/cyb/ - Cyberia

Tecnologia, computadores, programação e loucura


Novo Fio
Nome
×
Opção
Assunto
Mensagem
Ficheiros 🖌️ Máx 4100MB total
Password
Especial
[Novo Fio]


>>/sobre/ >>/css/


a8afb7bbccbd8ae81be2(...).jpg
[Esconder] (24.5KB, 500x500)
1a3c9edbffff808075c0(...).png
[Esconder] (51.5KB, 968x645)
Qual a melhor opção, danones?
Acho que depende muito do que queres... 
A conversa dos americanos de que faculdade não vale a pena etc. não se aplica aqui porque as propinas são baratas e estou bastante feliz por ter andado na faculdade. 
Consegues emprego como programador sem licenciatura?  Quase de certeza, especialmente com cursos desse tipo.
Respostas: >>7366
>>7364
Da minha empresa não tenho ninguém dos bootcamps das outras equipas mas a impressão que tenho é que nas outras equipas com gente dos bootcamps espera-se menos deles, e o salário também é menor. Isto é, espera-se menos mas não quer dizer que se fores realmente bom tu não consegues evoluir.
Diria que um bootcamp é bom se já tens umas boas bases e queres mais um papel para te ajudar a entrar num primeiro emprego ou se não te importas de não evoluir tanto na tua carreira por não teres as mesmas bases.
Mas licenciatura demora pelo menos 3 anos, 5 se for com mestrado integrado e é um longo percurso. Se tens a possibilidade e gostas de informática, lógica, matemática e queres realmente aprender como as coisas funcionam vai para o curso. Se só queres fazer umas coisinhas fixes e usar merdas feitas pelos outros sem perceber bem o que está ali por detrás, então vai para o bootcamp
Bootcamps, CET's e o catano à parte, as próprias consultoras não dão formação?

ClipboardImage.png
[Esconder] (1MB, 1024x768)
Foda-se puta que pariu, eu não sei como há gente que diz que python é fácil.
Existe o python 2 e o python 3, tenho de andar a configurar as alternativas no ubuntu para ele usar o python 3 por definição (sudo apt-alternative ou o caralho). Tenho de fazer o mesmo para o pip.
Depois dá para criar os venvs mas nunca me dei com aquela merda e é especialmente chato porque aquilo faz source e não dá para fazer exit do venv. Para ajudar à confusão existem packages e existem wheels, não faço ideia da diferença dos dois.
Sempre que eu quero meter qualquer .py a funcionar acabo por chegar ao fim, fartar-me daquela merda e fazer sudo pip3 install e isso eventualmente parte as instalações todas do meu sistema operativo.

C e C++ é mais fácil: Abre chavetas, fecha chavetas, compila e mete a correr.
Respostas: >>7389 >>7391
>>7388 (OP) 
No meu caso está por estudar (ando a aprender laravel). Eide aprender isso para usar django um dia.
Mas mesmo assim, sendo uma linguagem interpretada, custa-me a acreditar que bata C++ em complexidade (pointers, references, fixed width integers, header/source files, etc).
b723f7359172304e8a82(...).png
[Esconder] (45.6KB, 764x497)
>>7388 (OP) 
>specialmente chato porque aquilo faz source e não dá para fazer exit do venv
???
Respostas: >>7392
>>7391
Já agora, não uses python 2, aventesma. Chamar o comando como python3 invés de python é um bom habito.

Drone_swarms(...).webm
[Esconder] (33.1MB, 1920x1080, 04:24)
Researchers_teach_sw(...).webm
[Esconder] (22.4MB, 1920x1080, 01:26)
O futuro da guerra está a chegar.
Vai ser apenas libertar milhares de pequenos drones numa zona que vão procurar os seus alvos humanos e rebentar neles.
Respostas: >>7384
9016f2cebe90b582a2dd(...).jpg
[Esconder] (126.9KB, 1080x1346)
>2040
>ser boomer entendido de computadores 
>ter um escritório com dezenas de ecrãs e computadores 
>ter o meu exército pessoal de drones na garagem 
>marta grita da cozinha "não temos alho!!" 
>abrir um terminal e programar a missão
>definir a equipa para a missão, um drone de carga (DC), um drone de reconhecimento (DR) e um drone de interação com o mundo exterior (DIME)
>criar um contrato inteligente para pagar o saco de alhos e dar uma gorjeta se o DC carregado em menos de 2 minutos seguindo o protocolo
>./deploy.sh
>a porta da garagem e o portão abrem-se enquanto os LEDs de saída piscam incessantmente 
>DC voa, extraí informação e programa a melhor rota para as condições ad hoc
>o DIME e o DC seguem em marcha lenta até ao supermercado 
>cuco assalariado que só tem emprego por causa dos apoios para empregabilidade humana de 2032 carrega o drone de carga 
>esquece-se de activar a fechadura de segurança que garante a integridade da carga do DC com o seu cartão de funcionário
>a gorjeta é destruída à frente dele e uma queixa é automaticamente submetida à mega corporação dona do supermercado 
Mensagem demasiado longa. Ver completa
1652241890096.webm
[Esconder] (2.9MB, 1280x720, 00:30)
1652241423418.webm
[Esconder] (2.7MB, 1520x880, 00:12)
>>7368 (OP) 
O futuro está a chegar, e vais usar a teu robô mula que custa 1000 vezes mais que uma mula normal, só consegue andar em caminhos bem desenhados e assinalados, alcance limitado mais as peças suplentes.
Sinceramente acho que muita desta coisa vai acabar por ser descartada de lado porque custa simplesmente demasiado e tem uso muito limitado.
É altura de deixar as guerras para os robôs, os humanos simplesmente não conseguem competir, calculo também que sejam feitos tratados que limitem o uso de IA, etc numa guerra e tornem algumas dessas coisas "proibidas" - mas isso só vai acontecer depois de grandes eventos de destruição/morte, uma espécie de hiroshima/nagasaki dos tempos modernos.
Respostas: >>7390
ad40f8e909f77a76b937(...).gif
[Esconder] (3.2MB, 498x280)
>>7385
eight-six é um anime kino

cda3652c5bff12b4a877(...).jpg
[Esconder] (123KB, 539x470)
Quale é gaget (ou outra cena tech que tal) é que vocezes adquiririam caso possui-cem uma quantia avultada de dinheiros?
cumpas
3 respostas e 1 ficheiro omitidos. Ver fio completo
>>7375
Eu inventariava os assets e mandava a lista para a contabilidade mandar às finanças. Isso era controlado para evitar as pessoas de comprarem coisas pela empresa com impostos mais baixo e fazer uso pessoal, mas havia sempre uma margem e então como eram centenas de computadores, se houvesse uns 3% desaparecidos ninguém se iria chatear até porque há sempre cenas que desaparecem, são roubadas, peças aproveitadas de uns para os outros, etc. No limite sacava peças de 3 computadores para montar um 4º e mandava os 3 para abate.
Nem me dava ao trabalho de desviar, eram computadores merdosos quando foram comprados e então vários anos depois eram piores ainda. Odiava ter de usar aquele lixo no dia-a-dia, não ia levar aquilo para casa para sentir ódio em casa também. Se tiveres algum conhecido que trabalhe no IT dalguma empresa +- grande, essas empresas estão constantemente a renovar o parque informático porque ao fim de 3 ou 4 anos o imobilizado entra em depreciação completa e tem de ser renovado. Isso ou vai para o lixo ou é vendido a um preço baixo aos trabalhadores, se tiveres alguém dentro de certeza que consegue sacar.
Mas sinceramente não consigo compreender o tesão do /g/ pelos Dell, usei-os durante mais de uma década e não tenho muito de bom a dizer: Os computadores eram overpriced para as specs, eram postos em caixas com encaixes proprietários da Dell que torna difícil a manutenção quando termina o período d
Mensagem demasiado longa. Ver completa
Outro tesão que não compreendo do /g/ são os thinkpad.
Design aguçado fode-me os pulsos ou começa a queimar quando tenho o processador a 100% e então não posso usar muito como cima colo, tenho de pousar em cima da mesa. Mas para ter uma máquina de mesa, então mais valia ter um mesa topo e ter velocidades de compilação decentes e não uma cena lenta por ser portátil.

Com isto tudo só sei que se eu um dia tiver uma empresa de certeza que o meu IT não vai comprar PCs montados, vão montar todos às peças e em vez de estarem a depender de suporte rápido, vão manter um stock de boas máquinas prontas a substituir sempre que uma máquina de alguém avariar, trocam-na instante. Também vou abolir os tickets, o IT vai ser ágil e vai interagir com os clientes e responder no instante. Iria também abolir todo o resto do lixo do ITIL, acabar com os níveis de suporte, confiar em todos os membros da equipa para fazerem o seu melhor que podem sem o necessidade de estar a controlar através de métricas e SLAs, acabar com os níveis de suporte e deixar que as pessoas decidam aquilo que são melhores a fazer e dar a liberdade para que todos possam inventar um pouco e tentar inovar. Acho que seria muito melhor coletar a métrica através de questionários de satisfação do que ter tickets para controlar o que cada um anda a fazer num estilo de gestão à antiga.
Eu antes de trabalhar com tickets trabalhava de forma "ad-hoc": As pessoas apareciam com os problemas e eu resolvia as merdas, tanto as pessoas q
Mensagem demasiado longa. Ver completa
Respostas: >>7382
68f5c3d1577dbba96468(...).jpg
[Esconder] (22.2KB, 400x298)
Eu não sei danone... Tenho o meu gordopad que comprei usado há anos, fez-me a faculdade toda e ainda está aí para as curvas. Um dia destes vou buscar outro. 
<melhor teclado de portátil do mercado™
<cidadão de primeira classe em todas distros que usei até hoje
<funcionalidades enterprise como Gigabit Ethernet e slot para cartão SIM
<uma bateria substituível e doca®
<aptidão natural para andar em mochilas e tote bags aos trambolhões
<sente bem saber que se se foder, vou buscar outro igual por meia dúzia de dinheiros 
<asq quando te estás a cagar para se se risca ou parte 

>então mais valia ter um mesa topo e ter velocidades de compilação decentes e não uma cena lenta por ser portátil
Porque não usar um servidor de compilação? Eu concordo contigo, portáteis não são maquinas poderosas e ainda vou mais longe e argumento que não deviam ser. Devem ter ótimo teclado, rato, ecrã, bateria e todas essas coisas porque são o dispositivo com o qual vais interagir. Devem ser resistentes para andar por aí.
Respostas: >>7382 >>7383
>>7380
>>7381
Esqueci-me de quotar.
levelho.jpg
[Esconder] (102.1KB, 923x936)
>>7381
Tive 2 thinkpad e não fiquei satisfeito. O touch também é merdoso btw e eu era aquele gajo que a malta ficava admirado por não eu não rato para a maioria das coisas quando usava dell. A nível de resistência também consegui estalar o vidro de um com um pano, acho que tive um grande azar mas desde então que tenho medo de os manusear quando com os Dell era à porrada. O leitor de impressões digitais e a câmara são medíocres em comparação a um smartphone qualquer chinês de baixa gama.
Recebi há uns tempos um Cabron X1 mas ainda não tive a possibilidade de experimentar. Parece ser bastante decente, um i7 com 8 cores, 40gb de ram, uma rtx 3050 e 1tb de nvme. É um setup mais decente, quero ver como vai ser de conforto e de bateria.
Em termos de suporte de Linux, não me recordo da última vez que tive problemas com suporte, seja nos Dell ou nos que eu montei ao longo da vida, desde que apareceu o Ubuntu que foram poucas as vezes que tive problemas em instalar drivers.

>Porque não usar um servidor de compilação? 
Tenho um com 32c/128gb ddr, volta e meia uso quando é para compilar sistemas operativos inteiros e afins mas no dia-a-dia é difícil porque a rede da empresa é uma merda e nunca posso contar com o funcionamento da VPN

4de6ebe9b4a0528619f5(...).jpg
[Esconder] (15.4KB, 474x316)
O que fariam se comprassem o Twitter?
20 respostas e 2 ficheiros omitidos. Ver fio completo
>>7301
Ah sim, o ptchina também tem algo parecido, que é o webring (que está desligado), que permite chans diferentes federarem-se, não é bem a mesma coisa mas podem ver um exemplo disso em funcionamento aqui: https://fatchan.org/boards.html
>>7300
Em Portugal temos o https://pleroma.pt/ com os https://servicosradicais.tech
PAREM A CONTAGEM
PAUSEM A COMPRA
PAREM A CONTAGEM
PAUSEM A COMPRA
PAREM A CONTAGEM
PAUSEM A COMPRA
https://www.wsj.com/articles/elon-musk-tweets-that-twitter-deal-is-temporarily-on-hold-11652436335
Respostas: >>7377
>>7376
Mais uma vez o mestre do vaporware diz que vai fazer algo, aparece nas notícias/redes sociais durante dias, depois afinal talvez não seja assim e fica tudo em águas de bacalhau
Ainda me lembro quando disse que todos os donos de um Tesla iriam poder transformar os seus carros em ROBOTAXIS e ganhar cerca de 30 mil dolarinos por ano e que já estaria a funcionar em 2020.
https://www.businessinsider.com/elon-musk-tesla-robotaxi-app-make-money-repurposing-cars-autonomous-2019-4

Curiosamente depois de comprar a Tesla fez tudo para afastar o seu fundador/criador.
Na verdade o Musk fez muito pouco, apenas foi comprando coisas e gerando hype com um "pequeno" empréstimo das minas de pedras preciosas do seu pai em África.
Editado por Escondido

NVIDIA_Open_Sources_(...).webm
[Esconder] (65.7MB, 1920x1080, 09:41)
Pinguim-amigos, finalmente estamos a ganhar? Talvez?
https://arstechnica.com/gadgets/2022/05/nvidia-takes-first-step-toward-open-source-linux-gpu-drivers/
Editado por Escondido
43db5fae621350d19887(...).jpg
[Esconder] (221KB, 1024x682)
É literalmente o ano do topomesa linux. Vamosss!

aa5f47178fb8cd01d7c8(...).jpg
[Esconder] (155.4KB, 1200x800)
Vossos ou não, postem-nos e discutam.
9 respostas e 8 ficheiros omitidos. Ver fio completo
mesa.jpg
[Esconder] (116.5KB, 931x666)
caixa.jpg
[Esconder] (82.7KB, 574x681)
Ontem de noite ia tirar foto, deixei cair um copo de água na caixa. Desliguei logo, desmontei, sequei tudo com um pano e depois já não ligava.
Deixei a noite desligada e depois umas horas com o secador do cabelo dentro da caixa e já liga. Acho que não fodi nada mas ainda estou a confirmar.
Respostas: >>7360
>>7359
É bastante comfy, danone. 
usava/10
>depois umas horas com o secador do cabelo dentro da caixa e já liga
Já me disseram para nuncar usar secador porque pode queimar a placa mãe ou algo assim.
Respostas: >>7361
>>7360
É comfy sim, fiz a mesa com a bancada do ikea e uns pés de ferro, pesa 80kg e aguente com bastante porrada (eu tenho por hábito foder as coisas por descuido e então preciso de cenas resistentes) e também meti uns pés para os monitores ficarem suspensos na mesa e assim consigo economizar espaço, mas não tão quanto estava à espera.
De PC não devo precisar de nada tão cedo, agora só algo mais ergonómico porque passo aqui muitas horas e estou a ficar com dores nas costas.
Respostas: >>7362
>>7361
Sou este >>7353, também fiz a minha mesa por motivos semelhantes. É uma porta e dois cavaletes de carpinteiro.
Boas cadeiras é lixado, eu estou com uma JÄRVFJÄLLET do IKEA porque não tinham MARKUS na altura. É ok mas demasiado cara para o que é.
Respostas: >>7365
>>7362
A minha é a Markus, como trabalho em casa era o mínimo e mesmo assim já começo a notar os seus problemas: Os parafusos começam a soltar-se (sim, prendi com bastante força com a chave torx e fiz de forma a evitar folgas). Volta e meia reajusto os parafusos mas há aqui qualquer coisa na cadeira que está a ganhar folgas com o uso e já não tem a mesma estabilidade.
Os braços fixos podem prender-se na mesa e não é possível ajustar, e o apoio lombar não é o melhor. Existe um suposto truque para ajustar os braços mas eu experimentei e achei uma merda.
É definitivamente a melhor cadeira que já tive mas não é perfeita e para quem passa mais de 8 horas ao dia sentado não é ideal. O problema é que para ser tão boa quanto a markus é a começar nos 300 euros e melhor é para cima disso, perfeito seria uma Herman Miller mas 1500+ euros por uma cadeira infelizmente não é para o meu bolso neste momento.

As mesas na altura eu pesquisei em 1001 sítios, ou era contraplacado ou mesmo papel cartão revestido a melamina, ou monos de madeira, ou bonitos e fixes e extremamente caros. A pouca variedade de estilos e medidas limitavam-me bastante, por isso decidi fazer com uns pés de aço maciço do ikea que pesam 50kg (esses custaram 150 euros) com uma bancada de MDF com revestimento de 6mm de madeira (custou 100 ou coisa que valha). Investi nesse ferro porque tem uma coluna que acompanha ao longo de toda a bancada, assim sustenta a 
Mensagem demasiado longa. Ver completa

2ba22bef34147d60a30f(...).png
[Esconder] (299.8KB, 1020x574)
O que achamos disto? 
O unity era bastante confortável se não fosse todo aquele roxo. Parece que está de volta.
https://ubuntuunity.org/
10 respostas e 6 ficheiros omitidos. Ver fio completo
Respostas: >>7342 + 2 anteriores
>>7295 (OP) 
Comecei a usar o ubuntu no 18.04 então não tenho tanto apego a esse ambiente de desktop. Parece muito com o gnome, até os aplicativos nativos são os mesmos, portanto, não me convence.

Sorte: Vais adquirir sexo consensual
Respostas: >>7343
gnome.png
[Esconder] (908.5KB, 838x1198)
>>7342
>Parece muito com o gnome, até os aplicativos nativos são os mesmos
E isso é uma coisa boa™
nojo.gif
[Esconder] (1.3MB, 200x190)
>gambiarra horrenda para se parecer com o unity real
foto_legitima_e_verd(...).jpg
[Esconder] (53.5KB, 900x900)
>>7311

Nunca subestime o poder de um indiano obstinado e cheio de chai na cabeça.
>>7311
>>7312
Não ironicamente, são arianos.

ClipboardImage.png
[Esconder] (533.2KB, 2047x1152)
O que correu mal?
3 respostas e 1 ficheiro omitidos. Ver fio completo
NFTs como assim?
Respostas: >>7348
>Chapelle faz piadas às pessoas trans nos especiais netflix
>Tentam cancela-lo
>Netflix fica do lado dele
>????
>Profiteroles
Respostas: >>7346
>>7345
Por acaso não me admirava que tentassem fazer um pequeno 180º nessas atitudes para ver se ganham um pouco mais de atenção temporária
>>7339
>O streaming como modelo de negócio está a entrar em decadência 
Imaginem por cinco segundos ser este gajo

>uma espécie de esquema de NFTs 
Mais um que não sabe o que são NFTs
Respostas: >>7348
>>7344
Realmente, não fez muito sentido a comparação.
Acho que o futuro vai passar por criar conteúdo altamente exclusivo em quantidades limitadas, paralelamente ao streaming,
>>7347
((Tu))

588db04ab4857766b226(...).gif
[Esconder] (485KB, 499x312)
Salutações /cyb/erianos!

Tal como o Dr. TAPzão deste chan trabalho num call center exatamente há um ano: não sei bem como mas acabei por passar pelos pingos da chuva e ofereceram-me no mês passado um contrato efectivo para ""senior"" ((sim eles aqui copiam os cargos dos macacos de código para dar a isto um ar de seriedade risos loucos)) e aceitei.

O trabalho consiste em atender chamadas e em responder a mensagens numa plataforma de chat virtual com clientes humanos reais: esta é a parte mais chata porque tenho de ter um nº mínimo de mensagens enviadas por dia (60) para manter o trabalho, menos que isso e levo um raspanete e enviam-me de castigo para o escritório.

Nos primeiros meses limitava-me a escrever rápido (obrigado joguetes) mas aquilo dava-me dores nas mãos e reparei que nem o cliente nem os meus chefes se importavam muito com aquilo que estava lá escrito. Desde que fosse o básico, estava bom.

Fui fazendo então um estudo estatístico e vi que havia situações que se repetiam mais x que as outras e criei um ficheirinho com respostas pré-feitas a que fazia ctrl+c e ctrl+v, mais tarde criei umas teclasquentes em autoteclasquentes para nem ter de usar o copiar/colar e tenho trabalhado assim desde então, mas o problema é que acho que estou a passar mais seca agora do que quando escrevia porque o meu trabalho basicamente é carregar em botões.

Foi aí que me lembrei:
Existe alguma maneira de automatizar completamente o meu trabalho criando uma extensão qqlr de Cromado (n sei pq só nos deixam trabalhar com esse, a app da empresa n funciona em outros) que procurasse palavras-chave num campo de texto e depois "colasse" o tal texto da tecla quente?

Podia deixar o meu pc basicamente a trabalhar sozinho, enquanto fazia coisas úteis como ver bonecada e jogar bolsomonstros na interruptor, mas estou sem ideias.

Mensagem demasiado longa. Ver completa
Respostas: >>7323 >>7331
a5e870664e2c54696421(...).jpg
[Esconder] (50.3KB, 550x730)
Eu começava por explorar se só dá mesmo usar o Chrome, parece algo difícil de se limitar e acho que deve dar para dar a volta.
Outra alternativa será tentar aquelas extensões que te permitem alterar sítios com o teu próprio js (tipo o que o 4chan x usa). 
Talvez haja mais alternativas mas, no limite, poderias usar o selenium.

O resto do código, o que não envolve extrair o que o cliente disse e responder, parece simples porque só tens de dar match de regexes e chamar as entradas (as respostas guardadas algures) certas. 

Vai ser muito difícil >alguém te escrever o código porque recolher o que o cliente disse e escrever no chat é especifico do teu programa.
98mfksp8.jpg
[Esconder] (24.5KB, 481x437)
>>7321 (OP) 
Dr. TAPzão aqui meu rei, só para te desejar boa sorte no trabalho.
Tens extensões de Chrome que fazem a parte de simplificar os templates, guardar e postar com hotkeys, tal como tens (templify, por exemplo).

Não sei se nenhuma que leia o que é escrito e sugira/faça o post de um template automaticamente.

Boa sorte na procura!
>>7321 (OP) 
Já fiz e usei chatbots na vida, um deles era para responder à minha namorada. Fica rapidamente óbvio que são mensagens copy/paste e automáticas, até porque se repetires a ultima frase, o bot vai responder a mesma coisa a não ser que faças algo com várias respostas.
Mas para call center que se foda, não te pagam para fazer um bot profissiona.
Respostas: >>7332
942fd40fec52a471028e(...).jpg
[Esconder] (21.1KB, 265x360)
>>7331
>até porque se repetires a ultima frase, o bot vai responder a mesma coisa a não ser que faças algo com várias respostas
<ter várias entradas para a mesma coisa
<escolher uma aleatória 
ou
<guardar as últimas coisas ditas
<levar isso em consideração na próxima resposta 
Parece relativamente simples não parecer tão óbvio por coisas dessas. É provável que continue a ser óbvio por outras coisas.

Denunciar/Moderar

Acões:

Captcha:

Instruções
NotíciasRegrasFAQLegal/DMCASourceDoar

Todas as marcas registadas, direitos de autor, comentários e ficheiros neste site são propriedade e responsabilidade dos seus respectivos autores e proprietários. Só um louco levaria o que aqui é escrito a sério.