tudo b br int a c des fit pol t v meta

/t/ - Tecnologia

Nome
Opção
Comentário

Ficheiro
Áudio Abrir gravador
  • Lê as Regras e o FAQ antes de participar.
  • Voltar  Arquivo 

    1581105451193.gif  (2,42 MB, 320x240) ImgOps

     /#/ 2395

    Danones, preciso da vossa sabedoria.

    Estava a pensar em ir para algum curso de computadores, muito provavelmente engenharia informática, mas ouvi alguém dizer engenharia informática era como "computer science" e não tenho boa opinião nesse curso.
    Têm algum conselho no assunto e/ou cursos recomendados?

    Cumps

     /#/ 2396

    Quantos anos tens? Estás a acabar agora o 12º? Porque é que tens má opinião de computer science?

     /#/ 2397

    >>2396
    tenho 19, acabei o 12º no ano passado e fiquei este ano sem estudar
    a má opinião de computer science vem de experimentar uns cursos online no edx e uma compilação de opiniões de gajos no /g/ e vídeos no youtube
    pelo que sei, computer science é um nível abaixo de o que quero, começa dos básicos totais
    mas já assisti a uma aula de engenharia informática ao vivo, gostei

     /#/ 2398

    >>2397
    Todas as licenciaturas de engenharia começam dos básicos totais (excepto na matemática e na física, onde assumem que tens conhecimentos do 12º). Não percebo onde queres chegar quando dizes isso. Consegues aprofundar? E a que aula assististe, já agora? "uma aula de engenharia informática" é muito vago.

     /#/ 2399

    >>2395
    Há dois cursos principais relacionados com computadores: electrotécnica e computadores e informática.
    Os do primeiro acabam por fazer exatamente o mesmo trabalho que os últimos no mercado de trabalho pelo que mais vale ir para informática para não perderes tempo com matérias irrelevantes.

     /#/ 2400

    >>2399
    *Basicamente em EEC tens muita matéria orientada à indústria, mas em portugal não há tal coisa pelo que a maioria acaba a bater código.

     /#/ 2401

    >>2398
    disse mal, o que quis dizer com "começa dos básicos totais" é mais: no edx, metade do curso é explicar básicos e a outra metade é usar coisas que não envolvem de qualquer maneira o que se aprendeu anteriormente
    talvez fiquei com uma imagem errada do que realmente é computer science e estou a dar muito valor a cursos online(gravações de cursos dos EUA)
    e a aula que assisti foi introdução a redes de comunicação, foi hora e meia a explicar dois algoritmos de pesquisa, encontrar o melhor caminho entre dois routers numa rede

     /#/ 2402

    >>2401
    >metade do curso é explicar básicos e a outra metade é usar coisas que não envolvem de qualquer maneira o que se aprendeu anteriormente
    Não é assim na engenharia informática, pelo menos se os professores forem bons. A parte teórica e a parte prática estão sempre interligadas.

    >e a aula que assisti foi introdução a redes de comunicação, foi hora e meia a explicar dois algoritmos de pesquisa, encontrar o melhor caminho entre dois routers numa rede

    Se gostaste disso provavelmente gostarás do resto do curso. Verifica se não estarias mais interessado num curso mais orientado a redes.

     /#/ 2404

    1581137502588.jpg  (61,92 KB, 570x570) ImgOps

    Corrijam-me se estiver errado, mas engenharia informática não é um mistura de computer science com engenharia de software?

    Tens uma ideia errada do que é o curso, o que é compreensível pois a meu ver não há um paralelo directo com os cursos dos estados unidos. Por outro lado, os memes do /g/ devem ficar no /g/, é normal que muitos americanos achem que não compensa tirar cs ou um curso superior, as proprinas são ridículas a comparar com o que pagamos cá e o mercado de trabalho valoriza coisas diferentes do nosso.

    De qualquer das formas, na minha faculdade engenharia electrotécnica é muito mais focada na parte física, ou seja no hardware, nos sinais, etc. Os homens aprendem tudo e mais alguma coisa naquele curso, a maioria acaba a bater código que nem sequer é uma parte muito forte do curso (pelo menos em licenciatura). Por sua vez, engenharia informática não é um curso que descreveria como teórico e a parte teórica (que é importante uma vez que estamos a falar de um curso de engenharia) costuma estar bem ligada com a prática. Existem outras alternativas que não te devem levantar problemas em questão de emprego, tenho vários amigos com cursos profissionais (não aqueles do secundário) que trabalham na área, a realidade em politécnicos também é outra mas na minha humilde opinião: se tens uma cabecinha minimamente jeitosa e gostas da área tenta entrar em engenharia informática, são 3 anos se não quiseres tirar mestrado, as proprinas não são assim tão altas (se não tiveres possibilidades conseguir uma bolsa não será um problema) e se achares que não estás a mexer no que gostavas vai fazendo projectos com o pouco tempo que te sobra, não acredito que a teoria vá ser um problema para a maioria das pessoas portanto ao menos no final ficas com um papel e uma possibilidade de te especializares em algo que te agrade.

     /#/ 2407

    >>2396
    Acho que devias cagar no que o pessoal dos trevos diz pois o ensino universitário de cá é totalmente diferente do deles. Tenho muitos amigos em Eletro e eu tirei Informática no qual te digo que no final são muito poucos aqueles que não vão acabar a bater código com a malta de informática.
    Em informática em grande parte das Universidades terás 3 cadeiras de cálculo, 1 de física e mais umas quantas de Algebra e muita merda que parece "inutil" mas acaba por ser bastante importante coisa que nos gloriosos EUA não abordam nos cursos de Computer Science e a razão principal ao hate da malta de Computer Science. Em Eletro em PT para alem destas cadeiras tens mais cadeiras de física e cálculo do que em Informática e grande parte do pessoal demora muito mais tempo a tirar o curso para acabar a fazer o mesmo que um Engenheiro Informática. No meu entender eles sabem muito mais como funciona o computador e tudo o que é elétrico do que eu mas tirando EI depois podes tirar um Mestrado Especifico para uma das diversas áreas que eles nunca chegam a cheirar como Segurança, Redes ou IA. No final do dia acho que são dos melhores cursos que podes tirar no momento se bem que convém analisar as UC que vais ter em cada universidade.

     /#/ 2411

    >>2407
    >Em informática em grande parte das Universidades terás 3 cadeiras de cálculo
    O que é ridículo. Não faz qualquer sentido a distribuição das matemáticas em informática:
    >álgebra: relevante para informática (gráficos). 1 cadeira.
    >estatística: relevante em geral. 1 cadeira.
    >matemática discreta: SUPER relevante para informática. 1 cadeira.
    >cálculo: pouco/nada relevante para informática. 3 cadeiras.

     /#/ 2417

    Já que estamos nisto e estou numa situação parecida com a do OP, uma pergunta: se não conseguir entrar em engenharia informática, ciências da computação serve?

     /#/ 2440

    Se não tens a certeza sobre o que escolher recomendo um cet de redes e sistemas



    Voltar[Resposta rápida]
    Apagar Comentário [ ]
    tudo b br int a c des fit pol t v meta