2.PNG
[Esconder] (21.2KB, 1231x385) >>9158 (OP)
O cartão era de quantos gigas? Cartões maiores duram mais porque tens mais blocos para usar. Se por ex um cartão de 16 gigas te durou 6 meses, um de 32 durará um ano..
E o swap não é a única coisa que lixa a memória ssd. Mesmo escritas muito pequenas no disco constantemente, como logs, lixam-te por causa do journal.
Há alguns tweeks que podes fazer no fstab para haver menos escritas tipo o noatime mas não ajudam muito.
O meu pequeno servidor está a escrever mais de 100GB por mês estando "idle" a maior parte do tempo. Tem o pihole e outras merdas em docker mas a maioria das escritas são os logs (que nem são muitos, mas o journal vem e lixa logo tudo) e as estatísticas do servidor do prometheus para o grafana. Se deixar o iotop ligado a mostrar os dados acumulados, passados 5 minutos os processos do journaling estão no topo com uns 10 megas escritos. Os dados smart dizem que já escrevi quase 1TB nestes últimos 5 meses, e o ssd é só de 256GB.
Quando tinha a orangepi a correr pihole, tinha os logs e a base de dados do mesmo a escrever para um ramdisk que guardava no disco a X altura e fazia load quando reiniciava o sistema. Estive vários anos com um cartão de 8GB sem problemas mas também só o usava para isso.
Agora neste pc não é prático fazer isso porque uso docker. Sempre que atualizo uma imagem, perco as merdas que mudei e não me apetece aprender a fazer as minhas próprias imagens docker.
Seja como for, as merdas são baratas. Compras um cartão micro sd de 16GB por amendoins. Eu fiz clone do disco com o clonezilla para que quando der o berro, compro novo e não perco nada.