/i/ - Internet

A Internet


Nova Resposta
Nome
×
Opção
Mensagem
Ficheiros 🖌️ Máx 4100MB total
Password
Especial
[Nova Resposta]


198123d82ebdb19b0606(...).png
[Esconder] (21.8KB, 266x221) ImgOps
Sou programador. Trabalho como programador faz 8 anos desde que terminei a faculdade. Meu primeiro salário foi de 850 costões. Hoje ganho 1.300 costões (Brutos) como trabalhador dependente.
Durante o café na aceleradora onde a empresa que trabalho está, um recrutador de uma outra empresa ofereceu-me 2.100 costões (Brutos) como trabalhador dependente e paga-me a indemnização para começar Quinta-feira.
Estou numa empresa que está a terminar um projeto pago com fundos europeus. Sou um dos 3 programadores principais e estamos em sobre carga. Se eu ou algum dos meus colegas sair, a empresa vai para os cães pois é difícil encontrar programadores e eles tem um deadline por conta dos fundos. Se eu ficar, vou mandar 800 costões para o caralho. A empresa onde estou não é má e o dono até é um gajo porreiro e fixe. Se eu não aceitar, o recrutador poderá contratar um dos meus colegas e eu fico sem emprego em curto prazo ou sobrecarregado de trabalho a tentar salvar a empresa onde estou. Não consigo dormir. O que fazer?
Vives no sistema capitalista. Empresas surgem e desaparecem a todo instante. Aceite o novo emprego.
Porque não ir ter com o teu patrão e dizer-lhe que recebeste uma proposta muito boa noutro lado e ver como ele reage? Depois rezas um bocadinho para a empresa actual não ir com o caralho. 
Em que empresa tens mais facilidade em progredir, trabalhar em coisas fixes e aprender cenas novas? 
800 paus é muito dinheiro, eu acho que se não me apresentassem uma boa contra proposta onde estava ia embora.
Tu não tens culpa de que o dono da empresa não sabe gerir risco, vai aprender duma má forma mas também ganha experiência, não tens de ser refém das más decisões dos outros neste caso, não estás casado com ele e as regras do vosso relacionamento estão bem definidas no contrato e na lei, que pode ser renunciado por ti. 
Se ele não considera essa possibilidade, mesmo que não saias deve ir com os porcos por outra merda qualquer.
Ele pode ser um gajo fixe mas sabes o que é mais fixe? 800 costões e progressão na carreira, há uma frase que diz "não te queimes para aquecer os outros" e é o que estás a considerar fazer.
Mas não precisas de ser filho da puta autêntico, explica a situação ao dono e dizes que vais sair mas gostarias que a transição fosse o mais suave o possível e que estás disposto a fazer as coisas de forma a que seja melhor com ele, conversem, cheguem a um consenso, podes ajudar a treinar uma pessoa nova, deixar tudo documentado especialmente as partes que só tu conheces, ou qualquer outra coisa para facilitar.

Não é bom queimar pontes e até evitas a sensação de te sentires como um filho da puta e daí depende da decisão dele se ele vai colaborar e até podes fazer uns trocos extra em intervenções esporádicas ou pequenos trabalhos depois de saíres. 1300 brutos para alguém com 8 anos de experiência é muito pouco.
1617227890360.jpg
[Esconder] (6.8KB, 364x295) ImgOps
>>229312 (OP) 
Se trabalhares para a pica relatada, eu não ironicamente uso isso no trabalho e espero que tenhas uma morte lenta e agonizante.
Respostas: >>229344
>>229312 (OP) 
OP aqui. Falei com o meu patrão atual. Tentei explicar-lhe as coisas e ele reagiu da pior maneira possível ameaçando-me processar e imputar em mim se tiver de devolver os fundos europeus. Falei com o recrutador que garante em contrato apoio jurídico e assumir qualquer indenização. Embora diga que ele não pode fazer nada. A verdade é que estava mesmo com um dilema e peso na consciência, mas com o gajo a chamar-me de cabrão e a ameaçar-me... Vou acabar o dia e acabou-se.
>>229331
>reagiu da pior maneira possível ameaçando-me processar e imputar em mim se tiver de devolver os fundos europeus.
>a chamar-me de cabrão e a ameaçar-me

lol o empresário porcoguês ficou com o cu em chamas, que melhor forma de garantir a produtividade de alguém que ameaçar e chamar nomes haha
sa foda esse gajo
Respostas: >>229333
>>229332
O gajo podia pelo menos ter feito uma oferta ou ter tido outro tipo de atitude. Entrou logo a matar e aos gritos. As pessoas todas ouviram.
>>229331

Começa a fazer tudo mal até seres despedido kek
Respostas: >>229335
>>229334
Eu termino hoje o dia, vou assinar contrato e amanhã o jurídico da emrpesa que vou tratar da minha demissão.
> A empresa onde estou não é má e o dono até é um gajo porreiro e fixe.
<ameaçando-me processar e imputar em mim se tiver de devolver os fundos europeus.
às vezes penso que se aquele meme da geração de pais ausentes não tem um fundão de verdade

porque qualquer figura parental te deveria ter ensinado que não existem amigos nos negócios e sobretudo não se é amigo de um superior porque ou te vai meter a faca pelas costas na primeira altura que precisar (como foi aqui) ou simplesmente vais ser comido de sono enquanto te dá palmadinhas.

também te deveriam ter ensinado que deves tratar as empresas justamente como elas olham para ti, o anão de cima acertou em cheio porque se há pessoas com 40 anos de casa a serem despedidas, provavelmente não irias manter o teu trabalho mesmo que fosses o bottom do teu patrão.
Respostas: >>229343
a401e455a23dec743859(...).gif
[Esconder] (375.2KB, 480x480) ImgOps
agora lembra-te que o salário seja 99% do trabalho tens de ver se o 1% que corresponde a facilidade de horários, ambiente de trabalho, cultura empresarial e misc. realmente mede apenas só essa ninharia para ti ou se afinal vai dar mais trabalho que isso: é um caso pessoal, mas é importante sempre avaliar porque eu próprio já fui em tretas de recrutadores de LinkedIN e acabei a meter me em ninhos de víboras piores do que aqueles de onde tinha saído.

tomaste uma boa decisão.
boa sorte
Respostas: >>229343
Foste basado OP, esse teu patrão que se foda.

Onde falhaste foi em ficar tanto tempo nesse emprego sendo tu programador com 8 anos de experiência. Eu só tenho 2 de experiência e já ganho 1400 costões brutos, é impensável alguém com 8 ganhar tão pouco. Regra geral: se ao fim do ano não te derem ~10% de aumento começa logo a tentar mudar.
Respostas: >>229343
Costões, estamos mesmo a falar de Euros? Programadores com 8 anos de experiência que aceitam ordenados < 5-6k deviam levar um tiro. Procura um bocado e encontras ofertas de 7k+ remoto para empresas Europeias/UK. Fodasse.
Respostas: >>229341 >>229343
>>229340
isto, eu com 3 anos de experiência já sacava 3k brutos em Portugal
Respostas: >>229342 >>229343
>>229341

Nem recomendo trabalhar para Portugueses porque sei que mesmo 4k é complicado em Portugal.

Se estivessem numa área que não fosse possível trabalhar remotamente, mas programação... em 2022 não faz sentido.
>>229337
Bem, não era meu amigo, mas parecia-me porreiro pois ia conosco aos copos e ao futebol no sábado.
>>229338
As condições são melhores no geral. 
>>229339
Onde vocês? Eu estou em Coimbra. Pago 500€ no meu T2 onde vivo com a cachopa e como moro no vale das flores vou a pé para o trabalho. Se fosse em Lisboa tenho certeza que o custo de viva seria maior. 
>>229340
Ya, eu sei. Mas tenho a família aqui e já estou a viver com a cachopa. Poderia ir para fora e ganhar mais, mas mesmo sendo pior, gosto de dormir na minha própria cama.
>>229341
Pois, mas depende da cidade. Em Coimbra sobra-me dinheiro.
Also...
O meu colega que é programador também acabou de dizer-me que foi também recrutado. Acho que está claro que tenho de abandonar o barco.
Na aceleradora que estou, a empresa que recrutou-me está a recrutar de forma agressiva, parece que foram pescar nas startups todas que também estão na aceleradora e vão desfalcar muitas delas.
Então não vou ver caso único.
>>229330
Não confirmo nem desminto.
>>229343

Quem é que falou em ir para fora? Eu também sou casado, vivo em Portugal e trabalho remotamente a ganhar bom ordenado, não é complicado, acredita. A maneira mais fácil é conhecer pessoal em meetups de IT, especialmente crypto, mas mesmo o emprego que tenho agora encontrei online.
Respostas: >>229346
>>229345
Se calhar devia arriscar mais.
Respostas: >>229366
>>229343
>Bem, não era meu amigo, mas parecia-me porreiro pois ia conosco aos copos e ao futebol no sábado.
Em relação a "amizades" de trabalho pensa assim: quando um de nós partir para outra empresa, vamos continuar a conviver? Só se a resposta for sim é que essa relação pode valer a pena.

>Poderia ir para fora e ganhar mais, mas mesmo sendo pior, gosto de dormir na minha própria cama
Podes sempre tentar encontrar trabalho remoto para empresas estrangeiras. Em termos financeiros é de longe a melhor opção, mas sei que não é para todos.

>Na aceleradora que estou, a empresa que recrutou-me está a recrutar de forma agressiva, parece que foram pescar nas startups todas que também estão na aceleradora e vão desfalcar muitas delas.
É claro que estão, vocês são mão de obra barata e fácil de aliciar. Mesmo os 2100 costões que vais ganhar são pouco para alguém com o teu nível de experiência, pelo menos para a realidade de Lixoboa.
>>229343
>O meu colega que é programador também acabou de dizer-me que foi também recrutado
Isto é o normal, há pouca gente e andam todos a "roubar" candidatos uns dos outros. a minha empresa já fez campanhas de recrutamento mesmo agressivas, as empresas da região ficam fodidas mas não aumentam o salário nem têm projetos interessantes então perdem trabalhadores.
Respostas: >>229358
>>229348
São aquelas que andam agora no LinkedIn a chorar que o português não interessa e que PRECISAMOS DE IMIGRAÇOM.

O pior é que os burros dos zucccs caem mesmo nisso kek como o que andava aqui no /br/ ainda nem há um mês todo contente porque ia ganhar 1000 e poucos euros para viver em lx.
Respostas: >>229363
>>229358
só caem a primeira vez, depois conversam com os colegas e apercebem-se que estão a ser comidos. por isso que é bom partilhar ordenados
>>229346

Quê?
Acho que tu já sabes a resposta.
>>229343
Deixa-me adivinhar, a empresa está no IPN
>>229331
O derradeiro português
>>229331
e eu ainda a dizer para seres considerado com o chefe kek. mas estava certo na parte de que isso ia ao charco eventualmente, a tratar assim os funcionários um negócio só próspera em temos de crise em que um gajo tem de de sujeitar.
por mim é deixar isso ir às falência mesmo para abrir espaço no mercado para chefias de jeito.
OP aqui.
Falei ontem com o recrutador após a saída do trabalho e vou assinar contrato hoje ao fim do dia para começar segunda-feira.
O meu ainda chefe ligou-me eram 8 horas a pedir desculpas e a subir 300€ do salário. Parece que a outra empresa recrutou eu e mais os meus dois colegas. Expliquei que a oferta era boa, as condições melhores e que ele ter gritado antes não ajudou em nada e que tendo em conta tudo isso que estava a sair. Poderia estar hoje e amanhã e todo o fim de semana a tratar da transição e que nos próximos 3 fins de semana e após o outro trabalho durante a semana, não importava-me em trabalhar para a transição da nova equipa, obviamente a ser pago em recibos verdes, e era assim. O tipo quase começou a implorar mas percebeu que estava decidido.
Soube a pouco que a empresa do recrutador fez uma razia nas startups pequenas por cá.
Respostas: >>229389
>>229312 (OP) 
Que projeto era esse (o tipo de coisa que estavas a fazer sem entraar em detalhes)?
Respostas: >>229385
>>229378
Pois, é daqueles pagos com dinheiros da Europa e com apoio da CCDRC e CIM e tem KPIs. Fazemos a programação conforme os objetivos do projeto e de forma que possamos apresentar evidências que correspondam aos KPIs definidos.
>>229375
Sou recrutador de IT numa empresa unicórnio espanhola (a trabalhar full remote a partir de Lisboa) e porra... 2100 brutos é terrível em geral e muito mais para um senior com 8 anos. Não sei as tecnologias que usas, mas sei que conseguias ganhar o dobro ou mais a trabalhar para fora.

Seja como for, tiveste um cheirinho da experiência "patrão tugão" e ainda bem que mudaste.

Desejo-te a melhor das sortes!
Respostas: >>229390
>>229389
eu acho pessoalmente horrível como este site de degenerados neet lentamente está a ser invadido por pessoas que conseguem manter trabalhos e ganham um dinheiro decente. O ptxunga deixou de ser o que era
Respostas: >>229391
ceb0350c859c07222e5b(...).jpg
[Esconder] (28.3KB, 473x473) ImgOps
>>229390
O ptchina está  ter o melhor trimestre de sempre há anos.  
Todo os seus utilizadores são CEOs, CFOs ou CTOs de alguma coisa.
Respostas: >>229392
>>229391
é que nem podemos ter um espaço seguro só para falhados que os normalóides têm de vir meter nojo e introduzirem-se onde não pertencem
Respostas: >>229393 >>229394
>>229392
Eu gostaria de interromper por um momento. O que você está chamando de ptchan é, na verdade, ptchan/tábuas ou, como comecei a chamá-lo recentemente, ptchan mais tábuas. O ptchan não é um chan uniforme, mas sim um conjunto de tábuas autônomas salvo algumas regras gerais, a interface e o endereço ptchan.org que os une.

Muitos danones acessam uma tábua do ptchan que é independente todos os dias, sem perceber. Por meio de uma peculiar reviravolta nos acontecimentos, a tábua /br/  amplamente acessada hoje em dia costuma ser chamada de "ptchan", e muitos de seus usuários não sabem que se trata basicamente da tábua /br/. mantida por seu moderador com suas próprias regras e vieses, mesmo que dentro do site ptchan.

Existe realmente um ptchan, e essas pessoas o estão usando, mas é apenas uma parte da comunidade de que participam. ptchan é o site que reúne as tábuas e que as hospeda sob um endereço comum. O site é uma parte essencial de um chan, mas inútil por si só; ele só pode funcionar no contexto de um chan completo, com tábuas onde danones podem postar e interagir. O ptchan é normalmente usado em combinação com as tábuas: todo o sistema é basicamente ptchan com tábuas adicionadas, ou ptchan/tábuas. Todas as tábuas chamadas "ptchan" são, na verdade, distribuições ptchan/tábuas.
Respostas: >>229394
>>229392
>>229393
>alguém crie o r9k português
OP aqui. O meu ainda chefe chamou-nos os 3 programadores em reunião antes do almoço e veio junto do advogado dele. Respondi que se era com o advogado dele, entoa que eu só iria reunir se o meu advogado também pudesse participar. O gajo começou a dizer que queria que soubessemos os riscos legais que corríamos. Eu respondi que se era uma.wuestao legal então deveria estar com o meu advogado e que não iria participar. E disse que se continuasse a sofrer assédio que não voltava de tarde. Sai, liguei ao recrutador e fui falar com o jurídico da.outra emrpesa que disse que.no máximo ele pode exigir que eu pague um mês de trabalho como indenização por sair antes e a empresa para onde vou tratará disso. Agora o advogado dessa empresa já entrou em contato com eles. Vamos ver...
Respostas: >>229398
>>229396
À partida a outra empresa tem razão (podes é ter de pagar dois meses e não um, dependendo de há quanto tempo lá estás). Normalmente tens de fazer um aviso prévio 30 ou 60 dias antes de saíres, dependendo da tua antiguidade, se não o fizeres tens de pagar esses dias à empresa. Mas atenção que há exceções:
>Os instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho e os contratos individuais de trabalho podem alargar o prazo de aviso prévio até seis meses para a rescisão de contrato, se o trabalhador desempenhar funções de administração ou direção, bem como representação da entidade patronal ou cargos de responsabilidade.
>Se o trabalhador não cumprir o prazo de pré-aviso para a rescisão de contrato, tem de pagar à entidade empregadora uma indemnização igual à remuneração-base do período de aviso prévio em falta. Pode ainda ter de compensar a entidade patronal por eventuais danos que lhe cause devido à falta ou atraso do aviso prévio.
Ele vai alegar que desempenhavas um cargo de responsabilidade (kek, a receber ninharias vai ser difícil convencer um juíz disso), ou que causaste danos por não fazeres aviso prévio, e aqui já é capaz de te entalar se tiver conhecimentos no tribunal se os advogados dele forem competentes.
>>229312 (OP) 
OP aqui. A direção da aceleradora, a empresa que ainda estou e a que fui recrutado fizeram uma reunião de emergência. A empresa que me recrutou recrutou essa semana 23 developers e programadores nas empresas da aceleradora colocando muitas empresas em risco. A empresa que estou alegou que eles estão numa fase de grande crescimento e muita pressão dos investidores e precisa crescer. Nós vamos assinar contrato, mas teremos de ficar na atual até ao fim do mês.
Respostas: >>229406
>>229405
>A empresa que estou alegou que eles estão numa fase de grande crescimento e muita pressão dos investidores e precisa crescer.
Risos. Estão em grande crescimento mas pagam mal e parcamente aos empregados. Era bem feito que falissem. 
Mas pior ainda eras tu, com oito anos de experiência a sujeitares-te a trabalhar por tostões.

>Nós vamos assinar contrato, mas teremos de ficar na atual até ao fim do mês.
É o normal, se não eles iam para tribunal alegar que não tinhas dado o aviso prévio e que causaste danos e não sei mais o quê. Assim fica tudo resolvido e ninguém tem chatices.
Respostas: >>229407
>>229406
Escrevi mal, a empresa para onde vou alegou que eles estão sobre grande pressão de crescimento, que tem investidores estrangeiros e que precisam e vão contratar toda e qualquer mão de obra que necessitarem aonde for necessário. A aceleradora ameaçou os despejar. 
Sim anão, ficamos lá até ao fim do mês, mas o ambiente de trabalho não está o melhor. Also, ele anda a caçar outros programadores na Universidade, sobretudo malta a fazer mestrado... Ouvi uma conversa e ele quer pagar 800€ brutos para um recém formado/terminar mestrado... Vamos ver onde isso vai.
Respostas: >>229416
>>229407
Após ter falado contigo como falou devias estar com mentalidade de "fazer serviços mínimos". Claro que o ambiente vai ser merda e não contes com boas referências vindas dali. É cumprir o absoluto mínimo do contrato e siga. Podes estar doente uns dias e dependendo se tens férias para gozar ou não, podes meter uns dias pelo meio.
Respostas: >>229420
>>229416
Grande LOL! O gajo contratou uma empresa indiana para nós substituir! Fizemos uma call mesmo agora com os developers e eu fiquei praticamente tod as reunião a espera de quando eles desatavam a cantar e dançar.
Respostas: >>229421
>>229420
Indianos são os únicos com experiência que trabalham tão barato como vocês estavam a trabalhar.
Há uns tempos a empresa onde estou fez o mesmo para um projeto e deu merda, os gajos nem duraram dois meses. Gente incompetente para caralho. Depois tivemos nós de ir salvar o dia.
Para mim, mão de obra barata só do Brasil, esses sim são realmente competentes.
Enfim... Estou em casa e isso está a ser divertido.
Já estou contratado pela outra empresa, com início de atividade no próximo mês.
No trabalho atual, temos de fazer o shift out para os indianos e tratar de documentação e comentários. Eu sempre documento tudo em inglês, mas os meus colegas fazem em Português.
OP aqui. O nosso antigo chefe mas agora quem trabalharemos até ao fim do mês disse que os 4 indianos custam tanto como dois de nós. 
Os indianos reuniram-se agora conosco e começaram a exigir documentação adicional e que entreguemos definições de algoritmos de cães posteriores que nem mesmo nos ainda possuímos. Isto não vai correr bem.
Respostas: >>229475
>>229474
Sir do the needful
Respostas: >>229479
>>229476
Hoje comi favas com chouriço.

>>229475
Sir du niid sendi the documentation in a form than ui understandi
Um dos indianos quer ser meu amigo no Facebook... O que eu faço?
Respostas: >>229483 >>229485
>>229480
não redimas os códigos do google play
Indianos receberam o pagamento do primeiro mês. A atitude já mudou. O que era simples já estão a complicar. Fazem calls a cada 10 minutos e ficam a nos dizer o que temos de fazer para eles pegarem naquilo. Temos uma máquina virtual onde é compilado o código e a qual eles tem acesso, mas agora querem façamos um mirror dos discos dos.nossos computadores e enviemos.
Respostas: >>229485
>>229480
>ainda usar facebook em 2022
Ai avô.... Mas rejeitas. Para mim nem no linkedin.

>>229484
Risos. Se eles não tiverem boas razões para isso, não o façam.
Respostas: >>229555
OP aqui. O chefe tufão já se arrependeu dos indianos. Fez uma oferta de salário igual ao que a outra empresa ofereceu-me. Mas eu já assinei contrato e as cláusulas não eprmitem sair sem aviso de 3 meses.
Larp, larp tudo larp
Respostas: >>229581
>>229485
Há paginas e grupos no fb que são 10x melhor que quaisqueres lambepiças do twatter ou furropedófilos do Discord
Respostas: >>229559
>>229555
Acredito que sim mas não gosto das regras daquele site (ter de dar o nome verdadeiro, dificultar ajustar definições de privacidade os vários escândalos com dados dumpados da plataforma, etc).
>>229312 (OP) 
Já agora opê, porquê postaste o logo da talkdesk?
Um dos melhores programadores que conheço concorreu para lá e não passou, é do tipo de gajos que vem dizer que anda a construir uma máquina virtual de java nos tempos livres e diz que é fácil. A amostra é reduzida mas fico com a impressão que é fodido entrar para lá.
LARP-master-580x386(...).jpg
[Esconder] (10.8KB, 580x386) ImgOps
>>229549

Para certos anões tudo é larp. O que me questiono é o que aqui andam a fazer.
[Nova Resposta]
59 respostas | 5 ficheiros
A ligar...
Denunciar/Moderar

Acões:

Captcha:

Instruções
NotíciasRegrasFAQLegal/DMCASourceDoar

Todas as marcas registadas, direitos de autor, comentários e ficheiros neste site são propriedade e responsabilidade dos seus respectivos autores e proprietários. Só um louco levaria o que aqui é escrito a sério.