Alguém daqui já chegou a usar o lixo do Lotus Notes?
É um programa da IBM de 1989 que ainda hoje é usado em muitas empresas grandes mais antigas.
A aplicação principal é o e-mail, que são chamados de "Memo" e não seguem o formato "joao@sunae.pt" mas sim algo como "Joao/PT/Sunae", por ter surgido numa era antes dos protocolos POP3, IMAP e SMTP predominarem.
Existem várias outras aplicações centradas em bases de dados como livro de contactos da empresa, reserva de salas de reunião, gestão de stocks, logística, gestão documental, etc que podem ser descarregadas, editadas para se adaptar às necessidades da empresa e é feito o deploy. Podes também fazer as tuas próprias aplicações em Basic e correr código tanto do lado do cliente quanto do lado do servidor, o Lotus permite fazer réplica de todas as bases de dados só com um clique e os próprios utilizadores não técnicos podem fazer réplicas das bases de dados facilmente se precisassem de ir para um sítio sem conexão à internet ou para trabalhar em casa nos tempos em que não era comum haver internet.
Trabalhei para uma empresa que usava o Lotus e depois começou a fazer a migração para Outlook e Sharepoint, levou-me a apreciar a beleza dum software velho e feio e que funcionava bem.
A empresa para qual eu trabalhava depois migrou para Outlook e Sharepoint que são mais modernos e bonitos mas deixam muito a desejar, causam mais problemas, a UI do Outlook é estranhamente mais confusa, o Sharepoint é mais lento, demora mais a respo