/pn/ - Política Nacional

Site dos Delfins da Mariana Mortágua


Nova Resposta
Nome
×
Opção
Mensagem
Ficheiros Máx 4100MB total
Password
Especial
[Nova Resposta]


Regras
Cytubo


ClipboardImage.png
[Esconder] (356KB, 557x724) ImgOps
ClipboardImage.png
[Esconder] (466.4KB, 558x745) ImgOps
Como é que estes 2 andam a liderar os seus partidos há 18 e 10 anos, cada vez com piores resultados e ninguém os tira de lá? Já estão mais que politicamente mortos.
Respostas: >>3524 >>3527
>>3523 (OP) 
São autoritários. Estes 2 e o Ventura literalmente não podem ser corridos.
Respostas: >>3527
Aquilo que eu nao percebo é porque caralhos no ano passado eles chumbaram o orçamento de estado. 
Convocaram novas eleiçoes e o PS ganhou maioria absoluta. Perderam metade dos votos, metade dos deputados.
Eles ganharam o quê com isso? Qual é a estratégia deles?
>>3523 (OP) 
>>3524
Caralho nem 8 horas e a vossa burrice é exposta
>Jerónimo leu este fio, deu razão ao danone, e meteu-se a andar
OP confirmado como insider do PCP
b28ab79965b56d8126f7(...).gif
[Esconder] (2.2MB, 320x244) ImgOps
Estás a comprar alhos e bogalhos OP.

O Jerónimo chegou a SG numa altura de grande clivagem e dissidência interna: o partido viveu os anos 90 todos numa luta entre "ortodoxos" que queriam manter o marxismo-leninismo de inspiração soviética/cunhalista como ideologia base e vários movimentos reformistas entre quais o Grupo dos Seis e depois o Plataforma de Esquerda/Política XXI que basicamente queriam abandonar todo aquele larpismo marxista-leninista e transformar aquilo num partido social-democrata moderno como o Bloco veio a ser depois.

O Carlos Carvalhas, que já tinha a infelicidade de ser sucessor do Cunhal, andou esses anos todos a fazer de bombeiro e tornou-se muito impopular internamente e externamente e depois da coça que levaram em 2002 (na altura o pior resultado de sempre) deixou de ter condições para continuar a SG - naquele momento, ficou tudo a pensar que o PCP iria reformar-se e modernizar-se, mas o Jerónimo que até era militante pós-25A num momento em que ainda existiam muitos ex-clandestinos no partido (que tendencialmente eram mais ortodoxos/conservadores) acabou por surgir como o polícia de choque dos ortodoxos e entrou com a ideia de por ordem na casa, muito boa gente ficou fodida com ele e não era uma personagem popular dentro da esquerda apesar de agora ter esta aura toda de velhinho baseado simpático.

Depois disso nunca mais existiu grande contestação dentro do partido e tu vês que mesmo procurando notícias na net são raras as polémicas internas pós-jerónimo - aquilo fechou-se completamente em copas e ninguém realmente tinha interesse em pegar nas rédeas porque neste momento suceder ao Jerónimo dá praticamente tanto cagaço ou mais que suceder ao Cunhal.
Respostas: >>3535 >>3536
>>3534
Tudo isto é piorado pelo facto do PCP ser um partido muito estático e centralizado: ainda que as coisas já não funcionem formalmente por controleiros, fazer coisas dentro do PCP envolve sempre ter o aval de x, que precisa do aval do comitê y que por sua vez precisa do ok do z e isso juntamente com o facto daquilo ser um partido muito envelhecido e dogmático não cria o ambiente de sete cães a um osso como vês noutros partidos "normais" como o PS ou o PSD em que as concelhias andam à turra com as distritais, as distritais com as nacionais..

Portanto ninguém se quer chegar à frente, quer para suceder ao Jerónimo, quer para pegar num partido que para todos os efeitos está a caminho da morte e que dificlmente será reformado porque só os velhos ficaram e os novos que lá estão ou são piores que os velhos em termos de pensamento ou simplesmente se estão a cagar e preferem o tacho.

O BE não conheço, mas pelo que sei de alguns amigos berloquistas aquilo sempre foi bastante caótico internamente e que a mudança do Louçã para a Katarina não foi muito pacífica. Tanto é que muitos dos deputados que fizeram o BE ser aquilo que é hoje em dia (Ana Drago, Daniel Oliveira, Rui Tavares..) acabaram por sair por se terem incompatibilizado com a liderança atual.
Respostas: >>3536
>>3534
>>3535
É nao ironicamente o fim do PCP
CHEGA confirmado como segunda força politica no Alentejo
OP diz que Jerónimo tem que sair
Horas depois o Jerónimo sai
É este o poder do ptchina
[Nova Resposta]
9 respostas | 3 ficheiros | 7 UIDs
A ligar...
Denunciar/Moderar

Acões:

Captcha:

Onde estão os animais?
NotíciasRegrasFAQStreamDoar

Todas as marcas registadas, direitos de autor, comentários e ficheiros neste site são propriedade e responsabilidade dos seus respectivos autores e proprietários. Só um louco levaria o que aqui é escrito a sério.