/cyb/ - Cyberia

Tecnologia, computadores, programação e loucura


Nova Resposta
Nome
×
Opção
Assunto
Mensagem
Ficheiros 🖌️ Máx 4100MB total
Password
Especial
[Nova Resposta]


>>/sobre/ >>/css/


ClipboardImage.png
[Esconder] (100.2KB, 640x480)
Alguém daqui já chegou a usar o lixo do Lotus Notes?
É um programa da IBM de 1989 que ainda hoje é usado em muitas empresas grandes mais antigas.
A aplicação principal é o e-mail, que são chamados de "Memo" e não seguem o formato "joao@sunae.pt" mas sim algo como "Joao/PT/Sunae", por ter surgido numa era antes dos protocolos POP3, IMAP e SMTP predominarem.
Existem várias outras aplicações centradas em bases de dados como livro de contactos da empresa, reserva de salas de reunião, gestão de stocks, logística, gestão documental, etc que podem ser descarregadas, editadas para se adaptar às necessidades da empresa e é feito o deploy. Podes também fazer as tuas próprias aplicações em Basic e correr código tanto do lado do cliente quanto do lado do servidor, o Lotus permite fazer réplica de todas as bases de dados só com um clique e os próprios utilizadores não técnicos podem fazer réplicas das bases de dados facilmente se precisassem de ir para um sítio sem conexão à internet ou para trabalhar em casa nos tempos em que não era comum haver internet.
Trabalhei para uma empresa que usava o Lotus e depois começou a fazer a migração para Outlook e Sharepoint, levou-me a apreciar a beleza dum software velho e feio e que funcionava bem. 
A empresa para qual eu trabalhava depois migrou para Outlook e Sharepoint que são mais modernos e bonitos mas deixam muito a desejar, causam mais problemas, a UI do Outlook é estranhamente mais confusa, o Sharepoint é mais lento, demora mais a responder e a apresentar a informação que procuro, e como permite meter efeitos e desenhos, as empresas abusam mais no lixo visual que distrai e dificulta mais encontrar aquilo que interessa.
O Lotus quando falhava dava-se dois pontapés e estava bem, era como aquelas televisões antigas. Nunca dava problemas graves, como aquilo era descentralizado o servidor nunca ia abaixo, porque eram dezenas de servidores. E mesmo que fosse tudo abaixo, existiam réplicas locais das bds.
As outras empresas onde estive usavam todas o Outlook e Sharepoint e a experiência foi pior do que a que tive com o Lotus.
Não pensem que estou a falar bem do Lotus porque aquilo era um lixo, mas em comparação a todo o lixo moderno, é menos lixo e causava menos frustração.
Já tiveram de usar o Lotus Notes? Conhecem algum outro programa que seja lixo do bom?
Nunca vi tal coisa, mas é interessante. 
Estive a ler e o teu sentimento em relação ao programa é um tanto comum. Aparentemente o que levou à sua morte foi o facto de não funcionar bem com dispositivos móveis, o que é mais que um bom motivo para morrer.
images_(32).jpeg
[Esconder] (9KB, 259x194)
Numa empresa que trabalhei, lá em 2006, usávamos lottus notes. Na época existia profissional que só mexia com isso. Eu só usava para email, mas via as pessoas usando demais funções. 
Eu aindo muita velharia no meu pc, pena que downloads de softwares antigos estão ficando excassos. Gosto muito do winamp, office 2003, flash mx e fireworks 8.
[Nova Resposta]
2 respostas | 2 ficheiros
A ligar...
Denunciar/Moderar

Acões:

Captcha:

Instruções
NotíciasRegrasFAQLegal/DMCASourceDoar

Todas as marcas registadas, direitos de autor, comentários e ficheiros neste site são propriedade e responsabilidade dos seus respectivos autores e proprietários. Só um louco levaria o que aqui é escrito a sério.