/cyb/ - Cyberia

Telémoveis são computadores.


Nova Resposta
Nome
×
Opção
Assunto
Mensagem
Ficheiros Máx 6100MB total
Tegaki
Password
Especial
[Nova Resposta]


>>/sobre/


f535aaa527fca360afd5(...).png
[Esconder] (918.8KB, 1024x768)
>ser eu
>comprar um framboesa pi
>cair no meme do cartão SD
>usar esse framboesa pi em conjunto com uma enclosure HDD como NAS 
>passados 6 meses o cartao entra em read-only 
>pelos vistos os cartões SD  também tem limite de escritas e portanto atirei 100 paus ao lixo
Há alguma solução low cost para este problema?
Respostas: >>9159 >>9173
>>9158 (OP) 
boot pelo disco não dá?
Respostas: >>9160
>>9159
posso fazer boot por um disco hdd mas o raspberry não tem entradas SATA portanto tenho de usar as entradas USB
Respostas: >>9164
d93228eff7f199de2ae4(...).jpg
[Esconder] (36.9KB, 271x360)
Não sabia dessa merda dos cartões SD, isto o melhor que tens a fazer é comprar um novo só para OS e fazeres essas escritas todas para o HDD. Eu não sei para a que estavas a usar mas se for para storage mesmo não vejo grande problema, se for para outras coisas crias a home no HDD também e lidas com demorar um pouco mais a abrir os programas e instalar.
Respostas: >>9162
>>9161
eu tinha o SD só para o OS e os dois HDD da minha enclousure como NAS e servidor plex. Portanto o problema pode ser das tranferencias que eu fiz em que o pi estava a escrever para a parição swap. Se calhar devo criar o swap no HDD só para o caso
Respostas: >>9163
>>9162
Então é isso, o swap é constantemente escrito. Swap no HDD provavelmente não vale a pena, as escritas e leituras são tão lentas em comparação que é um desastre ter algo a ir parar lá. Investiga mas não ter swap de todo parece a melhor solução assim à cabeca.
>>9160
mas se usas como NAS não tens um disco USB ligado já?
Respostas: >>9176 >>9214
2.PNG
[Esconder] (21.2KB, 1231x385)
>>9158 (OP) 
O cartão era de quantos gigas? Cartões maiores duram mais porque tens mais blocos para usar. Se por ex um cartão de 16 gigas te durou 6 meses, um de 32 durará um ano..
E o swap não é a única coisa que lixa a memória ssd. Mesmo escritas muito pequenas no disco constantemente, como logs, lixam-te por causa do journal.
Há alguns tweeks que podes fazer no fstab para haver menos escritas tipo o noatime mas não ajudam muito.
O meu pequeno servidor está a escrever mais de 100GB por mês estando "idle" a maior parte do tempo. Tem o pihole e outras merdas em docker mas a maioria das escritas são os logs (que nem são muitos, mas o journal vem e lixa logo tudo) e as estatísticas do servidor do prometheus para o grafana. Se deixar o iotop ligado a mostrar os dados acumulados, passados 5 minutos os processos do journaling estão no topo com uns 10 megas escritos. Os dados smart dizem que já escrevi quase 1TB nestes últimos 5 meses, e o ssd é só de 256GB.
Quando tinha a orangepi a correr pihole, tinha os logs e a base de dados do mesmo a escrever para um ramdisk que guardava no disco a X altura e fazia load quando reiniciava o sistema. Estive vários anos com um cartão de 8GB sem problemas mas também só o usava para isso.
Agora neste pc não é prático fazer isso porque uso docker. Sempre que atualizo uma imagem, perco as merdas que mudei e não me apetece aprender a fazer as minhas próprias imagens docker.
Seja como for, as merdas são baratas. Compras um cartão micro sd de 16GB por amendoins. Eu fiz clone do disco com o clonezilla para que quando der o berro, compro novo e não perco nada.
Respostas: >>9174
>>9173
Já agora, qual a marca do teu cartão? E a fonte de alimentação, é de qualidade?
Respostas: >>9176
>>9164
É uma possibilidade mas visto que a enclosure gosta muito de mudar o nome de referencia dos discos não acho muito confiavel usar como boot
>>9174
O cartão era um Sandisk Extreme 256GB MicroSDXC. Quanto à fonte de alimentação era a oficial
OPÊ aqui. Só agora tenho updates porque o cartão SD demorou imenso tempo para chegar (obrigado CTT)
Fiz o que este danone disse >>9164 e para já nao tenho problemas. 
Tentei no inicio instalar o OS num cartao SD e fazer dd das partições mas isso acabou por dar em erro. 
Depois tentei usar o net installer que o RPi instala automaticamente e assim ja faz boot no disco HDD e assim já não há limites de escrita 
/blog
[Nova Resposta]
10 respostas | 3 ficheiros
A ligar...
Denunciar/Moderar

Ações:

Captcha:

Onde estão os animais?
NotíciasRegrasFAQLegal/DMCAStreamDoar

Todas as marcas registadas, direitos de autor, comentários e ficheiros neste site são propriedade e responsabilidade dos seus respectivos autores e proprietários. Só um louco levaria o que aqui é escrito a sério.