Cat√°logo(/n/)

Not√≠cias & Acontecimentos ūüďį


Novo Fio
Nome
√ó
Opção
Assunto*
Mensagem*
Ficheiros M√°x 4100MB total
Password
[Novo Fio]


Regras do /n/


>O n√ļmero de processos de quase todos os tipos de crime instaurados desceu em rela√ß√£o ao ano anterior, mas verificou-se um aumento de crimes sexuais contra menores no ano de 2022.

https://observador.pt/2023/01/31/criminalidade-em-macau-desce-em-2022-mas-aumentam-crimes-sexuais-contra-menores/
>Adolescente brit√Ęnico que fez v√≠deos de √≥dio de extrema-direita 'influenciando' o atirador de Buffalo sentenciado a 11 anos de pris√£o
https://edition.cnn.com/2023/01/27/uk/buffalo-shooting-daniel-harris-jailed-intl-gbr/index.html

Hoje foi este, amanhã vão ser vocês pelo que postam no ptchina. O Santos Silva já avisou...
https://apnews.com/article/russia-ukraine-politics-government-united-states-c9459e1bed9ad7358a59b541b3a5ae8c

Alemanha diz que até nem se importa que enviem tanques, a Polónia quer enviar 240 tanques Leopard 2 e vários outros países mais, portanto, centenas de tanques.
Supostamente espera-se uma declaração mais esclarecedora da Alemanha hoje.
Estaremos na guerra mundial e ainda n√£o repar√°mos?
Explos√Ķes em v√°rias cidades no Ir√£o.

https://www.reuters.com/world/middle-east/blast-heard-military-plant-irans-central-city-isfahan-state-media-2023-01-28/
>Ministro australiano duvida que Kanye West seja autorizado a entrar no país devidos a comentários racistas contra este povo, que lhe custaram a conta no Twitter e a parceria com a marca Adidas.

https://observador.pt/2023/01/25/ministro-australiano-duvida-que-kanye-west-seja-autorizado-a-entrar-no-pais/
Lula se re√ļne, em um m√™s, com metade do total de pa√≠ses de todo o mandato de Bolsonaro

>Presidente se encontrou com representantes de 15 governos desde a posse, e nova agenda diplom√°tica brasileira vai retomar temas abandonados nos √ļltimos anos

https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/01/lula-se-reune-em-um-mes-com-metade-do-total-de-paises-de-todo-o-mandato-de-bolsonaro.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo
Padre de Mon√ß√£o afastado por confessar ter rela√ß√Ķes sexuais com rapaz
<Caso de abuso sexual foi dado a conhecer, no final da semana passada, ao bispo de Viana do Castelo.

>Andr√© Filipe Costa Gon√ßalves, 40 anos, padre h√° 15, assumiu perante o bispo de Viana do Castelo que manteve rela√ß√Ķes sexuais com um rapaz, ainda menor. D. Jo√£o Lavrador proibiu-o, de imediato, de celebrar qualquer ato religioso. O padre n√£o voltou a ser visto em nenhuma das seis par√≥quias de que era respons√°vel, em Mon√ß√£o.

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/padre-de-moncao-afastado-por-confessar-ter-relacoes-sexuais-com-rapaz
>O ex-presidente norte-americano Donald Trump desistiu, pela segunda vez, de um recurso no seu processo federal contra a procuradora-geral de Nova Iorque, a Democrata Letitia James, informaram fontes oficiais.

https://www.jn.pt/mundo/trump-desiste-de-recurso-e-encerra-disputa-legal-sobre-investigacao-em-nova-iorque-15717278.html
>A invas√£o da Ucr√Ęnia e o perigo de um conflito nuclear levaram a organiza√ß√£o "Bulletin of the Atomic Scientists" a mexer nos ponteiros do simb√≥lico rel√≥gio, ferramenta de an√°lise da vulnerabilidade global.

https://www.jn.pt/mundo/relogio-do-apocalipse-deixa-humanidade-a-90-segundos-da-autodestruicao-15714702.html
>Quatro membros da organização de extrema-direita Oath Keepers foram, esta terça-feira, condenados por conspiração sediciosa no ataque ao Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021.

https://www.jn.pt/mundo/quatro-membros-de-grupo-de-extrema-direita-condenados-por-conspiracao-15711089.html
>A Comiss√£o Europeia (CE) est√° a trabalhar em advert√™ncias de sa√ļde no vinho, semelhante √†s presentes nos ma√ßos de tabaco, destacando os riscos para o seu uso excessivo, referiu, esta segunda-feira, um porta-voz do organismo.

https://www.jn.pt/mundo/comissao-europeia-esta-a-trabalhar-em-alertas-de-saude-no-vinho-15710557.html
>O sal√°rio do diretor do novo SEF pode chegar aos oito mil euros, revela o ‚ÄúDi√°rio de Not√≠cias‚ÄĚ . Assim, o vencimento do diretor da Ag√™ncia Portuguesa para as Migra√ß√Ķes e Asilo (APMA) vai ser mais do dobro do sal√°rio dos diretores nacionais da Pol√≠cia Judici√°ria, PSP, comandante-geral da GNR e do presidente do Instituto de Registos e Notariado.
√Č importante lembrar que o novo diretor da APMA vai herdar fun√ß√Ķes administrativas do SEF e vai partilhar tamb√©m fun√ß√Ķes com o IRN.
Como a APMA ser√° um instituto p√ļblico, como previsto no decreto-lei, os membros do conselho diretivo ter√£o o estatuto de gestor p√ļblico e tal tamb√©m se verifica na remunera√ß√£o.
Apesar da lei ditar que a remunera√ß√£o dos gestores p√ļblicos n√£o podem ultrapassar o vencimento do primeiro-ministro, no valor de 5.800 euros, estes gestores t√™m direito a abonos mensais para despesas de representa√ß√£o de 40% do sal√°rio, o que totaliza mais 2.300 euros, pelas contas do ‚ÄúDN‚ÄĚ, o que totaliza mais de oito mil euros.
No caso do presidente do conselho, o salário pode ir dos 6.600 aos 8.270 euros, enquanto os vogais recebem entre 5.950 e 7.440 euros. Estes valores contrastam com os quatro mil euros auferidos pelos chefes máximos da polícia. The post Salário de diretor do novo SEF pode chegar a oito mil euros first appeared on O Jornal Económico .

https://jornaleconomico.pt/noticias/salario-de-diretor-do-novo-sef-pode-chegar-a-oito-mil-euros-986153
>Anticiclone situado a Noroeste da Península Ibérica transportou massa de ar frio vindo do Norte da Europa. Espera-se pelo menos uma semana de temperaturas baixas.

https://www.publico.pt/2023/01/23/azul/noticia/onde-veio-tanto-frio-ate-fica-2036091
>Mesmo sendo ilegal, Alexandra Reis não tem de devolver indemnização de meio milhão paga pela TAP
>Especialista em Direito Administrativo considera que a eventual ilegalidade no pagamento da indemnização à ex-secretária de Estado do Tesouro é responsabilidade da administração da TAP ou do Ministério das Infraestruturas e Habitação.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/mesmo-sendo-ilegal-alexandra-reis-nao-tem-de-devolver-indemnizacao-de-meio-milhao-paga-pela-tap
>O mais importante será começar a conceber um pacote coerente de medidas a tomar perante a crise que o primeiro-ministro e o PS têm não só tentado esconder como agravado.

https://observador.pt/opiniao/outra-vez-a-crise/
>O novo líder da IL perguntou hoje ao presidente do PSD o que "seria preciso acontecer mais" para votar a favor da moção de censura dos liberais, questionando Luís Montenegro sobre de que lado vai estar na revisão constitucional

https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/2023-01-22-il-convencao-rui-rocha-questiona-montenegro-sobre-mocao-de-censura-e-revisao-constitucional/
https://cnnportugal.iol.pt/aominuto/6207bf6c0cf2cc58e7e276ff

os ucranianos v√£o ter uma surpresa quando ligarem os tanques e eles avariarem passado 30 min
>Um ‚Äėhat-trick‚Äô de Erling Haaland, que soma 25 golos em 19 jogos na liga inglesa de futebol, garantiu hoje o triunfo por 3-0 do campe√£o Manchester City na rece√ß√£o ao Wolverhampton, na 21.¬™ jornada. O triunfo mant√©m a equipa orientada por Pep Guardiola, que deixou os portugueses Jo√£o Cancelo, R√ļben Dias e Bernardo Silva no [‚Ķ]

https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2023-01-22-hat-trick-de-haaland-garante-triunfo-do-city-na-rececao-ao-wolverhampton/
>Manifestantes criticam reforma do C√≥digo Penal e asseguram que o protesto n√£o √© de ‚Äúesquerda, de direita ou de centro‚ÄĚ. Partidos de direita e l√≠der da extrema-direita marcaram presen√ßa.

https://www.publico.pt/2023/01/21/mundo/noticia/milhares-pessoas-protestam-madrid-governo-deterioracao-democracia-espanhola-2035945
>O Sud√£o √© o principal benefici√°rio, seguindo-se a Rep√ļblica Centro-Africana, a Arg√©lia, Camar√Ķes e Chade.

https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/12/bruxelas-atribuiu-mais-255-milhoes-de-euros-para-combater-a-fome-em-africa/315604/
>Código do Trabalho passou a prever o pagamento aos trabalhadores das despesas adicionais que este suporte em regime de teletrabalho. AT distingue tratamento fiscal com a justificação das mesmas.

https://observador.pt/2023/01/20/compensacao-pelas-despesas-adicionais-no-teletrabalho-tem-de-estar-justificada-para-nao-pagar-irs/
>NRP Bartolomeu Dias, em colaboração com países aliados e da NATO, acompanhou a passagem de uma fragata de origem russa ao largo da costa de Portugal, desde o dia 12 de Janeiro até esta semana.

https://www.publico.pt/2023/01/21/politica/noticia/marinha-portuguesa-acompanha-passagem-navios-russos-portugal-2035937
>O Presidente Zelensky agradeceu as decis√Ķes significativas da reuni√£o de Ramstein, que v√£o "refor√ßar" a resili√™ncia ucraniana, mas voltou a apelar ao envio de tanques de batalha.

https://observador.pt/2023/01/21/zelensky-diz-que-envio-de-tanques-e-a-unica-solucao/
>Governo descongela Rendimento Social de Inserção, que sobe para 198 mil beneficiários
>Valor de refer√™ncia sobe 10,3% para 209,11 euros. Pagamento dos novos valores come√ßa a ser feito em Mar√ßo. Medida vai ter um custo estimado de 30 milh√Ķes de euros.
https://www.publico.pt/2023/01/20/economia/noticia/governo-descongela-rendimento-social-insercao-sobe-198-mil-beneficiarios-2035736

NEETs do chan, como v√£o gastar este dinheiro extra?
>António Costa esteve reunido com a comissária europeia da Competitividade, Margrethe Vestager, e com o comissário para o Mercado Interno, Thierry Breton, em Bruxelas, para "responder rapidamente no apoio à competitividade das empresas europeias".

https://www.dn.pt/dinheiro/costa-defende-transicao-energetica-como-motor-da-politica-industrial-da-ue-15691638.html
>O maior protesto decorreu em Paris, onde se registaram alguns incidentes com a pol√≠cia que resultaram em mais de 30 deten√ß√Ķes.

https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/19/sindicatos-franceses-anunciam-mais-protestos-contra-o-governo-a-31-de-janeiro/316684/
>O Governo portugu√™s contestou um regulamento da Irlanda sobre a rotulagem de bebidas alco√≥licas, que defendeu introduzir restri√ß√Ķes √† introdu√ß√£o de vinhos neste mercado, afetando assim as exporta√ß√Ķes nacionais

https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2023-01-19-decisao-da-irlanda-introduz-restricoes-a-exportacao-de-vinho-governo/
>Tr√™s homens foram detidos por tentativa de homic√≠dio na Covilh√Ę. Em causa est√° uma disputa entre duas fam√≠lias por causa de territ√≥rios exclusivos de entrega de refei√ß√Ķes.

>Os factos em causa ocorreram em outubro de 2022 quando foram efetuados v√°rios disparos com arma de fogo. Segundo um comunicado da PJ, as tentativas de homic√≠dio ter√£o sido cometidas na Covilh√£ e "num contexto de conflitualidade existente entre duas fam√≠lias, por motivo da disputa de territ√≥rios exclusivos para o exerc√≠cio da atividade de entrega de refei√ß√Ķes e takeaway, naquela mesma cidade"

https://www.jn.pt/justica/tentam-matar-em-guerra-por-territorios-de-entregas-de-comida-15685396.html
>A depress√£o Fien chegou na passada segunda-feira a Portugal Continental e ser√° respons√°vel pelo agravamento das condi√ß√Ķes meteorol√≥gicas.

https://www.publico.pt/2023/01/19/azul/noticia/neve-continua-travar-transportes-aulas-estradas-trasos-montes-2035624
>Derrota russa na Ucr√Ęnia pode desencadear guerra nuclear
>O vice-presidente do Conselho de Seguran√ßa da R√ļssia, o ex-presidente Dmitri Medvedev, alertou esta quinta-feira o "Ocidente" contra o envio de armamento pesado √† Ucr√Ęnia afirmando que a derrota russa numa guerra convencional pode provocar um conflito nuclear.
https://www.jn.pt/mundo/derrota-russa-na-ucrania-pode-desencadear-guerra-nuclear--15684397.html

Manos, como sobreviver às bombinhas do Pudim?
>Presidente do Brasil recebeu centenas de sindicalistas no Planalto. Defende que "salário mínimo tem que crescer conforme o crescimento do PIB", mas não se comprometeu com valor.

https://observador.pt/2023/01/18/lula-da-silva-recebe-sindicalistas-assume-dificuldades-em-definir-isencao-de-impostos-e-nao-se-compromete-com-valor-do-salario-minimo/
>Deputada In√™s de Sousa Real reage √† not√≠cia de que o Minist√©rio P√ļblico pediu a declara√ß√£o de inconstitucionalidade da norma da lei de prote√ß√£o dos animais que criminaliza com multa ou pris√£o quem, sem motivo leg√≠timo, mate ou maltrate animais de companhia.

https://rr.sapo.pt/noticia/politica/2023/01/18/pan-inconstitucionalidade-de-lei-de-protecao-dos-animais-seria-absolutamente-irresponsavel/316482/
>O Presidente de Timor-Leste chama √† aten√ß√£o aos respons√°veis de institui√ß√Ķes de seguran√ßa. Jos√© Ramos-Horta afirma que "atropelam todos os princ√≠pios e valores que norteiam sociedades democr√°ticas".

https://observador.pt/2023/01/18/presidente-da-republica-timorense-critica-impunidade-da-acao-de-alguns-responsaveis-da-seguranca/
>Desempregados de longa duração vão poder acumular 65% com salário
>Ogoverno quer incentivar o regresso ao mercado de trabalho dos desempregados de longa dura√ß√£o ao permitir a acumula√ß√£o de um m√°ximo de 65% do subs√≠dio de desemprego com o sal√°rio, d√° conta o P√ļblico esta quarta-feira. A medida vai ser discutida esta quarta-feira com os parceiros sociais.
https://www.dn.pt/dinheiro/desempregados-de-longa-duracao-vao-poder-acumular-65-com-salario-15678167.html
>Um tribunal japonês confirmou hoje a absolvição, decidida em 2019, de três antigos executivos da operadora da central de Fukushima, na acusação de negligência no acidente nuclear, na sequência do tsunami de março de 2011

https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2023-01-18-justica-japonesa-confirma-absolvicao-de-antigos-executivos-da-operadora-da-central-de-fukushima/
>Tr√™s avi√Ķes da NATO chegaram hoje √† Rom√©nia e ter√£o a miss√£o de vigil√Ęncia das atividades militares russas na regi√£o do Mar Negro, anunciou o Minist√©rio da Defesa romeno

https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2023-01-17-tres-avioes-de-vigilancia-da-nato-chegam-a-romenia/
>A informação política tratada de forma detalhada e imparcial. A situação política nacional, os principais intervenientes e o impacto das suas medidas na economia nacional. Saiba tudo, no Jornal de Negócios online

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/bloco-critica-governo-por-nao-defender-baixa-subida-de-salarios-acima-da-inflacao
>O Governo do Reino Unido anunciou que vai vetar um projeto-lei para facilitar o processo de mudança de género a partir dos 16 anos, que tinha sido aprovado pelo parlamento da Escócia, notícia a agência EFE.

https://www.jn.pt/mundo/reino-unido-vai-vetar-lei-escocesa-que-permite-mudar-genero-aos-16-anos-15670437.html
>O presidente do PS rejeitou ter tido alguma vez dificuldade em formar equipas nos 16 anos em que esteve à frente do Governo dos Açores.

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/carlos-cesar-acusa-montenegro-de-desorientacao
>Um agente de pol√≠cia brit√Ęnico de 48 anos que fazia seguran√ßa no parlamento e representa√ß√Ķes diplom√°ticas admitiu hoje um total de 24 viola√ß√Ķes e dezenas de agress√Ķes sexuais ao longo de um per√≠odo de 17 anos.

https://www.jn.pt/mundo/policia-britanico-confessa-dezenas-de-violacoes-ao-longo-de-17-anos-15668478.html
>Matteo Messina Denaro, considerado como chefe da c√ļpula da Cosa Nostra, a m√°fia da Sic√≠lia, sul de It√°lia, foi preso pelas autoridades italianas, noticia hoje a imprensa de Roma.

https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2023-01-16-matteo-messina-denaro-chefe-maximo-da-cosa-nostra-preso-em-palermo/
>A pol√≠cia alem√£ deu por conclu√≠da, este domingo, a opera√ß√£o de despejo da localidade de L√ľtzerath, depois de forte resist√™ncia de ativistas ambientais que est√£o contra o aumenta da explora√ß√£o de uma mina de carv√£o a c√©u aberto, que implica o fim daquela vila.

https://www.jn.pt/mundo/policia-alema-conclui-despejo-de-localidade-para-aumentar-mina-de-carvao-15663253.html
>Tempestades dos √ļltimos dias j√° provocaram pelo menos 19 mortos.

https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/15/situacao-de-catastrofe-na-california-e-alabama-apos-tempestade/315969/
>Bombas russas atingiram bloco de apartamentos. H√° dezenas de feridos e desaparecidos.

https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/15/guerra-na-ucrania-sobe-para-20-o-numero-de-mortos-de-ataque-russo-em-dnipro/315953/
>As equipas de resgate continuam a procurar sobreviventes nos escombros de um pr√©dio de nove andares em Dnipro, no leste da Ucr√Ęnia, alvo de um ataque de m√≠sseis russos que causou pelo menos 14 mortos

https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/guerra-na-ucrania/2023-01-15-sobe-para-14-o-numero-de-mortos-de-ataque-aereo-russo-no-leste-da-ucrania/
>O sindicato STOP diz que "mais de 100 autocarros com professores" que se dirigiam para a manifesta√ß√£o de hoje em Lisboa foram "revistados" pelas autoridades, mas GNR e PSP negam fiscaliza√ß√Ķes espec√≠ficas visando a desloca√ß√£o de docentes

https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2023-01-14-sindicato-diz-que-autocarros-com-professores-foram-revistados-autoridades-negam-operacoes-direcionadas/
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/jovem-espancado-a-porta-de-shopping-em-setubal
√† porta de centro comercial em Set√ļbal
>Greve dos professores: Governo tem "fortes indícios" de violação da lei e "não descarta" serviços mínimos
https://cnnportugal.iol.pt/greve/greve-dos-professores/greve-dos-professores-governo-tem-fortes-indicios-de-violacao-da-lei-e-nao-descarta-servicos-minimos/20230113/63c1ba070cf2665294d0b489
>Valeri Guerasimov, de 67 anos, substitui a partir desta quarta-feira o general Serguei Surovikin, que tinha chegado ao comando das tropas russas em Outubro passado.

https://www.publico.pt/2023/01/11/mundo/noticia/gerasimov-arquitecto-invasao-ucrania-novo-lider-tropas-pais-2034686
>O Comando Militar do Planalto prop√īs acusar um coronel na reserva, ap√≥s ter conclu√≠do a investiga√ß√£o do assalto √†s sedes dos tr√™s poderes, no domingo, em Bras√≠lia, num processo interno que durou apenas tr√™s dias.

https://www.jn.pt/mundo/exercito-acusa-coronel-na-reserva-apos-investigacao-sobre-ataque-em-brasilia-15657829.html
>O Governo iraniano ordenou o encerramento de praticamente todos os escrit√≥rios e institui√ß√Ķes educativas da capital, Teer√£o, devido √† escassez de abastecimento de g√°s, para proteger contra a onda de frio

https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2023-01-14-teerao-fecha-escritorios-e-escolas-devido-a-falta-de-gas-para-combater-o-frio/
>Ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que o planeamento dos ataques foi demonstrado pelo documento apreendido pela polícia na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres na terça-feira.

https://observador.pt/2023/01/13/governo-brasileiro-acredita-que-houve-planeamento-em-ataques-as-instituicoes-e-tera-comecado-a-30-de-outubro-de-2022/
>A R√ļssia anunciou a conquista de Soledar, no leste da Ucr√Ęnia, horas depois de Kiev ter admitido que a situa√ß√£o era dif√≠cil na cidade, mas que as suas for√ßas continuavam a resistir.

https://eco.sapo.pt/2023/01/13/russia-anuncia-conquista-de-soledar/
>A réplica da Constituição Federal do Brasil de 1988 roubada por apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o ataque aos três poderes foi recuperada, anunciou o Supremo Tribunal Federal (STF).

https://www.jn.pt/mundo/recuperada-replica-da-constituicao-de-1988-roubada-em-ataque-a-brasilia-15649431.html
>Após uma nova reunião com as chefias militares ucranianas, o Presidente Zelensky garantiu que será enviado "tudo o que for necessário" às tropas que combatem nas cidades de Soledar e Bakhmut.

https://observador.pt/2023/01/13/zelensky-promete-fornecimento-rapido-e-ininterrupto-de-municoes-a-soledar-e-bakhmut/
>Governo brit√Ęnico diz que estas "na verdade, pertencem ao Reino Unido".

https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/12/reino-unido-recusa-devolucao-de-esculturas-do-partenon-a-grecia/315552/
>A organização, que cita dados das autoridades locais, adiantou que cerca de 7.500 civis permanecem nas duas cidades, na região ucraniana de Donetsk, alvo de bombardeamentos por Moscovo.

https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/12/ucrania-onu-diz-que-sao-reduzidas-as-hipoteses-de-retirada-ou-ajuda-a-civis-em-soledar-e-bakhmut/315533/
>Quem ganha 800 euros brutos vai receber menos em termos líquidos do que quem aufere o salário mínimo?
<Perante um sal√°rio bruto de 762 euros mensais, um trabalhador n√£o casado e sem filhos ter√° que pagar 11% em contribui√ß√Ķes √† Seguran√ßa Social (estando isento de IRS). Ou seja, 83,82 euros. Contas feitas, o trabalhador leva para casa 678,18 euros l√≠quidos.
>Olhando agora para um sal√°rio bruto de 800 euros mensais, o mesmo trabalhador n√£o casado e sem filhos, segundo as tabelas de reten√ß√£o na fonte para o ano de 2023, ter√° que entregar 7,8% ao Estado, ou seja, 62,4 euros. √Č ainda necess√°rio somar os 11% de contribui√ß√Ķes para a Seguran√ßa Social, que nem sequer chegam √† m√£o o trabalhador e ficam retidos na fonte. Contas feitas, s√£o cerca de 88 euros. Sobram-nos agora 649,6 euros de sal√°rio l√≠quido na carteira do trabalhador, menos do que o valor l√≠quido recebido por um trabalhador que aufira o sal√°rio m√≠nimo nacional ou at√© 762 euros.
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/quem-ganha-800-euros-brutos-vai-receber-menos-em-termos-liquidos-do-que-quem-aufere-o-salario-minimo

>ser eu
>ser aumentado
>ficar a ganhar menos
>Dezasseis pessoas morreram no estado norte-americano da Calif√≥rnia devido √†s chuvas torrenciais que continuaram hoje a cair, tendo as autoridades ordenado √† evacua√ß√£o de numerosas regi√Ķes, incluindo a cidade de Montecito, onde est√° a resid√™ncia do pr√≠ncipe Harry e Meghan Markle

https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2023-01-11-dezasseis-mortos-devido-as-chuvas-torrenciais-na-california/
>O embaixador do Ir√£o em Lisboa "exortou os pa√≠ses europeus, incluindo Portugal, a abordarem os acontecimentos de forma imparcial, evitando negocia√ß√Ķes seletivas e politicamente motivadas".

https://observador.pt/2023/01/11/irao-embaixador-iraniano-em-lisboa-pede-aos-paises-europeus-abordagem-imparcial/
>Ministra da Justiça promete menos gente na cadeia e saída mais rápida
>Catarina Sarmento e Castro vai avançar com alteração das leis penais para combater o discurso de ódio e contratar 200 oficiais de justiça.
https://www.publico.pt/2023/01/10/sociedade/noticia/ministra-justica-promete-menos-gente-cadeia-saida-rapida-2034478#&gid=1&pid=1
>Pequim suspendeu a emiss√£o de vistos de curta dura√ß√£o para japoneses, numa aparente resposta √†s restri√ß√Ķes sanit√°rias por causa da Covid aplicadas por T√≥quio aos viajantes chineses.

https://eco.sapo.pt/2023/01/10/china-suspende-emissao-de-vistos-de-curto-prazo-para-japoneses/
>Mapa revelado pelo Arquivo Nacional dos Países Baixos aparentemente indica o local onde estarão enterradas quatro caixas cheias de jóias e moedas, que o próprio Estado holandês já tentou encontrar no passado sem sucesso.

https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/09/dezenas-de-pessoas-a-caca-de-tesouro-nazi-nos-paises-baixos/315095/
https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/morreu-victoria-lee-estrela-em-ascensao-no-mma
Causas da morte ainda por apurar, muitos casos assim hoje em dia
Andrew "Top G" Tate foi levado com urg√™ncia da pris√£o romena para o hospital com v√°rias les√Ķes e sangramento no √Ęnus.

https://www.the-sun.com/news/7083101/andrew-tate-tristan-hospital-jail/
>Milhares de apoiantes do antigo presidente Jair Bolsonaro invadiram e causaram avultados danos no interior dos edifícios dos poderes executivo, legislativo e judicial, com elevado valor patrimonial.

https://observador.pt/2023/01/09/brasil-unesco-oferece-ajuda-no-restauro-e-recuperacao-de-obras-destruidas/
>O Presidente do Brasil, Luiz In√°cio Lula da Silva fez uma visita na noite de domingo para conferir os estragos provocados por "bolsonaristas" no Pal√°cio do Planalto, sede do executivo brasileiro, que invadiram edif√≠cios p√ļblicos em Bras√≠lia

https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2023-01-09-brasil-lula-da-silva-visita-palacio-do-planalto-apos-invasao-de-bolsonaristas/
>Apoiantes de Bolsonaro invadiram este domingo o Congresso Nacional, o Pal√°cio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), sede do legislativo, executivo e do judici√°rio, num protesto violento na capital do Brasil, Bras√≠lia. Lula da Silva acusou o ex-presidente de genocida e de provocar e estimular invas√Ķes violentas em edif√≠cios p√ļblicos. Veja os v√≠deos

https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2023-01-08-a-invasao-de-apoiantes-de-bolsonaro-as-sedes-dos-tres-poderes-em-brasilia-em-imagens-e-videos-partilhados-no-twitter/
>Natal ortodoxo foi marcado por quebra do cessar-fogo anunciado por Moscovo, confirmam Washington e Londres. Putin assinalou data num serviço privado e mencionou operação militar na mensagem de Natal.

https://observador.pt/2023/01/08/ponto-de-situacao-o-que-aconteceu-durante-o-318-o-dia-de-guerra-na-ucrania/
>Pico foi registado em março, com os preços mundiais do trigo e do milho a alcançarem os valores mais altos.

https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/06/precos-dos-alimentos-atingem-maximo-historico-em-2022/314763/
>Na quinta-feira, o Minist√©rio da Sa√ļde da Alemanha j√° tinha anunciado que os viajantes provenientes da China ter√£o de apresentar um teste negativo √† covid-19 para entrar no pa√≠s, como √© j√° exigido por outros pa√≠ses preocupados com o recrudescimento de casos no territ√≥rio chin√™s.

https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/07/alemanha-desaconselha-viagens-nao-essenciais-para-a-china/314881/
>O caix√£o foi apreendido pelo Minist√©rio P√ļblico de Manhattan, depois de ter sido removido da necr√≥pole de Abusir, perto do Cairo, e contrabandeado para os EUA.

https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/03/estados-unidos-devolvem-sarcofago-verde-ao-egito/314215/
>As autoridades de sa√ļde norte-americanas autorizaram esta sexta-feira um novo medicamento para a doen√ßa neurodegenerativa Alzheimer destinado a reduzir o decl√≠nio cognitivo em pacientes.

https://www.jn.pt/mundo/eua-autorizam-novo-tratamento-para-doenca-de-alzheimer-15613472.html
>Para o ministro das Finan√ßas, o caso da indemniza√ß√£o da TAP √© "desajustado". Medina defendeu a cria√ß√£o de um quadro legislativo pr√≥prio para empresas p√ļblicas que atuam em setores de concorr√™ncia.

https://eco.sapo.pt/2023/01/06/medina-pediu-levantamento-de-outros-casos-como-o-da-indemnizacao-da-tap-em-empresas-publicas/
>Mesmo num cen√°rio de baixas emiss√Ķes de gases com efeito de estufa, mais de 25% da massa glaciar desaparecer√° e quase metade dos glaciares desaparece tamb√©m.

https://observador.pt/2023/01/06/mais-de-80-dos-glaciares-do-mundo-podem-desparecer-ate-ao-final-do-seculo/
>Na Florida, quase um milh√£o de pessoas ‚ÄĒ ou cerca de um em cada 17 residentes adultos ‚ÄĒ foram deslocadas num estado que foi devastado pelos furac√Ķes Ian e Nicole no Outono.

https://www.publico.pt/2023/01/06/mundo/noticia/tres-milhoes-adultos-deslocados-desastres-naturais-eua-2033979
>Perante o impasse do Partido Republicano para eleger um l√≠der na C√Ęmara dos Representantes, o nome do congressista Byron Donalds, da Florida, est√° a emergir como uma poss√≠vel escolha entre os conservadores que se recusam a apoiar Kevin McCarthy.

https://www.jn.pt/mundo/byron-donalds-surge-como-alternativa-republicana-para-liderar-camara-dos-representantes-15601416.html
>Ukrainian Developer Of S.T.A.L.K.E.R. Video Game Killed Near Bakhmut

Boa noite, doce príncipe. Espero que os russos queimem no inferno.

https://www.youtube.com/watch?v=696zMTbrAFM
https://www.jn.pt/nacional/marcelo-envia-eutanasia-para-o-tribunal-constitucional-pela-terceira-vez-15599585.html
>Marcelo volta a enviar eutan√°sia para o Tribunal Constitucional
>O presidente da Rep√ļblica encaminhou, esta quarta-feira, o diploma da eutan√°sia para o Tribunal Constitucional (TC). √Č a terceira vez que n√£o promulga.
>Al√©m da exig√™ncia do teste, as autoridades de sa√ļde gregas recomendam a utiliza√ß√£o de uma m√°scara de alta prote√ß√£o (N95/KN95/FFP2) para todos os passageiros em voos que partam do pa√≠s asi√°tico e tenham a Gr√©cia como destino final.

https://jornaleconomico.pt/noticias/covid-19-grecia-adopta-maioria-das-recomendacoes-da-ue-para-quem-vem-da-china-979745
>EUA, Canad√° e Jap√£o j√° adotaram medidas. ‚ÄúAlgumas pr√°ticas s√£o inaceit√°veis‚ÄĚ, disse respons√°vel chin√™s.

https://ionline.sapo.pt/artigo/789326/china-pode-retaliar-contra-paises-com-restricoes?seccao=Mundo_i
https://eco.sapo.pt/2023/01/05/nova-secretaria-de-estado-da-agricultura-tem-contas-arrestadas-por-investigacao-ao-marido/
>Em 2013 ter√£o sido declarados vencimentos de 44 mil euros, mas entraram nas contas 54 mil. No ano seguinte, o casal ter√° declarado ganhar 135 mil euros, mas foram depositados 180 mil. O padr√£o continua at√© 2020, ano em que o casal ‚ÄĒ uma funcion√°ria em institui√ß√Ķes p√ļblicas e um presidente da c√Ęmara ‚ÄĒ depositou nas contas banc√°rias 264 mil euros, mas declarou 100 mil. Em cima da mesa estar√£o poss√≠veis crimes de corrup√ß√£o ativa e prevarica√ß√£o, segundo o Minist√©rio P√ļblico, que pediu o julgamento do ex-autarca, marido da rec√©m-empossada governante, que n√£o foi acusada neste processo.

Sou o √ļnico a notar que o Touro est√° a levar uma bujarda quase todos os dias? √Č o PS a querer corre-lo de l√° para fora, quando at√© o l√≠der de Bancada do PS faz largos elogios ao Pedro Nuno, √© a divis√£o √≥bvia interna, o PS est√° cansado do Costa. 
<judasabeijarjesus.png
>A Uni√£o Europeia, adiantou Jo√£o Gomes Cravinho, ‚Äúest√° a trabalhar em mais um pacote, o 10.¬ļ, de san√ß√Ķes √† R√ļssia".

https://eco.sapo.pt/2023/01/04/mne-de-portugal-e-alemanha-sustentam-eficacia-das-sancoes-a-russia/
>A nova onda de covid-19 na China é "a fonte de legítima preocupação para a Europa", disse hoje o Governo francês, garantindo, em resposta aos protestos de Pequim, que os testes obrigatórios a viajantes serão aplicados "sem pestanejar"

https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2023-01-04-franca-exige-testes-de-covid-19-a-passageiros-da-china-sem-pestanejar/
>Para o Presidente da Rep√ļblica, a solu√ß√£o de ‚Äúmexer o m√≠nimo poss√≠vel‚ÄĚ, sem inovar, acarreta um risco cuja responsabilidade ser√° √ļnica e exclusivamente do primeiro-ministro. E promete avaliar os resultados e retirar ‚Äúconclus√Ķes‚ÄĚ.

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/marcelo-da-posse-aos-novos-ministros-com-duvidas-sobre-as-escolhas-de-costa
>Primeiro-ministro revelou que despesa p√ļblica executada pelos munic√≠pios em 2023 ser√° de 12,8 mil milh√Ķes de euros, "quase o dobro" face a 2015. E quer pensar na pr√≥xima etapa de descentraliza√ß√£o.

https://observador.pt/2023/01/03/costa-diz-que-ainda-ha-muita-competencia-que-pode-ser-exercida-a-nivel-local/
>A região de Kharkiv esteve sob o controlo das forças russas desde o início da invasão, em fevereiro, até o início de setembro, quando as forças ucranianas forçaram a sua retirada numa contraofensiva.

https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/03/ucrania-policia-revela-ate-25-campos-russos-de-tortura-descobertos-em-kharkiv/314193/
>O encerramento das escolas primárias e secundárias afeta as duas principais cidades do Maláui, Lilongué (a capital) e Blantire (sul), onde estas deveriam reabrir portas esta terça-feira.

https://observador.pt/2023/01/02/surto-de-colera-no-malaui-causa-595-mortos-e-atrasa-abertura-de-escolas/
>Presidente da Rep√ļblica considera que Lula da Silva deu sinais de uma ‚Äúvis√£o multilateral‚ÄĚ e ‚Äúprotagonismo internacional‚ÄĚ que contrastam com a administra√ß√£o de Jair Bolsonaro.

https://www.publico.pt/2023/01/02/politica/noticia/marcelo-realca-importancia-dada-portugal-administracao-lula-2033427
>No primeiro discurso do ano, Zelensky disse que os russos "est√£o certos em ter medo" da Ucr√Ęnia porque "est√£o a perder" a guerra e nem "drones e m√≠sseis" os v√£o ajudar.

https://observador.pt/2023/01/02/tem-medo-da-para-sentir-e-estao-certos-em-ter-medo-zelensky-diz-que-russia-esta-a-perder-a-guerra/
>Face √† infla√ß√£o prevista, os portugueses n√£o ter√£o um ano f√°cil. Esperam-se aumentos das rendas, portagens, transportes, p√£o, tabaco, √°lcool e at√© das tarifas das inspe√ß√Ķes dos autom√≥veis.

https://eco.sapo.pt/2023/01/01/da-renda-aos-transportes-passando-pelo-pao-e-tabaco-o-que-aumenta-em-2023/
>Cinco pessoas esfaqueadas durante festejos de passagem de ano em Lisboa
>Três sofreram ferimentos graves. O incidente ocorreu na praça da Figueira. Foi a situação mais grave na noite que marcou o regresso dos festejos à capital.
https://www.rtp.pt/noticias/pais/cinco-pessoas-esfaqueadas-durante-festejos-de-passagem-de-ano-em-lisboa_v1457131

Hmmm... Lisboa-manos?
>"Eu estou aqui a representar Portugal e, estando a representar Portugal, nada me incomoda", afirmou o Presidente da Rep√ļblica, que est√° no Brasil para a tomada de posse do novo chefe de Estado.

https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/01/01/marcelo-rejeita-incomodo-por-convite-de-lula-a-socrates/313983/
>O Presidente da Rep√ļblica, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu hoje ir ao funeral do papa em√©rito Bento XVI, na quinta-feira, em Roma, se for alargado a mais chefes de Estado, aguardando a posi√ß√£o da Santa S√©.

https://jornaleconomico.pt/noticias/bento-xvi-obito-marcelo-admite-ir-ao-funeral-se-for-alargado-a-mais-chefes-de-estado-978053
>Filho de um comiss√°rio de pol√≠cia e de uma cozinheira, Joseph Ratzinger viveu 78 anos antes de ser eleito o 265¬ļ Papa, sucedendo a Jo√£o Paulo II. Eis alguns dos momentos mais marcantes da sua vida.

https://www.publico.pt/2022/12/31/mundo/noticia/datas-marcaram-pontificado-bento-xvi-2033347

Denunciar/Moderar

A√ß√Ķes:

Captcha:

Onde est√£o os animais?
‚ÄĘ Not√≠cias ‚ÄĘ Regras ‚ÄĘ FAQ ‚ÄĘ Legal/DMCA ‚ÄĘ Stream ‚ÄĘ Doar ‚ÄĘ

Todas as marcas registadas, direitos de autor, comentários e ficheiros neste site são propriedade e responsabilidade dos seus respectivos autores e proprietários. Só um louco levaria o que aqui é escrito a sério.