/god/ - Tábua de Deus

Discussão de assuntos relacionados a Deus


New Reply
Name
X
Email
Message
Files Max 4 files100MB total
Password
[New Reply]


vatflag.jpg (u)
[Hide] (13.4KB, 600x400)
>Giordano Bruno (1548-1600) foi um defensor franco da perspectiva controversa de que a Terra e outros planetas giram em torno do Sol. Ele também propôs que o universo é infinito, é preenchido com um "éter" através do qual os planetas se movem sem esforço, e que as estrelas visíveis no céu noturno também eram sóis com planetas orbitando-as, e que esses planetas eram habitados por seres vivos. Depois de muitos anos viajando pela Europa, ensinando em instituições de ensino e sendo rejeitado por elas, ele foi finalmente preso pelo Vaticano e levado a julgamento pela Inquisição Romana. Em janeiro de 1600, após sete anos de prisão, o Papa Clemente VIII o declarou “um herege impenitente, tenaz e teimoso” e a Inquisição o condenou à morte. Ele foi queimado na fogueira em uma praça pública um mês depois e todas as suas obras foram adicionadas à Lista de Livros Proibidos da Igreja Católica (Index Librorum Prohibitorum) em 1603.
Cuidado com o lixo que a tua igreja te ensina. E cuidado na hora de querer julgar os outros e chamá-los de hereges.
Replies: >>132 >>133 >>134
>>131 (OP) 
Uma historia muito mal contada devido a influencia protestante e mais tarde iluminista quando queriam atacar a igreja.
A condenação não acontecia simplesmente porque dizia algo que não concordava com a bíblia, sempre fez parte da igreja de tentar reinterpretar o que estava escrito caso o mundo "cientifico" provasse o contrário. Como tens no caso do velho testamento(ou era o novo, não me recordo) dizer que a terra não era plana apesar de na altura da sua criação já toda a gente saber que era redonda.
O que acontecia no caso desses cientistas era que apesar de a igreja ter os seus problemas de corrupção e de máxima rigidez para com heresia (que eram bem conhecidos na altura por todos) as suas teorias eram ainda disputadas com o resto do académicos (no caso de galileu tinha argumentos que estavam simplesmente errados ou impossíveis de provar na sua altura) e o facto de este estar a ensinar algo que ainda nem toda a gente concordava.
O caso das condenações à morte publicas não eram nada de especial da altura, durando vários séculos apos a igreja ter perdido o seu papel mais central na europa.
>>131 (OP) 
Não te esqueças da melhor parte: Questionar a virgindade da virgem maria também foi um das condenações.
>>131 (OP) 
Parte dos documentos se perderam. Mas sabemos que a inquisição demorou vários anos, e que podemos extrapolar que ela ocorreu dentro dos conformes destas situações, com os próprios inquisidores a fazer o papel de advogado do diabo a defender o arguido. Embora não tenhamos os documentos relativos à sentença, nós sabemos do que é que ele foi efectivamente acusado e podemos deduzir que ele não foi condenado por causa da ciência mas sim devido às várias heresias publicamente professadas. É incrivelmente ignorante ver esta polémica reacendida ainda hoje. É que nem ateus com a cabeça no sítio vomitam essas baboseiras.
https://historyforatheists.com/2017/03/the-great-myths-3-giordano-bruno-was-a-martyr-for-science/
[New Reply]
3 replies | 1 file
Connecting...
Show Post Actions

Actions:

Captcha:

Instructions
NotíciasRegrasFAQLegal/DMCASourceDoar

Todas as marcas registadas, direitos de autor, comentários e ficheiros neste site são propriedade e responsabilidade dos seus respectivos autores e proprietários. Só um louco levaria o que aqui é escrito a sério.