/n/ - Notícias

Notícias & Acontecimentos 📰


Nova Resposta
Nome
×
Opção
Mensagem
Ficheiros Máx 4100MB total
Password
[Nova Resposta]


Regras do /n/


b1e71c003ac4928efbec(...).jpeg
[Esconder] (22.8KB, 480x270)
>A Comissão Europeia (CE) está a trabalhar em advertências de saúde no vinho, semelhante às presentes nos maços de tabaco, destacando os riscos para o seu uso excessivo, referiu, esta segunda-feira, um porta-voz do organismo.

https://www.jn.pt/mundo/comissao-europeia-esta-a-trabalhar-em-alertas-de-saude-no-vinho-15710557.html
Respostas: >>11535
>>11531 (OP) 
A comissão européia que vá po caralho
Respostas: >>11536
>>11535
Bêbados em suicídio relógio
Não percebo o porquê a especificidade do rótulo de advertência no vinho quando é, provavelmente, dentro das bebidas alcoólicas a que menos mal faz à saúde e até benefícios, potencialmente, tem em modestas quantidades.

Porque é que não se põe tais rótulos nas bebidas destiladas que são muito mais prejudiciais à saúde? 
Será porque esses rabetôncios do gin e os snóbes do whiskey não querem a suas estéticas garrafas larilóides conspurcadas por inestéticos rótulos? 
Será porque a vodka, ainda vendida ao preço da uva mijona nos países de leste, que ainda serve de ópio opressor das camadas sociais mais baixas, é de facto benéfica à saúde, segundo o que os mais recentes estudos indicam?

Até a cerveja é também potencialmente mais danificadora ao organismo humano derivado à sua carbonização que o vinho.
Mas a cerveja é feita de cereais e o vinho de uvas, e nem todos produzem uvas de qualidade para fazerem bom vinho.
E aqui se começa a entrar no cerne da questão que, como quase sempre neste nosso mundo moderno, é de base económica.
O vinho tem-se tornado, cada vez mais, um bem apreciado não só pela Europa como pelo Mundo fora. Consequentemente, tem valorizado e enriquecido os países seus produtores.
Ora, os países celeiros da Europa incapazes de produzir internamente este produto olham com inveja ao que o fazem. 
Com o seu olhar mesquinho observam então a redução de consumo que o tabaco teve ao colocarem um rótulo de advertência. Reparam também que puderam subir o seu imposto em particular. 
E que ambicionam ao tomarem medidas semelhantes perante o vinho? 
(1) Tornar o produto do vinho menos apelativo face aos outros produtos competidores que são produzidos internamente.Reduzem, por conseguinte, o consumo do vinho, baixando assim as importações do produto;
(2) Os produtores de vinho, para contrabalançarem a redução de consumo, baixarão o valor do produto;
(3) O país importador de vinho poderá depois, se assim entender, subir o imposto de vinho com justificação do dano à saúde que causa e despesa consequente nos serviços de saúde nacionais.
(4) O país exportador ficará prejudicado na redução da exportação e na redução do valor do produto.

Quem são os países mais prejudicados por isto? Portugal, Espanha, Itália.
Faltam 2 países nesta listagem, um dos quais julgo nos salvaguardará que estas coisas se venham a passar. Esse país a França, maior produtor mundial de vinho. A Alemanha é também dos maiores produtores do mundo, maior que Portugal inclusive, mas a sua economia agrária assenta em mais produtos. Já a França sentiria muito mais na pele o impacto desta medida.
Não acho portanto que esta medida vá para frente. Seria apenas prejudicar mercados internos da Europa assim como iria prejudicar a exportação para o mercado Mundial. 
Quem iria querer comprar um vinho com um rótulo a dizer que faz mal comparativamente a outro que não o tenha?
E se álcool faz mal e é mesmo para pôr rótulo de advertência, é deixarem-se de serem picuinhas com o tipo e meterem em tudo; até nos copos de plástico e vidro que levarem cerveja.
Respostas: >>11539
>>11538
Comeste a sopa do clickbait.
>Esta medida, a ser introduzida antes das projetadas pela União Europeia (UE), visa garrafas de vinho, cerveja e bebidas destiladas, e gerou receio na indústria multimilionária do vinho italiano.
Respostas: >>11540
>>11539
Eh, gostei de fazer o texto na mesma.
Nem tinha aberto a notícia não.
Mas, olha, se no futuro quiserem foder apenas a vinhaça, já há no arquivo um texto de defesa à idoneidade do vinho e da sua importância na economia europeia kek
[Nova Resposta]
5 respostas | 1 ficheiro | 5 UIDs
A ligar...
Denunciar/Moderar

Ações:

Captcha:

Onde estão os animais?
• Notícias • Regras • FAQ • Legal/DMCA • Stream • Doar •

Todas as marcas registadas, direitos de autor, comentários e ficheiros neste site são propriedade e responsabilidade dos seus respectivos autores e proprietários. Só um louco levaria o que aqui é escrito a sério.