>>7941
Rust é demasiado "complicado" para substituir Python. Tens de definir tipos (mesmo que ao estilo das linguagens modernas como Kotlin e Go que o vão buscar em alguns casos mas não sempre), não tem um garbage collector, tem macros e a sintaxe é bastante verbosa. A comparação com Python não faz nenhum sentido. Uma é uma linguagem de scripting, interpretada, sem tipos explícitos e que faz a gestão de memória automática e outra é uma linguagem de baixo nível que tenta ser para sistemas potencialmente críticos (com coisas como a gestão de memória segura que ainda não percebi como funciona ou bem o que é), focada em performance, com gestão de memória do lado programador, tipos "estáticos" ou lá como se diz, e compilada. Rust seria uma péssima linguagem de scripting, Python seria uma péssima linguagem para sistemas e coisas de alta performance.
A comparação com Go também não faz muito sentido porque Go é suposto ser uma linguagem "boa o suficiente" em termos de performance (bastante boa até), minimalista para ser fácil de aprender por qualquer um (um dos focos para que foi criada), com gestão de memória automática, muito fácil de escrever e quase perfeita em termos de concorrência. Partilha com Rust o facto de teres de definir tipos mesmo que sejam implícitos às vezes e ser compilada. Tu não escreverias um sistema focado em performance em Go (não é um substituto de C ou C++), talvez escrevesses um servidor fixe e coisas de redes nas camadas superiores.
Rust em geral é suposto ser melhor que C ou C++ no sentido em que não te deixa enforcar e têm coisas de "qualidade de vida" modernas mantendo uma boa performance.