-managers-for-linux/

    o workrave para te dizer quando fazer pausas (tens de configurar senão é muito chato)

    uso uma cena para sacar e mudar o desktop.

    acho que de software para a gui, é só o que uso.

     /#/ 2438

    1581583491679.png  (15,74 KB, 239x180) ImgOps

    >>2437
    Eu estive a tentar usar o libinput-gestures, que funciona pelo menos parcialmente com o KDE. O resultado foi misto, portanto preciso de continuar a estudar uma solução. Mas mesmo que tenha sido um fiasco, foi uma experiência catita, é bom ver a ingenuidade das pessoas que tentam arranjar soluções para este tipo de problemas.

    Eu gosto do Konsole, mas eu estava habituado a um terminal mais simples portanto este destoa um bocado. E como o Kubuntu obviamente vem com muitos programas "K", queria pelo menos diversificar o software escapando a esse ecossistema. É mais capricho do que necessidade, como vês.

    Instalei o redshift porque o Linux aparentemente odeia a minha vista e algum gordo programador do Línus achou que poupar as minhas bolas oculares era bloat. Mas o redshift não produz aquela cor de mijo que eu estava habituado no Janelas.

    De resto, acho que estou a usar mais RAM do que devia por algum estranho motivo, e não sei bem o que fazer para gerir isto além de me arrepender de não ter optado por um ambiente gráfico Xfce.

    Sugeres algum gestor de ficheiros melhor do que o Dolphin ou este é bom o suficiente?

     /#/ 2446

    >>2438
    n sou o mesmo anao, mas eu pessoalmente acho o dolphin o mais poderoso e melhor.
    tens várias coisas fixes tipo F3 que faz double-pane e F4 que abre o terminal.
    Se quiseres ser um bocado mais gordo barbudo podes experimentar um file manager usado dentro do terminal tipo vifm ou nnn (tens muitos, é procurar) recomendo vifm se souberes as binds do VIM.
    Um programa que eu uso diariamente é o NewsBoat que é um RSS reader usado dentro do terminal. É fixe porque é super minimalista e (pelo menos no meu setup) abre logo o video ou website com um butao. Os outros mais avançados fazem merda a mais que eu nao gosto.
    Thunderbird para cliente de email, muito bom se tiveres emails pessoais e do trabalho.
    Mpv para ver videos (tens que perder um tempo a configurar o bixo se nao quiseres usa vlc)
    Konsole ou gnome terminal sao MUITO bons para quem nao quer mexer com as settings dos terminais. Eu gosto do ST mas já é bastaste gordo barbudo (se nao souberes fazer diff, patch e make nem penses em mexer nele).
    Barrier quando ligo o fixo para ir jogar (normalmente uso o portatil para uso diario), é um programa que permite controlar dois computadores apenas com um teclado e rato.

     /#/ 2447

    Onde é que anda o anão do fish?

    (fish shell)

    Instalei o fish e é fixe, o único problema é não ser POSIX-sh compatible. A solução é voltar para o bash quando tenho de correr scripts.

     /#/ 2522

    >>2418
    MX Linux é a resposta para ti. Baseado em Debian, user-friendly, não é pesado e mal otimizado como o Ubuntu e Mint.

     /#/ 2523

    1585878822866.png  (2,25 MB, 4724x2953) ImgOps

    >>2438
    Oi, sou o anão do >>2437 e só agora vi o teu post.
    Eu normalmente uso o software que vem com a distro que instalei. No caso do xfce, o navegador de ficheiros é o thunar. No caso do lxde é o pcmanfm.
    São bons? Não, são maus. Nem fazem merdas básicas como auto-renomear os ficheiros quando encontram duplicados ao mover.
    Outra maneira de obter recomendações é este site. Como podes ver os "melhores" gestores de ficheiros são clones do total commander. Experimenta um desses.
    https://alternativeto.net/software/dolphin/



    Voltar[Resposta rápida]
    Apagar Comentário [ ]
    tudo b br int a c des fit pol t v meta