/cyb/ - Cyberia

Tecnologia, computadores, programação e loucura


Nova Resposta
Nome
×
Opção
Assunto
Mensagem
Ficheiros 🖌️ Máx 4100MB total
Password
Especial
[Nova Resposta]


>>/sobre/ >>/css/


ferris.gif
[Esconder] (341KB, 540x180)
Vamos aprender Rust, danones?
Começa a receber atenção lá fora pelo que daqui a 2 ou 3 anos deve começar a ser desejável cá. Por outro lado, e para os danones frontend, é sempre bom saber algo mais baixo nível.
IMG_20220803_022622_(...).jpg
[Esconder] (104KB, 919x1059)
Tenho cada vez mais sido chamado para vagas de Rust, realmente anda a bombar. Ainda não consegui achar a linguagem interessante nem vejo caso de uso, para binário temos c e c++ que funciona perfeitamente.
Respostas: >>7941
>>7940
e os binários gerados pelo Rust são gigantescos, tanto para nativo quanto webassembly. O hello world fica com  algo como 1MB em release para Linux/gnu/x64. Se descompilar é só lixo introduzido pelos crates que o Rust usa. Em C saco um binário a 30k a fazer o mesmo.
Não odeio Rust mas não vejo razão para fazerem mais uma linguagem que não faz nada de novo e não cumpre com a promessa de substituir o C e C++. Mais uma para que? Já não basta o Go?
Poderia servir para a web mas blobs de webassembly com 1MB não dá.
No máximo o Rust teria lugar para substituir o Python e teria de permitir modo interpretado.
Respostas: >>7943
Você nunca será uma mulher.
ef173fe962f53499ae80(...).jpg
[Esconder] (3.7MB, 3000x3000)
>>7941
Rust é demasiado "complicado" para substituir Python. Tens de definir tipos (mesmo que ao estilo das linguagens modernas como Kotlin e Go que o vão buscar em alguns casos mas não sempre), não tem um garbage collector, tem macros e a sintaxe é bastante verbosa. A comparação com Python não faz nenhum sentido. Uma é uma linguagem de scripting, interpretada, sem tipos explícitos e que faz a gestão de memória automática e outra é uma linguagem de baixo nível que tenta ser para sistemas potencialmente críticos (com coisas como a gestão de memória segura que ainda não percebi como funciona ou bem o que é), focada em performance, com gestão de memória do lado programador, tipos "estáticos" ou lá como se diz, e compilada. Rust seria uma péssima linguagem de scripting, Python seria uma péssima linguagem para sistemas e coisas de alta performance. 
A comparação com Go também não faz muito sentido porque Go é suposto ser uma linguagem "boa o suficiente" em termos de performance (bastante boa até), minimalista para ser fácil de aprender por qualquer um (um dos focos para que foi criada), com gestão de memória automática, muito fácil de escrever e quase perfeita em termos de concorrência. Partilha com Rust o facto de teres de definir tipos mesmo que sejam implícitos às vezes e ser compilada. Tu não escreverias um sistema focado em performance em Go (não é um substituto de C ou C++), talvez escrevesses um servidor fixe e coisas de redes nas camadas  superiores. 
Rust em geral é suposto ser melhor que C ou C++ no sentido em que não te deixa enforcar e têm coisas de "qualidade de vida" modernas mantendo uma boa performance.
[Nova Resposta]
4 respostas | 3 ficheiros
A ligar...
Denunciar/Moderar

Acões:

Captcha:

Aponta para o sólido.
NotíciasRegrasFAQLegal/DMCASourceStreamDoar

Todas as marcas registadas, direitos de autor, comentários e ficheiros neste site são propriedade e responsabilidade dos seus respectivos autores e proprietários. Só um louco levaria o que aqui é escrito a sério.